Programas
das Provas de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino
Fundamental

BIOLOGIA
Orientação
geral
A prova de Biologia constará de questões visando à avaliação da
capacidade de aplicação de conceitos biológicos a situações da
vida diária.
Conteúdo
programático
- Água, solo e ar:
reservatórios de materiais importantes para a vida.
- Seres vivos: diversidade,
hereditariedade e relações que mantêm entre si e com o meio
ambiente.
- Homem e meio ambiente: os
materiais do meio ambiente que constituem o corpo, suas
transformações e sua circulação.
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FÍSICA
Orientação
geral
A prova de Física constará de questões visando aos seguintes
objetivos: avaliar o entendimento conceitual em situações
propostas; avaliar a habilidade em analisar informações,
interpretar fatos, reconhecer Leis, Princípios e Teorias envolvidas
em questões apresentadas; propor o relacionamento do conhecimento
teórico de Física a situações vinculadas com o cotidiano;
equacionar e resolver problemas que envolvam cálculos simples
ligados ao conteúdo programático previsto; refletir e estabelecer
relações a partir da capacidade de observar, analisar e
interpretar dados fenomenológicos.
Conteúdo
programático
- Grandezas Físicas:
identificação; natureza (escalar e vetorial); medidas e suas
limitações (algarismos significativos e ordem de grandeza);
sistemas coerentes de unidades (Sistema Internacional).
- Mecânica da Partícula.
2.1 Cinemática Escalar:
conceitos, movimento uniforme e uniformemente variado.
2.2 Referencial inercial:
forças que atuam sobre uma partícula, composição de forças
coplanares.
2.3 Leis de Newton –
Galileu e aplicações.
2.4 Interação
Gravitacional: Lei de gravitação universal de Newton; queda dos
corpos e movimento de projéteis em campo gravitacional uniforme.
2.5 Trabalho mecânico e
máquinas simples.
2.6 Energia cinética e
teorema da variação da energia cinética.
2.7 Energia potencial.
2.8 Energia Mecânica e sua
conservação.
- Sistemas de muitas
partículas (sólidos, líquidos e gases).
3.1 Estática dos sólidos:
momento de forças coplanares; momento resultante e condições
para o equilíbrio de um corpo rígido.
3.2 Massa específica,
densidade e conceito de pressão.
3.3 Líquido em equilíbrio
no campo gravitacional uniforme: Lei de Stevin, Princípio de
Pascal e Arquimedes.
3.4 Equilíbrio de corpos
flutuantes.
3.5 Atmosfera terrestre:
pressão atmosférica.
3.6 Equilíbrio térmico:
conceito macroscópico de temperatura; escalas termométricas
(Kelvin, Celcius e Fahrenheit) e conversões nestas escalas.
3.7 Calorimetria: calor
específico; capacidade térmica; mudanças de estados físicos;
calor latente de mudança de estado e formas de transmissão de
calor.
- Óptica Geométrica.
4.1 Reflexão e refração:
leis e aplicações.
4.2 Sistemas ópticos:
formação de imagens em espelhos planos, esféricos e em lentes
delgadas (com aproximação de Gauss).
- Eletricidade.
5.1 Eletrostática: carga
elétrica; elétrons, prótons e neutrons; Lei de Coulomb; campo
de força e campo eletrostático.
5.2 Eletrodinâmica:
corrente elétrica; dispositivos elétricos (geradores, resistores
e receptores ativos); Lei de Ohm; associação de resistores;
medidas elétricas; circuitos elétricos simples; dispositivos de
segurança (disjuntores e fusíveis); energia e potência
elétrica.
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GEOGRAFIA
Orientação
geral
A prova de Geografia tem por objetivo mais geral avaliar a
apreensão do espaço brasileiro pelo candidato através de sua
capacidade de interpretar, analisar e criticar as dinâmicas dos
processos engendrados pela ação humana na organização espacial.
Conteúdo
programático
- Representação
cartográfica do Brasil: leitura de mapas, noção de escala,
uso de legenda, orientação.
- O Brasil no contexto
mundial: o difícil engajamento na revolução
técnico-científica e a situação do país no mercado mundial.
- O espaço industrial
brasileiro: a concentração e dispersão espacial da indústria
e a estrutura industrial.
- O espaço industrial
brasileiro: a dinâmica da agricultura diante da
industrialização e a luta pela terra.
- A população brasileira:
crescimento, estrutura e movimentos da população no
território.
- A urbanização
brasileira: o processo de urbanização e as redes urbanas.
- Os domínios naturais e a
questão ambiental: a interação entre os elementos da
natureza; problemas do meio ambiente.
- Os aspectos regionais: do
Centro-Sul, do Nordeste e da Amazônia.
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HISTÓRIA
Orientação geral
A prova de História tem por objetivo mais geral avaliar
competências e habilidades básicas presentes no ensino da
História, partindo de conteúdos que privilegiam os aspectos
socioculturais, políticos e econômicos do processo histórico nos
últimos quinhentos anos.
Conteúdo
programático
DA COLÔNIA
AOS TEMPOS ATUAIS.
1. Aspectos
socioculturais
1.1 (Des) Encontro entre as
culturas indígenas e a européia. Passado e presente.
Permanências e mudanças.
1.2 Relações entre as
culturas africanas e a européia. Passado e presente.
Permanências e mudanças.
1.3 Brasil, país
multiético e multicultural
Conflitos
históricos e resistências cotidianas
Movimentos culturais e formas cotidianas de expressão
artística. Passado e presente.
2. Aspectos
político-administrativos:
2.1.
Organização político-administrativa colonial.
2.2.
Formação e consolidação do Estado brasileiro durante o século
XX.
2.3.
República: do coronelismo às estruturas atuais de poder.
Oligarquias, ditaduras, populismo, resistências e democracia.
3. Aspectos
sócioeconômicos:
3.1.
Relações metrópole-colônia: as economias açucareira e
mineira.
3.2.
Organização da economia cafeeira no Vale do Paraíba e Oeste
Paulista.
3.3.
Crescimento urbano e o processo de industrialização brasileiro.
3.4.
Mudanças na ordem econômica mundial e suas repercussões sobre a
sociedade e a economia brasileiras.
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LÍNGUA
ESTRANGEIRA
As Línguas
Estrangeiras, no contexto de um curso superior, de modo geral,
possuem função específica: proporcionam a oportunidade de
desenvolvimento de determinadas estratégias de aprendizagem e, ao
mesmo tempo, são ferramentas de estudo – facilitam ao aluno
universitário a compreensão de textos necessários para sua
formação e para o acesso a informações atualizadas.
Orientação
geral
A prova de Língua Estrangeira constará de questões visando à
avaliação da capacidade de compreensão de textos relacionados à
área de Educação. Serão considerados, para a seleção de
textos, os seguintes critérios: atualidade, autenticidade (textos
não traduzidos, nem adaptados), variedade de fontes e registros.
Conteúdo
programático
Com o
objetivo de avaliar a competência do candidato no que tange à
compreensão leitora de um texto em Língua Estrangeira, esta prova
visa a verificar o conhecimento dos seguintes aspectos:
- Lingüísticos:
- elementos lexicais;
- processos de
determinação e adjetivação;
- recursos de
identificação das pessoas e da impessoalização;
- significados e usos de
modos e tempos verbais;
- marcadores de tempo e
espaço;
- marcadores discursivos.
- Estratégico-discursivos,
quanto à capacidade de:
- identificar o sentido
global de um texto;
- localizar informações
específicas em um texto;
- utilizar estratégias de
inferência;
- estabelecer relações
entre elementos lingüísticos e não-lingüísticos;
- identificar diferentes
tipos de: contexto situacional; organização textual, tanto
no que tange à sua forma quanto à sua finalidade.
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LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
Orientação
geral
A prova pretende verificar a capacidade de utilização de
diferentes linguagens, na leitura e na produção de textos. A
leitura e a plurissignificação; os diferentes tipos de textos; os
diversos registros lingüísticos. A compreensão, a análise e a
síntese; a elaboração lógica e crítica do texto escrito.
Parte
discursiva
Produção de texto em prosa e o uso da variedade culta da Língua,
a hierarquização, a organização e a correlação de idéias; a
argumentação.
Parte
objetiva
A leitura de múltiplas linguagens e a construção de sentidos; a
linguagem verbal em suas diferentes manifestações; o texto
literário e o informativo; o jornalístico, o científico e o
humorístico. O uso de diferentes recursos lingüísticos e suas
relações com a significação: a metáfora e a metonímia; a
ambigüidade, a ironia e a redundância; relações de coesão e
coerência. A utilização de procedimentos de escritura e
reescritura, e suas relações com a manutenção e a alteração do
sentido.
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MATEMÁTICA
Orientação
geral
As questões da prova de Matemática serão formuladas visando a
avaliar os candidatos quanto ao desenvolvimento do raciocínio
lógico e à identificação e aplicação dos conhecimentos
específicos relativos ao conteúdo programático para a resolução
de problemas da vida cotidiana.
Conteúdo
programático
- Conjuntos: conceitos
básicos. Operações com conjuntos.
- Relações, funções:
definição. Notação. Domínio e imagem. Sistema cartesiano
ortogonal. Gráficos.
2.1.
Funções do 1º grau. Sistemas de equações lineares.
2.2.
Função quadrática. Gráfico. Cálculo dos zeros da função.
- Conjuntos numéricos.
3.1 Conjunto N dos números
naturais. Sistemas de numeração.
3.2 Conjunto Z dos números
inteiros. Relação de ordem. Operações.
3.3 Conjunto Q dos números
racionais. Frações e números decimais. Relação de ordem.
Operações.
- Razões e proporções:
propriedades das proporções. Regra de três. Porcentagem.
- Geometria bidimensional e
tridimensional.
5.1. Ponto,
reta e plano. Semi-reta, segmento de reta. Ângulo. Posições
relativas de retas e planos. Figuras planas: polígonos e
círculo. Cálculo de áreas.
5.2.
Sólidos geométricos. Reconhecimento e propriedades.
- Sistema internacional de
medidas. Medidas/unidades de comprimento, área, volume, massa,
tempo e ângulo.
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QUÍMICA
Orientação
geral
A prova de Química constará de questões que visam a distinguir e
caracterizar os diferentes fenômenos naturais, assim como constatar
as integrações entre os dados experimentais e as construções
teóricas de Química.
Conteúdo
programático
- Matéria, substância e
corpo.
- Estados físicos da
matéria
- Átomos, elementos e
moléculas.
- Substâncias puras e
misturas. Processos de separação de misturas.
- Fenômenos químicos e
fenômenos físicos.
- O ambiente.
6. 1 Ar: constituição
química e importância.
6. 2 Água: constituição química e importância.
6. 3 Terra: importância para os seres vivos.
6. 4 Tipos de poluição.
- Classificação periódica
dos elementos: constituição e principais grupos.
- Funções inorgânicas:
identificação e nomenclatura.
- Reações químicas:
conceito e classificação.
- Noções de cálculo
químico: massas de átomos e moléculas, Mol e volume.
- Leis de Lavoisier e
Proust.
- Acidez e basicidade,
escala de pH.
Funções orgânicas:
identificação e nomenclatura das funções hidrocarbonetos,
álcoois, éteres, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos.
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