Principal
 Apresentação
 Como Funciona
 Calendário
 Edital
 Cursos
 Vagas
 Edital Suplementar
 Informes
 Programas
 Provas Anteriores
 Provas
 Inscrição
 Isenção
 Resultados
 Matrícula
 Estatísticas
 Endereços
 Dúvidas(FAQ)
 Créditos
 COSEAC
 CEDERJ
 

Envie um Cartão Postal Virtual: fotos da UFF, de Niterói, Campos e Macaé

2º Vestibular do consórcio CEDERJ -Ensino Superior a Distância

Dúvidas mais frequentes (FAQ)
1. Que é CEDERJ?
CEDERJ é a sigla do "Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro", um consórcio formado pelas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro – Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro  (UERJ), , Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT).
2. Que posso saber sobre o curso de Licenciatura em Matemática a Distância?
É um curso de graduação em Matemática, com titulação em Licenciatura, o primeiro nessa modalidade, oferecido pela UFF/CEDERJ. Tem coordenação da UFF (disciplinas de Matemática e Informática), participação da UERJ (disciplinas pedagógicas) e da UFRJ (disciplinas de Física e Informática).  Consulte mais em http://www.coseac.uff.br/cederj/2002/cursos.htm
3. Que posso saber sobre o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância?
É um curso de graduação em Ciências Biológicas, sob coordenação da UENF, com titulação em Licenciatura.  Este é o segundo curso oferecido nessa modalidade.   Consulte mais em http://www.coseac.uff.br/cederj/2002/cursos2.htm
4. Esses cursos serão realizados totalmente a distância?
Não. Serão oferecidos na modalidade semipresencial. Avaliações e encontros presenciais obrigatórios serão realizados no pólo regional ao qual o aluno está vinculado.
5. Serei aluno do CEDERJ ou de uma das universidades (UFF ou UENF)?
Você estará vinculado à universidade que oferece o curso e será esta universidade que o diplomará.
6. Que é pólo regional?
Pólo regional é a representação da universidade e é o local onde você terá todo o apoio e acompanhamento durante seu curso; possui biblioteca, sala de atendimento da tutoria, sala de vídeo, bem como equipamentos de informática conectados à Internet. Em resumo, é o ponto de encontro da universidade com o aluno e com o CEDERJ.
7. Quantos e quais são os pólos regionais?
Ao todo são 11 pólos regionais, a saber: Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Itaperuna, Macaé, Paracambi, Petrópolis, Piraí, São Fidélis, São Pedro da Aldeia, Três Rios e Volta Redonda.
8. Os dois cursos são oferecidos em todos os pólos ?
Somente o de Matemática está presente nos 11 pólos; o de Ciências Biológicas está presente, por enquanto, apenas nos pólos de Itaperuna, Macaé, Paracambi, Petrópolis e São Fidélis.
9. Quantas vagas serão oferecidas paras os cursos ?
Para Ciências Biológicas, 30 vagas em cada um dos 5 pólos. Para Matemática, 20 vagas no pólo de Bom Jesus do Itabapoana, 80 no pólo de Volta Redonda e 40 em cada um dos outros 9 pólos.
10. Quando serão realizadas as provas do Vestibular?
As provas serão aplicadas em duas etapas. A primeira prova, eliminatória, será no dia 10 de março de 2002 e a segunda, no dia 17 de março de 2002. O candidato realizará as provas no pólo indicado no formulário de inscrição, não sendo permitida a realização de provas em outros pólos. O resultado final será divulgado no dia 1º de abril de 2002.
11. Quais os objetivos e a titulação dos cursos?
Formar professores licenciados Ciências Biológicas e em Matemática que poderão atuar em escolas públicas ou privadas, ministrando disciplinas os ensinos fundamental e médio.
12. Qual a duração do curso?
A duração prevista do curso é de 8 semestres letivos; você terá no máximo 15 semestres para concluí-lo. A duração mínima não existe, mas, como estes cursos estão sendo implementados, as disciplinas que compõem cada um dos currículos serão oferecidas a cada semestre; assim, ainda não é possível antecipar disciplinas.
13. Qual o tempo de duração dos períodos letivos?
Cada período letivo será composto de 20 semanas, sendo reservadas outras duas semanas para o período de avaliações presenciais.
14. Como funcionam os cursos?
A aprendizagem se dá por meio de um sistema que compreende material didático especialmente preparado, tutoria presencial no pólo regional, tutoria a distância e vários recursos utilizados, há muitos anos, por conceituadas universidades do mundo.
15. Como poderei estudar? Qual o material didático disponível?
O material didático, que estará à disposição para consulta nas bibliotecas dos pólos regionais, será composto de diferentes formatos e suportes: cadernos didáticos, vídeos e CD de multimídia. Cada caderno didático, referente a cada uma das disciplinas, poderá ser adquirido, pelo preço de custo, na secretaria do pólo.
16. Que é tutoria?
É o atendimento pelos tutores – profissionais capacitados para orientar os estudos dos alunos em cada disciplina. No pólo, uma vez por semana, por disciplina, será realizada a tutoria presencial, a que você poderá recorrer sempre que sentir necessidade de orientação nos seus estudos. Nas universidades, você terá a tutoria a distância, que os tutores realizarão por meio de fax, telefone e Internet.
17. Eu posso me transferir de um pólo para outro?
Se o aluno fizer a inscrição no concurso Vestibular para um determinado pólo regional estará vinculado a esse pólo e será aluno do curso que oferece vaga nesse pólo. Poderá, em casos excepcionais, mediante solicitação e documentação comprobatória, obter transferência para outro pólo que ofereça o mesmo curso.
18. Como serão realizadas as provas?
O sistema de avaliação é um processo de acompanhamento contínuo em que você terá: Exercícios Avaliativos (auto-avaliação por parte do aluno, a que não será atribuído grau); Avaliações a Distância (serão aplicadas ao longo do período letivo, ao final do primeiro e do terceiro mês, com atribuição de grau de 0 a 10 e peso de 20%); Avaliações Presenciais (serão aplicadas ao longo do período letivo, ao final do segundo mês e do período letivo, com atribuição de grau de 0 a 10 e peso de 80%). Se você não for aprovado em alguma disciplina do 1º semestre poderá cursá-la no período seguinte.
19. Eu posso faltar às aulas e provas?
Não existe aula presencial, mas você não poderá faltar aos encontros e provas presenciais estabelecidos pela coordenação do curso.
20. Depois que eu ingressar em um dos cursos posso trancar minha matrícula?
O aluno terá direito a dois períodos de trancamento, consecutivos ou não, sendo que não poderá trancar a matrícula no período imediatamente subseqüente ao seu ingresso, ou seja, após a aprovação no Vestibular é obrigatória a inscrição em disciplinas.
21. Em quantas disciplinas eu tenho que me inscrever ao ingressar no curso?
No mínimo em duas disciplinas e no máximo nas que compõem o 1º semestre.
22. Onde e como realizo minha inscrição em disciplinas?
No pólo ao qual você está vinculado e sob a orientação dos tutores e professores.
23. Posso me transferir para um curso do CEDERJ sendo aluno de outro curso do próprio CEDERJ ou de outra IES (Instituição de Ensino Superior)?
Pode, por meio de concurso seletivo que dependerá da existência de vaga em período estabelecido no Calendário Escolar.
24. Posso pedir dispensa das disciplinas cursadas em outra IES?
Pode, se foram cursadas antes do início dos estudos na Universidade consorciada e se o conteúdo e a carga horária da disciplina foram considerados, pela Coordenação do Curso, equivalentes aos da disciplina componente do currículo do curso.
25. Terei direito à carteira de estudante?
Sim, ao se matricular e se inscrever em disciplinas você receberá a carteira de estudante da UENF/CEDERJ ou da UFF/CEDERJ, renovável a cada ano.


[topo da página]
CEDERJ