UFF terá uma semana de maratona artística
Lavinia Portella

Uma celebração à cultura. Com esse objetivo, o evento Interculturalidades ocupará o Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre os próximos dias 21 e 28. Será uma semana dedicada às mais variadas formas de expressão da arte contemporânea.

Diariamente, das 10h às 21h, o público poderá visitar exposições e instalações, além de conferir performances, filmes e shows que mostrarão o que há de mais atual e autêntico no universo cultural.

Ingressos estarão à venda a partir de amanhã

Ao todo, 150 artistas vão apresentar seus trabalhos na maratona de arte. Muitos vieram do Nordeste para representar o folclore nacional.

— Trata-se de uma celebração aos vários brasis que coexistem no país. Uma demonstração do quanto nossa cultura é diversificada — resume Leonardo Guelman, diretor do Centro de Artes UFF e coordenador-geral do evento.

O nome Interculturalidades surgiu da própria essência do projeto — um investimento de R$ 50 mil do Fundo Nacional do Ministério da Cultura que pretende fundir diversas linguagens e mostrar a cultura em trânsito. Por isso, o evento une representantes de diferentes gêneros da arte. Só para se ter uma idéia, no caso da música, sobem ao palco o roqueiro Lobão, o sambista Martinho da Vila, o instrumentista Hermeto Paschoal e o compositor Tom Zé.

Martinho se apresenta no teatro da UFF no dia 26, às 21h. No mesmo horário, Lobão faz seu espetáculo no dia seguinte. Depois será a vez de Tom Zé soltar a voz, no dia 28. Já Hermeto Paschoal se apresenta no dia 22. O ingresso para cada show, a R$ 20, poderá ser adquirido a partir de amanhã, entre 17h e 21h, na bilheteria do teatro.

O público ainda terá a oportunidade de conhecer o trabalho do grupo mineiro Uakti, que faz seus próprios instrumentos, de vidro e de tubos de PVC. O grupo se apresenta dia 24, às 21h.

No campo das performances, todas gratuitas, o Interculturalidades também trará surpresas. Quito, artista da Zona Sul do Rio, fará uma projeção sobre o próprio corpo no dia 26, às 19h. Ele reuniu fotos 3 x 4 de diversas pessoas que serão transmitidas sobre o seu rosto. O casal Ângela Freiberg e Marco Teodósio, nascido em Portugal, fará uma encenação sugestiva sob o lençol na galeria da UFF no dia 27, às 19h.

No dia seguinte, Numa Siro, paraibana e moradora do Rio, apresentará uma colagem de textos de James Joyce a autores de cordel. A performance “Fora de si”, de Márcia X., começa na montagem da cena. Ela vai encher mil copos americanos com maisena. Será dia 22 às 19h.

— Todos trabalharão questionando os limites da arte — diz Edson Barrus, curador do Interculturalidades.

Veja também o site do Evento: http://www.uff.br/centroarte/

Fonte: O Globo on line - Niterói - 14/04/2002

anterior

próximo