Caminho Niemeyer terá
integração barcas-ônibus
A futura estação hidroviária da cidade — a maior construção do Caminho
Niemeyer — permitirá a integração barcas-ônibus. Pelo novo projeto do
complexo arquitetônico, a estação, por onde passarão os ônibus, será
construída atrás do Terminal Rodoviário João Goulart e terá 897 vagas de
garagem. O prédio contará com lojas e restaurantes. Orçadas em R$ 7 milhões,
as obras do terminal hidroviário devem ser iniciadas em agosto e ficarão
prontas em um ano. A Barcas S.A., concessionária que financiará a estação,
pretende procurar as empresas de ônibus a fim de criar o bilhete único. Esta
é a terceira grande mudança no conjunto arquitetônico projetado por Oscar
Niemeyer. As seis obras do complexo, no Centro, receberão uma ajuda extra nas
próximas semanas: empresas privadas vão doar sete mil toneladas de concreto
para as obras.
Três diferentes versões para o mesmo projeto
Desde que foi anunciado, em 1997, o Caminho Niemeyer passou por três grandes
reformulações. Projetado para ser um complexo arquitetônico com prédios
espalhados pelas orlas de Centro, São Domingos e Boa Viagem, o conjunto de prédios
acabou sendo planejado para ocupar uma área de aterro no Centro. Isso porque, o
governo federal recusou-se a ceder terrenos da UFF para a prefeitura.
O segundo desenho, transformado em maquete e lançado em 1999, incluía 12
construções, entre elas cinco grandes torres de 20 andares, que poderiam ser
residenciais ou comerciais, e uma capela sobre o espelho-d’água. Foram feitas
três licitações para a construção das torres, mas como não apareceram
interessados, o projeto foi descartado pela prefeitura. No atual desenho, a
futura estação das barcas será erguida no lugar das torres. Os projetos das
duas igrejas também foram alterados.
Fonte: O Globo on line - Niterói - 14/04/2002 | |