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Concurso Público para Magistério - Edital 229/2018

Programas
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  Conteúdo Programático e Sugestões Bibliográficas
Extraído do Edital do Concurso

 
9.2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Concepções de língua e metodologias de ensino. A língua como prática social. Discurso e ideologia. Questões identitárias e educação linguística em língua inglesa. Multiculturalismo e globalização. Questões de multiletramentos e letramentos críticos. Estratégias de leitura. Gêneros discursivos e ensino de leitura. O trabalho com textos multimodais/multissemióticos. O ensino de inglês no contexto da escola pública brasileira. A pesquisa da/na sala de aula: prática reflexiva, prática exploratória e pesquisa-ação. Questões de conhecimento linguístico/sistêmico: morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. Questões de linguística textual: coesão e coerência, referência endofórica (anafórica e catafórica) e exofórica, substituição e elipse. Novas tecnologias da informação e da comunicação.

9.3 SUGESTÕES BIBLOGRÁFICAS

ALMEIDA, R. L. T. de. The teaching of English as a foreign language in the context of Brazilian regular schools: a retrospective and prospective view of policies and practices. Rev. bras. linguist. apl., June 2012, vol.12, no.2, p.331-348. ISSN 1984-6398
ANDRÉ, M. (org) (2002). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 2 ed. Campinas: Papirus.
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV) (1929/1997). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec.
CORACINI, M. J. R. F. (org) (2002). O Jogo Discursivo da Sala de Aula de Leitura: Língua Materna e Língua Estrangeira. 2ª ed. Campinas: Pontes.
FAIRCLOUGH, N. (1992). Discourse and social change. Cambridge: Polity Press.
GEE. J. P. (2008). Social Linguistics and Literacies. New York: Routledge.
GEE, J.P.; HAYES, E.R. (2011). Language and Learning in Digital Age. New York: Routledge.
KLEIMAN, A. B. (org). (1995). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras.
KUMARAVADIVELU, B. (2003). Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven & London: Yale University Press.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (Eds.) A New Literacies Sampler. Nova Iorque: Peter Lang.
MOITA-LOPES, L. P.(org). (2006). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial.
PENNYCOOK, A. (2007) Global Englishes and Transcultural Flows. Nova Iorque: Routledge.
_______________. (2010) Language as a local practice. Nova Iorque: Routledge.
QUIRK, R. et al. (1985). A Comprehensive Grammar of the English Language. London: Longman.
SZUNDY, P.T.C. et al (orgs). (2011). Linguística aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores.
TILIO, R. Atividades de leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o panorama atual. Rev. bras. linguist. apl., 2012, vol.12, no.4, p.997-1025. ISSN 1984-6398
ZILBERMAN. R. & SILVA., E.T. (orgs). (2002). Leitura. Perspectivas Interdisciplinares. São Paulo: Ática.
 

 

 

 
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