3. O ENSINO

A UFF ministra cursos de graduação, pós-graduação, extensão e cursos de 2° grau.

3.1 Cursos de graduação

Cursos que, através da obtenção de diploma, conferem ao graduado um grau e título, atribuindo-lhe privilégios profissionais.
O sistema acadêmico adotado pela UFF para os seus cursos de graduação é o sistema de créditos e inscrição por disciplinas. Depois de matriculado, o aluno deverá começar a cursar as disciplinas que escolheu dentre as que lhe são oferecidas. Essas disciplinas, entretanto, não são propostas aleatoriamente. Organizam-se em um conjunto de conhecimentos complexo e multivalente que é o curso. O aluno deverá integralizar as disciplinas especificadas para o seu curso, que obedece uma duração mínima e máxima.
Os currículos dos cursos de graduação estruturam-se em disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas.
Os cursos de graduação são normatizados por um documento específico do Conselho de Ensino e Pesquisa: o Regulamento dos Cursos de Graduação ( Resolução CEP nº 211/95 ).

3.1.1 Informações gerais sobre os cursos

Os cursos de graduação são vinculados aos Centros Universitários através das Coordenações de Curso.
Nas tabelas a seguir constam dados referentes a:
    número do curso - número pelo qual o curso é codificado no Sistema de Informação Acadêmica (SIAD);
    prazos para conclusão - determinação do número mínimo, médio e máximo de semestres letivos necessários para a conclusão do curso; • número mínimo de créditos - número mínimo de créditos que o aluno deve cursar, obrigatoriamente, em um semestre letivo, resultante da soma dos créditos referentes às disciplinas registradas no plano de estudos do aluno; • número máximo de créditos - número máximo de créditos permitidos para ser cursado em um semestre letivo, resultante da soma dos créditos referentes às disciplinas registradas no plano de estudos do aluno; • titulação - denominação conferida ao concluinte daquele curso de graduação; e • habilitação - qualificação em um ramo de estudo dentro de um curso de graduação, com matérias constantes de currículos específicos.

3.1.2 Colegiados de Curso

A coordenação didática de cada curso ficará a cargo de um colegiado, constituído de representantes de cada Departamento de Ensino que participe do respectivo curso. O Colegiado de Curso é presidido pelo Coordenador do Curso e, ainda, tem representantes do corpo discente, em número proporcional (1/5) ao número de professores. Esta instância decide sobre todas as questões relativas ao curso, bem como recursos e representações de alunos e professores.

3.1.3 Coordenações de Curso

A Coordenação de Curso será o órgão executivo das decisões do Colegiado do Curso. Será dirigida por um Coordenador, eleito dentre os membros docentes do Colegiado.

3.2 Cursos de Pós-Graduação

A Universidade proporciona ensino para alunos já graduados, visando ao aprimoramento da formação anteriormente obtida. Esses cursos têm os níveis de lato sensu (Aperfeiçoamento e Especialização) e stricto sensu (Mestrado e Doutorado).
Os cursos de Aperfeiçoamento e Especialização têm por objetivo o aprofundamento de conhecimentos em determinada área específica de atividade. A Residência Médica é considerada um curso de Pós-Graduação lato sensu.
Os cursos de Mestrado e Doutorado oferecem aos graduados formação científica e cultural ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de ensino e pesquisa, com vistas à obtenção de grau acadêmico.

3.3 Cursos de extensão

Cursos oferecidos à comunidade pela Universidade e que poderão ser freqüentados por interessados que atendam aos requisitos estabelecidos. Esses requisitos dependerão da natureza e dos objetivos de cada curso.
Os cursos de extensão serão fornecidos à comunidade sob diversas formas, tais como realização de estudos, elaboração e orientação de projetos de natureza científica, técnica, educacional, artística, cultural e assistencial.

3.4 Cursos de 2º grau

A Universidade atua, ainda, no ensino de 2º grau, representado pelos Colégios Agrícolas, situados em Pinheiral e Bom Jesus do Itabapoana.
Estes colégios têm a finalidade de promover a habilitação profissional, em nível de 2º grau, no âmbito das ciências agrárias, bem como ministrar cursos intensivos para agricultores e proprietários rurais da região. Têm ainda como objetivo colaborar com o desenvolvimento econômico, social e cultural do meio rural, através da formação de recursos humanos qualificados.


volta
prossegue