Niterói ganha roteiro turístico de catamarã pela Baía de Guanabara
21/02/2006 - 20h45m
Globo Online

RIO - Niterói vai mostrar seus encantos aos turistas em passeios de barco pela Baía de Guanabara a partir do sábado de carnaval. Dois catamarãs adaptados, com cadeiras na parte de cima e quiosques em seu interior, farão o percurso entre a cidade e o Rio de Janeiro passando por pontos estratégicos da Baía e com paradas nas estações.

Haverá ainda um agente bilíngüe a bordo para dar informações sobre os pontos turísticos e tirar dúvidas dos visitantes. A rota começa a ser operada comercialmente já no dia 25 de fevereiro. A intenção é atrair os turistas que chegam de navio ao Píer Mauá e, claro, moradores de Rio e Niterói.

A primeira saída do barco será sempre às 9hs aos sábados, domingos e feriados. Ao todo, serão cinco viagens por dia. A embarcação tem capacidade para 200 pessoas e 80 cadeiras na parte exterior, para que os turistas tenham uma vista privilegiada.

O roteiro, que foi organizado pela Neltur (Empresa de Turismo de Niterói) e pela By Boat é o seguinte: após sair do Píer Mauá o catamarã segue até a Praça XV, Estação Charitas e Estação da Praça Araribóia (as duas últimas em Niterói). Durante o percurso, que deverá durar uma hora e 50 minutos, a embarcação passará por pontos estratégicos, como Morro da Urca (bem embaixo do bondinho do Pão de Açúcar), enseada de Botafogo, Fortaleza de Santa Cruz e Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói.

O barco fará paradas, o que vai permitir ao turista visitar pontos em terra firme. O passageiro poderá pegar, por exemplo, outra embarcação após ter visitado a Fortaleza de Santa Cruz ou almoçado em Charitas. Haverá integração com a linha de turismo terrestre. O valor do bilhete único será de R$ 50 para turistas e R$ 30 para moradores de Niterói e do Rio que apresentarem comprovante de residência.

Fonte: O Globo Online - 21/02/2006

anterior

índice de matérias

próximo