Cidade ganhará Museu da Imprensa
Leonardo Valente

Niterói será a sede do primeiro museu do país dedicado à história do jornalismo. O Museu da Impressa Brasileira está sendo montado na sede da Imprensa Oficial do estado, no Centro, e será inaugurado no dia 2 de abril. No acervo, exemplares de jornais que marcaram época como “Correio Carioca” e “Última Hora”; linotipos (antigas máquinas usadas nos processos de impressão dos jornais); além de livros e documentos que retratam as transformações da imprensa brasileira. As obras estão em fase de conclusão.

— Esse será um espaço de grande importância para a cidade e também para a imprensa brasileira. Vamos inaugurá-lo em abril, mas temos planos de ampliar o acervo no futuro — conta Élcio Borges, assessor de planejamento da Imprensa Oficial.

Este será o sétimo museu no mundo a mostrar a história do jornalismo impresso. Dois estão na Inglaterra e os demais em Portugal, Japão, Alemanha e Bélgica. A museóloga Ângela Peixoto ficará encarregada de controlar o cumprimento de padrões técnicos, como climatização e gerenciamento do acervo. De acordo com o jornalista Jourdan Amora, um dos idealizadores do espaço, o museu terá como público-alvo jornalistas, estudantes e interessados em comunicação social:

— O Brasil precisava contar com um centro para a memória do jornalismo.

Fonte: O Globo on line - 17/03/2002

anterior

próximo