Universidade Federal Fluminense
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo
Departamento de
Turismo
C
oordenação do Curso Superior em EMPREENDEDORISMO & INOVAÇÃO
Editais de Seleção 2009/2
Início Editais e Programas Vagas Provas Inscrições FAQ
  Dúvidas mais frequentes
 

 

1.      Como faço para me inscrever no curso de Empreendedorismo & Inovação?

O período de inscrição do processo seletivo de alunos para o curso de Empreendedorismo & Inovação da UFF começou dia 19 de maio e se encerra às 12 horas do dia 15 de Junho de 2009. Informações sobre o curso estão disponíveis no site www.lante.uff.br  e inscrições para a seleção e o edital do concurso estão em www.coseac.uff.br ; A taxa de inscrição é de R$25,00, mas o curso é totalmente gratuito, inclusive o material didático. A seleção será composta por uma prova de múltipla escolha com dez questões de língua portuguesa e dez questões de matemática em nível de ensino médio.

 

2.      Gostaria de solicitar meu retorno ao curso de Empreendedorismo & Inovação.

É preciso saber se você já cursou e foi aprovado na disciplina “Criatividade e Atitude Empreendedora”, que é pré-requisito para as outras disciplinas e se está dentro do prazo máximo de trancamento (1 ano). Caso já tenha sido aprovado é só se inscrever em outras disciplinas que estiverem sendo ofertadas na próxima inscrição normalmente. Caso não tenha sido aprovado, será preciso se inscrever nela novamente, quando for ofertada.

 

3.      É possível trancar o curso e depois retornar?

É possível trancar o curso durante até um ano, mas é bom que o aluno tenha cursado a disciplina "Criatividade e Atitude Empreendedora" com aproveitamento, que é nosso único pré-requisito para as outras disciplinas. Assim, quando o aluno retornar, ele poderá se inscrever em qualquer disciplina que estiver sendo ofertada.

 

4.      Gostaria de saber como são as aulas e atividades do curso, se são a distância ou presenciais e horários.

O curso é semipresencial, ou seja, tem atividades presenciais e outras a distância. Os dias e horários das atividades presenciais são combinados entre alunos e tutores do pólo. Geralmente são aos sábados e duram cerca de 2 ou 3 horas.  As provas e apresentações dos trabalhos também serão aos sábados no pólo em que o aluno se inscreveu. As demais aulas e atividades serão realizadas através da plataforma Moodle, a distância, e o aluno poderá acessar em qualquer dia, horário e local, desde que tenha acesso à internet.

 

5.      Gostaria de saber qual será a duração do Curso de Empreendedorismo & Inovação, e se existe uma grade curricular melhor detalhada para maiores informações

O curso tem uma duração média de dois anos e as disciplinas são oferecidas semestralmente na modalidade semipresencial (alguns encontros para atividades e provas presenciais no pólo, geralmente aos sábados, e as outras atividades a distância pela plataforma moodle). . Informações mais completas sobre o curso estão disponíveis no site www.lante.uff.br  e inscrições para a seleção e o edital do concurso estão em www.coseac.uff.br .

 

6.      Qual é a titulação que o curso de Empreendedorismo & Inovação oferece?

Ao concluir o curso de Empreendedorismo e Inovação com aproveitamento, o aluno receberá da UFF um certificado de conclusão de curso de complementação de estudos, em nível superior, do tipo seqüencial.

 

7.      Gostaria de saber se o curso de Empreendedorismo & Inovação é somente para alunos e egressos da UFF ou se é aberto ao público.

O curso é voltado para graduados e graduandos de todas as áreas e universidades, portanto, você pode participar do nosso processo seletivo e, caso aprovada, cursar normalmente. As inscrições começaram dia 19 de maio e vão até dia 15 de junho e são feitas exclusivamente pelo site www.coseac.uff.br . Na inscrição você escolherá o pólo no qual quer se vincular. A taxa de inscrição é de R$25,00, mas o curso é totalmente gratuito, inclusive o material didático.

 

8.      Como faço para conseguir isenção da taxa de inscrição, já que não tenho condições de pagá-la e intuo que deve existir "legislação federal ou assemelhada" que isenta os carentes de pagamento de taxa, - mediante declaração da Receita Federal como "contribuinte isento no último ano-fiscal 2008", etc.?

O curso de Empreendedorismo e Inovação é um curso de complementação de estudos, portanto não compreendido no caso da solicitação de isenção de taxa que você pede, pois não se trata de curso de graduação, mestrado ou doutorado. Estes são cobertos pela legislação que regulamenta tal solicitação, mas no nosso caso não.
O curso é gratuito, o material didático é elaborado especialmente para o curso, não tem no mercado para venda, além de ser distribuído gratuitamente para os alunos do curso. A única despesa que você terá será com a inscrição, que não podemos isentá-lo criando um precedente. Teremos que seguir o que está no edital para todos os candidatos igualmente.
Boa sorte, e esperamos que faça uma boa prova e passe no concurso. Vale à pena!

 

9.      Eu ainda não ingressei em faculdade e gostaria de saber se posso me inscrever para o curso de Empreendedorismo e Inovação.

O curso é para graduados e graduandos universitários de todas as áreas e universidades, portanto você ainda não pode se inscrever. Estamos estudando a possibilidade de abrir a participação para alunos formados a nível técnico, mas ainda não é o caso para este ano. No seu caso, o que você pode fazer é aguardar mais um pouco e insistir na continuidade dos seus
estudos e, assim que estiver matriculado em alguma faculdade, participar do nosso
processo seletivo. Aguardamos sua inscrição nos próximos concursos.

 

10.   Passei no vestibular para o segundo semestre e ainda não tenho uma declaração de inscrição em disciplinas, como pede o edital. Posso me inscrever assim mesmo?

No seu caso, você precisará apresentar no dia da prova do concurso uma declaração de que está regularmente matriculado (ou pré-matriculado) no seu curso, com previsão para início das aulas no segundo semestre junto com os documentos que estão no item 5.1 do edital. Você pode consegui-la na secretaria do seu curso de graduação. Depois é só se inscrever, fazer a prova e, se passar, cursar normalmente. Boa Sorte!

 

11.   Estou me formando em administração no final do ano, e gostaria de atuar como tutor, será que posso fazer a prova para tutores agora?

O pré-requisito do concurso para tutor é ser graduado em administração, portanto você ainda não pode se inscrever. No seu caso, o que você pode fazer é aguardar mais um pouco e insistir na continuidade da sua faculdade e, assim que tiver terminado o curso de administração, participar do nosso processo seletivo para tutor. Aguardamos sua inscrição nos próximos concursos.

 

12.   Gostaria de obter as provas passadas para estudar, seria possível?

O curso não disponibiliza as provas anteriores, mas o conteúdo programático para o atual concurso encontra-se no edital em www.coseac.uff.br ;

 

13.   Meu curso de graduação está trancado, eu posso participar?

Só pode se inscrever candidatos graduados ou graduandos que estejam com a matrícula regularizada e cursando normalmente uma faculdade (nível superior).

 

14.   Não tenho graduação em Administração, mas tenho pós-graduação na área de gestão e administração, posso me inscrever no concurso para tutor?

Nosso concurso atual para tutor exige como pré-requisito a graduação apenas em administração, mas a boa notícia é que nos próximos concursos vamos abrir esse pré-requisito para se inscreverem candidatos com pós-graduação, mestrado ou doutorado na área de gestão e/ou administração e com graduação em áreas afins. Aguardamos sua inscrição para o próximo concurso.

 

15.   Estou com dúvidas sobre o curso, tais como duração, requisitos, programas, forma das aulas, certificação, etc..

O curso tem uma duração média de dois anos e as disciplinas são oferecidas trimestralmente na modalidade semipresencial (um encontro semanal para atividades e provas presenciais no pólo, geralmente aos sábados, e as outras atividades a distância pela plataforma moodle). Ao concluí-lo, o aluno receberá da UFF um certificado de conclusão do tipo seqüencial, de complementação de estudos, em nível superior, na modalidade semipresencial.

O curso é voltado para graduados e graduandos de todas as áreas e universidades, portanto, você precisa saber se seu curso é de nível superior. Se for, é só conseguir uma declaração de que está matriculado na secretaria do seu curso para apresentar no dia da prova, ou a cópia autenticada do diploma de graduação, mais os documentos que estão no item 5.1 do edital e se inscrever para o concurso do Empreendedorismo.

Maiores informações sobre o concurso e inscrições você pode obter no edital em www.coseac.uff.br  e sobre o curso em www.lante.uff.br .Boa sorte!

 

16.   Ao finalizar a inscrição foi emitido um requerimento, mas o meu computador travou antes que eu pudesse imprimir e ou anotar o nº do requerimento. Agora não consigo emitir uma 2º via do boleto... O que devo fazer?

Nesse caso é só fazer a inscrição novamente e abandonar a anterior, pois a inscrição que estará valendo será a que você efetivar o pagamento da GRU correspondente.

 

17.   Cometi um erro na inscrição da seleção. Inscrevi-me no contingente geral dos estudantes, quando na verdade deveria ter me inscrito no contingente reservado para estudantes da UFF, o que eu faço?

Nesse caso, envie um fax para 21-2629-9875 com seus dados (nome completo, identidade, CPF, número do requerimento) e uma solicitação de alteração da inscrição de próprio punho, explicando o que você quer que seja corrigido, com sua assinatura. Estaremos enviando essa solicitação para o setor correspondente (COSEAC), mas lembre-se que o prazo de inscrição encerra-se no dia 15 de junho, às 12 horas.

 

 

18.   No Edital, menciona-se que 50 vagas serão exclusivas para alunos da UFF dos campi de Niterói. Seriam essas somente para alunos da UFF ou para alunos de outra instituição?

São duas inscrições distintas: uma para estudantes da UFF que cursarão nos Campi da UFF (50 vagas) e outra para Estudantes de qualquer universidade, que poderão escolher entre os dez pólos oferecidos (500 vagas), inclusive o de Niterói-Fonseca que fica numa escola municipal em Fonseca.

 

   

A COSEAC (Coordenadoria de Seleção), vinculada à PROAC - Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, é o órgão responsável pela organização, planejamento e execução dos concursos de seleção para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense.
 Campus do Gragoatá - Bloco C - Térreo - São Domingos - Niterói - RJ - CEP: 24210-350
 Tels.:(21) 2629-2805/2629-2806 - Tel/Fax: (21) 2629-2804