Santo Antônio de Pádua
estância hidro-mineral


[ Histórico  |  Turismo  | Informações Gerais | Vestibular | Coseac | UFF | Créditos ]
 
Histórico
Santo Antônio de Pádua está localizada na região noroeste do estado do Rio de Janeiro, a 256 km da cidade do Rio de Janeiro. Sua área territorial é de 669 km2 e sua população aproximada é de 34.000 (trinta e quatro mil) habitantes, de acordo com a Contagem da População - 1996 do IBGE.   A cidade é banhada pelos rios Paraíba do Sul, Pomba e Pirapetinga.

A história do município tem seu início quando o frade Antônio Martins Vieira erigiu na proximidade do Rio Pomba uma capela consagrada ao culto de Santo Antônio de Pádua. Alguns anos depois, com o progresso da povoação, sua capela, em 24/11/1824, foi elevada a categoria de curada.

A primeiro de junho de 1843, a lei número 296 elevava a categoria de freguesia, com invocação do nome de "Santo Antônio de Pádua". A sua emancipação ocorreu a 2 de janeiro de 1882, pelo decreto número 2597.

Santo Antônio de Pádua possui áreas montanhosas e vales, onde a fertilidade de suas terras é visível, em especial na cultura de arroz, milho e cana-de-açúcar. Além da agricultura, Santo Antônio de Pádua possui inúmeras indústrias de pedras decorativas. A pecuária leiteira, as indústrias de papéis e o comércio também fazem parte das principais atividades geradoras de renda do município. O turismo é outra fonte de recursos do município, graças à raridade de suas águas minerais. A cidade possui quatro fontes de águas minerais, muito procuradas para terapia de problemas renais, cardio-vasculares e tratamento de pele, além de terapia de rejuvenescimento. Além disso, a cidade também dispõe de vários hotéis, bares e restaurantes.

A Universidade Federal Fluminense possui o curso de Licenciatura plena em Matemática localizado na cidade. O curso é ministrado no Colégio de Pádua, localizado à Colina do Farol s/nº. O telefone é (0248) 51-0994.

Turismo

Ponte Raul Veiga - Ponte conhecida como Ponte Velha, tornou-se símbolo nos cartões postais da cidade. Foi inaugurada em 12 de outubro de 1922.

Rio Pomba - Atravessa toda a cidade formando cachoeiras em seu percurso. Perfeito para a prática da canoagem.

Cachoeira dos Macacos - Antes que o rio atinja o distrito de Baltazar, desenha uma suntuosa corredeira.

Folclore - Um verdadeiro tesouro cultural com seus cem anos de tradição: Folia de Reis, Mineiro Pau, Cachambu e Pastorinhas.

Trecho do Rio Pomba de Pádua a Paraoquena - Ideal para a canoagem, serve como atrativo para a pesca-sem-rede, pois é local de várias espécies de peixes.

Prainha - No distrito de Paraoquena, é um convite ao banho de rio, além de proporcionar uma bela visão do pôr do sol.

Igreja Matriz - Localizada no centro da cidade, sua construção foi concluída em 1942. Sua beleza é destacada pela sua pintura artística.

Parque do Hotel das Águas - Bosque frutífero com a única fonte de água mineral iodetada da América do Sul.

Informações Gerais
Localização: Região Noroeste Fluminense.
População: Aproximadamente 50.000 habitantes.
Distância da capital do estado: 256 Km.
Rodovias de acesso: RJ-186 (Pirapetinga-Pádua) RJ-116 (Niterói-Miracema) RJ-196 (Pádua-Monte Alegre)
Distritos: Pádua, Baltazar, Santa Cruz, Marangatú, São Pedro, Monte Alegre, Paraoquena e Itibiguaçú.
Clima: Temperado.
Altitude: 86 m.
Limites: Norte: Miracema Sul: Cantagalo Leste: Cambuci, Aperibé e Itaocara Oeste: Minas Gerais
Área: 615,2 Km.
Principais Atividades: Extração Mineral (pedras), Pecuária leiteira, indústrias de papéis e comércio
Aniversário da Cidade: 13 de junho.
Hidrografia: Rio Pomba
Distância em km: Rio de Janeiro - 256 km Niterói - 240 km Nova Friburgo - 145 km Campos - 132 km Itaperuna - 72 km Miracema - 17 km
Créditos
Esta home-page foi elaborada pela Coordenação de Informática da COSEAC com base no Roteiro Turístico e Informativo, Projeto Viva Pádua, da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua.
Responsável pela criação e manutenção das páginas da COSEAC: Luiz Alberto Maron Vieira - Coordenador de Informática
Conheça outras cidades onde a Universidade Federal Fluminense possui cursos de graduação:
Angra dos Reis
Campos dos Goytacazes
Macaé
Miracema
Niterói
Santo Antônio de Pádua
Volta Redonda

Críticas e sugestões: mande mensagem para nosso e-mail.


[Retorna]

Data da última atualização : 10/11/1998