Principal
 Apresentação
 Como Funciona
 Calendário
 Edital
 Cursos
 Vagas
 Edital Suplementar
 Informes
 Programas
 Provas Anteriores
 Provas
 Inscrição
 Isenção
 Resultados
 Matrícula
 Estatísticas
 Endereços
 Dúvidas(FAQ)
 Créditos
 COSEAC
 CEDERJ
 

Envie um Cartão Postal Virtual: fotos da UFF, de Niterói, Campos e Macaé

2º Vestibular do consórcio CEDERJ -Ensino Superior a Distância

O que significa entrar para um curso a distância

Você irá prestar vestibular para um curso diferente daqueles a que estamos acostumados. Este curso ao qual você se candidata será realizado na modalidade a distância. Que significa isso? Significa que o curso será oferecido de uma outra maneira: o aluno não precisa estar freqüentando a sala de aula para aprender. A presença do professor se fará através de um sistema que compreende: material didático especialmente preparado, tutoria presencial semanalmente no pólo regional, tutoria a distância via Internet, telefone e fax, e diversos outros elementos que já são utilizados há muitos anos por conceituadas universidades do mundo.

Nessa modalidade, é necessário estar muito motivado, ou seja, você deve ter certeza de que realmente quer fazer este curso. Para estudar em um sistema de educação a distância, é preciso ser capaz de organizar as tarefas do cotidiano, a fim de que o tempo para estudo seja mais bem aproveitado. A disciplina e a organização do tempo diário de estudo são importantíssimos para que sejam cumpridas as tarefas e os prazos determinados. Você terá o apoio de um sistema fundamental - a tutoria. Nesse sistema, você poderá contar com os tutores, cuja função é ajudá-lo no desenvolvimento de seus estudos, sobretudo na superação das dificuldades iniciais, nos primeiros períodos do curso.

A estrutura do curso
No esquema abaixo, apresentamos as universidades envolvidas nos cursos de Licenciatura em Matemática e de Ciências Biológicas, e os pólos onde eles serão desenvolvidos.

Matemática


Ciências Biológicas


Pólos
Os pólos têm como função principal prover a infra-estrutura de atendimento e de estudo, bem como ser referência institucional para os alunos, promovendo, além da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, a adesão do alunado ao sistema CEDERJ. Nesses pólos serão também desenvolvidos cursos de extensão e atividades culturais.

Universidades
As universidades têm, como funções, o planejamento didático-pedagógico dos cursos, a elaboração dos conteúdos das disciplinas e a coordenação do acompanhamento acadêmico dos alunos, promovido pela tutoria.

Material didático
O material de estudo do aluno consistirá em:

• material impresso que estará à disposição dos estudantes nas bibliotecas dos pólos (caso o aluno deseje, poderá adquirir, pelo preço de custo, o material impresso referente a cada disciplina);

• material complementar - vídeos e multimídia - disponível nas bibliotecas dos pólos para consulta e cópias.

Estrutura de apoio acadêmico

nas universidades, compõe-se de salas de coordenação dos cursos e de salas preparadas para a tutoria a distância – a ser realizada via Internet, fax e telefone;

nos pólos regionais, compõe-se de salas com computadores ligados à Internet, salas preparadas para a tutoria presencial, sala para atendimento de alunos por meio de fax, telefone e correio postal, salas de estudo, laboratórios de ensino, bibliotecas e salas para seminários presenciais e videoconferências.

Esquema de atendimento da tutoria aos alunos

Avaliações
Os alunos realizarão, nos pólos, duas avaliações presenciais por semestre; essas avaliações serão corrigidas pelos professores das universidades. Durante todo o desenvolvimento do curso serão realizadas também avaliações a distância, corrigidas pela equipe de tutores das universidades. Além disso, cada aluno fará auto-avaliações que serão corrigidas para que ele possa acompanhar seu próprio desempenho nas disciplinas, mas não serão computadas no conceito final.

[topo da página]

CEDERJ