APRESENTAÇÃO

Prezado aluno,

Este guia apresenta a estrutura da sua Universidade e os elementos de que ela dispõe para facilitar o seu percurso acadêmico, bem como a sua integração em nossa comunidade.
Além das informações institucionais, nele você encontrará o tipo de ensino, o rol dos cursos, a sistemática pedagógico-administrativa, os serviços e oportunidades que lhe são oferecidos.
Leia-o com atenção e guarde-o para futuras consultas.

Luiz Pedro Antunes
Reitor

1. A UNIVERSIDADE

A Universidade Federal Fluminense (UFF) foi criada pela Lei nº 3.848, de 18/12/60, com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ). Constituiu-se pela incorporação de cinco faculdades federais já existentes em Niterói (Faculdade de Direito de Niterói, Faculdade Fluminense de Medicina, Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade Fluminense de Odontologia e Faculdade de Medicina Veterinária); três escolas estaduais (Escola de Enfermagem, Escola Fluminense de Engenharia e Escola de Serviço Social) e duas faculdades particulares (Faculdade Fluminense de Filosofia e Ciências Econômicas, que foram federalizadas e incorporadas posteriormente pela Lei nº 3.958, de 13/09/61). A UFF teve seu nome atual homologado pela Lei nº 4.831, de 5/11/65. O Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), criado em 15 de janeiro de 1951, com caráter exclusivamente assistencial, foi doado à UFF pela Prefeitura Municipal de Niterói, em 1964. Sua diretriz maior passou a ser a de integrar ensino, pesquisa e assistência médico-hospitalar.
Através do Plano de Restruturação, Decreto nº 62.414, de 15 de março de 1968, seu Estatuto foi aprovado pelo Conselho Federal de Educação, de acordo com o Parecer nº 696, de 5 de setembro de 1969.
A partir daí, a Universidade Federal Fluminense vem desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão cada vez mais integradas com as aspirações da comunidade.
Para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, o estudante conta com o apoio de laboratórios, bibliotecas e coordenações de estágios nas diversas especialidades.
Além disso, o estudante pode contar com auxílio financeiro, seja através de Bolsa de Monitoria, da Bolsa-Treinamento, Bolsa de Alimentação ou da Bolsa de Iniciação Científica.
Mas os benefícios do trabalho universitário não se restringem apenas ao estudante. Vários setores da UFF estão abertos à comunidade local. O mais conhecido é, sem dúvida, o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), no qual a formação prática de profissionais e residentes redunda em serviços de atendimento à população em geral. A comunidade pode ainda recorrer ao laboratório farmacêutico, à clínica veterinária, ao atendimento dentário, ao Serviço de Psicologia e ao Centro de Assistência Jurídica.
A UFF atua também de modo destacado na vida cultural da cidade. Além de constantemente promover cursos, palestras e seminários, mantém o Cine Arte UFF, filmoteca, teatro, galeria de arte, salas de vídeo, bem como auditórios e salas de projeção situados nas diversas Unidades. O ponto alto do setor artístico é a Orquestra Sinfônica, assim como os conjuntos de música, grupos de dança e de teatro.
No campo editorial, tem destacada atuação através de sua Editora (EDUFF), que, além da edição de originais de autoria das comunidades docente, discente e técnico-administrativa, oferece também, através de sua rede de livrarias (Central, Filial 1 e Unidade Volante), vasta coleção de títulos provenientes de editoras universitárias e comerciais.

2. ESTRUTURA ATUAL
2.1 Conselhos Superiores
2.1.1 Conselho Universitário

Órgão supremo de deliberação coletiva da Universidade, destinado a traçar a política universitária.

2.1.2 Conselho de Ensino e Pesquisa

Órgão superior de deliberação em matéria de ensino, pesquisa e extensão.

2.1.3 Conselho de Curadores

Órgão de fiscalização econômico-financeira da Universidade.

2.2 Reitoria

É o órgão central executivo dirigido pelo Reitor, que fiscaliza e superintende todas as atividades da Universidade. O Vice-Reitor atua de forma permanente, inclusive substituindo o Reitor em seus impedimentos.

2.2.1 Pró-Reitorias

Para auxiliar o Reitor no exercício de suas tarefas executivas, existem as pró-reitorias, concernentes às respectivas áreas de atuação, a saber:
Ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, de interesse direto dos alunos, está o Departamento de Administração Escolar (DAE), órgão que tem como atividade principal o controle da vida acadêmica do corpo discente da Universidade, desde a entrada no curso até a expedição do diploma.

2.3 Centros Universitários

A Universidade desdobra-se administrativamente em quatro Centros, que dirigem, coordenam, fiscalizam e superintendem as atividades de ensino, pesquisa e extensão e agregam os cursos, os institutos, departamentos e coordenações de suas respectivas áreas.
Fazem parte, ainda, dos Centros Universitários órgãos suplementares, com o objetivo não só de coadjuvar as Unidades Universitárias na execução prática do ensino, mas também de congregar técnicas próprias que se destinem ao desenvolvimento de programas de pesquisa, documentação e treinamento físico e intelectual avançados.

2.3.1 Unidades universitárias

São áreas ou conjuntos de áreas afins de ensino, pesquisa e extensão:
a)Unidades do Centro de Ciências Médicas (CCM)

Órgãos Suplementares:
b) Unidades do Centro de Estudos Gerais (CEG) c) Unidades do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CES) Órgãos Suplementares:
d) Unidades do Centro Tecnológico (CTC)
2.3.2 Departamento de Ensino

O Departamento de Ensino é a unidade básica da Universidade que congrega os docentes encarregados das tarefas de ensino, pesquisa e extensão, constituindo sua menor fração, onde estão agrupadas as disciplinas afins. As funções executivas de administração são exercidas pelo seu chefe, que controla e coordena a distribuição das disciplinas pelos diferentes cursos. Os departamentos são os seguintes:
a) Departamentos do Centro de Ciências Médicas (CCM) b) Departamentos do Centro de Estudos Gerais (CEG) c) Departamentos do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CES) d) Departamentos do Centro Tecnológico (CTC)
2.3.3 Coordenações de Curso

A Coordenação do Curso é o órgão responsável pela parte didática do curso, estando vinculada diretamente ao Centro Universitário. A ela compete o acompanhamento da vida acadêmica do discente da UFF, desde a entrada no curso pretendido até o término do mesmo.
A Coordenação de Curso é dirigida por um professor __ o Coordenador do Curso __ que executa as decisões de órgão colegiado, na determinação dos procedimentos didáticos referentes a cada curso.
Este órgão colegiado é o Colegiado de Curso, composto por professores representantes dos Departamentos de Ensino que fornecem disciplinas para aquele curso, além de representantes dos alunos daquele mesmo curso.


retorna
continua