Principal
 Apresentação
 Como Funciona
 Calendário
 Edital
 Cursos
 Vagas
 Edital Suplementar
 Informes
 Programas
 Provas Anteriores
 Provas
 Inscrição
 Isenção
 Resultados
 Matrícula
 Estatísticas
 Endereços
 Dúvidas(FAQ)
 Créditos
 COSEAC
 CEDERJ
 

Envie um Cartão Postal Virtual: fotos da UFF, de Niterói, Campos e Macaé

2º Vestibular do consórcio CEDERJ -Ensino Superior a Distância

Informes

Você está se candidatando a um dos cursos de Licenciatura, modalidade a distância, em Matemática ou Ciências Biológicas. São os dois primeiros cursos de graduação, nesta modalidade, oferecidos pelo CEDERJ; a coordenação cabe à UFF, com a participação da UERJ e da UFRJ, no caso da Matemática; e à UENF, com participação da UFRJ e da UERJ, no caso de Ciências Biológicas.

A UFF - Universidade Federal Fluminense

A Universidade Federal Fluminense foi criada pela Lei 3.848, de 18/12/1960, com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ). Em 1961, a Universidade foi federalizada e foram incorporados os estabelecimentos de ensino a ela agregados, pela Lei 3.958, de 13/12. Em 1964, o Hospital Municipal Antônio Pedro, hoje Hospital Universitário Antônio Pedro, foi doado pela Prefeitura de Niterói. No ano seguinte, pela Lei 4.831, de 05/11, foi homologado o nome de Universidade Federal Fluminense – UFF.

A UFF desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, possuindo 41 cursos de Graduação, 98 cursos de Especialização, 30 cursos de Mestrado e 10 cursos de Doutorado na modalidade presencial.

A UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, inicialmente chamada Universidade do Distrito Federal (UDF), foi formada pela junção das faculdades de Ciências Econômicas, Ciências Médicas, Ciências Jurídicas e Ciências e Letras. Em 1957, foi criado o Ginásio de Aplicação da UDF, para ser um "laboratório de pesquisa pedagógica". Com a transferência da capital para Brasília, em 1961, passou a chamar-se Universidade do Rio de Janeiro (URJ). No ano seguinte, foi denominada UEG – Universidade do Estado da Guanabara – e ganhou o Hospital de Clínicas Pedro Ernesto, sede da Faculdade de Ciências Médicas, atualmente, referência em várias especialidades médicas. Em 1976, foi inaugurado o Campus Universitário Francisco Negrão de Lima, no Maracanã.
Hoje, a UERJ oferece 50 cursos de graduação e 133 cursos de extensão, entre Mestrado, Doutorado e Especialização.

A UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi criada no dia 7 de setembro de 1920, através do decreto 14.343, como parte das comemorações do aniversário da Independência. Inicialmente, denominada Universidade do Rio de Janeiro, teve seu nome modificado para Universidade do Brasil em 5 de julho de 1937. Finalmente, no ano de 1965, pela Lei 4.831, de 5 de novembro, passou a chamar-se Universidade Federal do Rio de Janeiro, nome que manteve até o último dia 30 de novembro de 2000, quando voltou a utilizar o nome Universidade do Brasil.
Hoje, impondo-se como a maior universidade pública federal do País, a UFRJ mantém atividades em seus campi da Ilha da Cidade Universitária, da Praia Vermelha e em algumas unidades isoladas.

A UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense
A Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF – está localizada na cidade de Campos dos Goytacazes, município ao norte do Estado do Rio de Janeiro, distante cerca de 280 quilômetros da capital. A UENF, em obediência à Constituição do Estado do Rio de Janeiro, foi criada pela Lei 2043/92, como publicado no Diário Oficial. A idéia de sua implantação cristalizou-se por significativa movimentação popular de que resultou um abaixo-assinado com 100 mil signatários. Sua implantação se deu em agosto de 1993 e sua inauguração solene ocorreu no dia 28 de março de 1994.
Idealizada pelo Antropólogo Darcy Ribeiro para ser um pólo estratégico de desenvolvimento científico e tecnológico da região, atua nas áreas de ensino tanto de graduação, com 12 cursos em funcionamento, como de pós-graduação stricto sensu, com 6 cursos de doutorado e oito de mestrado, e lato sensu, de pesquisa fundamental e aplicada e de extensão.
Essas atividades realizam-se, principalmente, no Campus Darcy Ribeiro. Seus laboratórios, escritórios, salas de aulas, bibliotecas, oficinas, administração e demais dependências de apoio ocupam uma área de 50 mil metros quadrados, situada na Avenida Alberto Lamego, 2000.

O CEDERJ - Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
O CEDERJ é um consórcio das universidades públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Foi criado no ano 2000, através de um convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Um dos objetivos do CEDERJ é oferecer a oportunidade de acesso ao ensino de graduação gratuito e de qualidade, a distância, em todo o Estado do Rio de Janeiro, àqueles que não podem estudar nas modalidades tradicionais de ensino superior. O CEDERJ também tem como objetivo a formação continuada a distância, principalmente no processo de atualização de professores da rede pública de ensino.

[topo da página]

CEDERJ