3º Vestibular do Consórcio CEDERJ
  1ª Seleção Pública para Licenciatura em Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental


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Programas das Provas de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental

 
BIOLOGIA

Orientação geral
A prova de Biologia constará de questões visando à avaliação da capacidade de aplicação de conceitos biológicos a situações da vida diária.

Conteúdo programático

  1. Água, solo e ar: reservatórios de materiais importantes para a vida.
  2. Seres vivos: diversidade, hereditariedade e relações que mantêm entre si e com o meio ambiente.
  3. Homem e meio ambiente: os materiais do meio ambiente que constituem o corpo, suas transformações e sua circulação.

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FÍSICA

Orientação geral
A prova de Física constará de questões visando aos seguintes objetivos: avaliar o entendimento conceitual em situações propostas; avaliar a habilidade em analisar informações, interpretar fatos, reconhecer Leis, Princípios e Teorias envolvidas em questões apresentadas; propor o relacionamento do conhecimento teórico de Física a situações vinculadas com o cotidiano; equacionar e resolver problemas que envolvam cálculos simples ligados ao conteúdo programático previsto; refletir e estabelecer relações a partir da capacidade de observar, analisar e interpretar dados fenomenológicos.

Conteúdo programático

  1. Grandezas Físicas: identificação; natureza (escalar e vetorial); medidas e suas limitações (algarismos significativos e ordem de grandeza); sistemas coerentes de unidades (Sistema Internacional).
  2. Mecânica da Partícula.
2.1 Cinemática Escalar: conceitos, movimento uniforme e uniformemente variado.

2.2 Referencial inercial: forças que atuam sobre uma partícula, composição de forças coplanares.

2.3 Leis de Newton – Galileu e aplicações.

2.4 Interação Gravitacional: Lei de gravitação universal de Newton; queda dos corpos e movimento de projéteis em campo gravitacional uniforme.

2.5 Trabalho mecânico e máquinas simples.

2.6 Energia cinética e teorema da variação da energia cinética.

2.7 Energia potencial.

2.8 Energia Mecânica e sua conservação.

  1. Sistemas de muitas partículas (sólidos, líquidos e gases).
3.1 Estática dos sólidos: momento de forças coplanares; momento resultante e condições para o equilíbrio de um corpo rígido.

3.2 Massa específica, densidade e conceito de pressão.

3.3 Líquido em equilíbrio no campo gravitacional uniforme: Lei de Stevin, Princípio de Pascal e Arquimedes.

3.4 Equilíbrio de corpos flutuantes.

3.5 Atmosfera terrestre: pressão atmosférica.

3.6 Equilíbrio térmico: conceito macroscópico de temperatura; escalas termométricas (Kelvin, Celcius e Fahrenheit) e conversões nestas escalas.

3.7 Calorimetria: calor específico; capacidade térmica; mudanças de estados físicos; calor latente de mudança de estado e formas de transmissão de calor.

  1. Óptica Geométrica.
4.1 Reflexão e refração: leis e aplicações.

4.2 Sistemas ópticos: formação de imagens em espelhos planos, esféricos e em lentes delgadas (com aproximação de Gauss).

  1. Eletricidade.
5.1 Eletrostática: carga elétrica; elétrons, prótons e neutrons; Lei de Coulomb; campo de força e campo eletrostático.

5.2 Eletrodinâmica: corrente elétrica; dispositivos elétricos (geradores, resistores e receptores ativos); Lei de Ohm; associação de resistores; medidas elétricas; circuitos elétricos simples; dispositivos de segurança (disjuntores e fusíveis); energia e potência elétrica.

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GEOGRAFIA

Orientação geral
A prova de Geografia tem por objetivo mais geral avaliar a apreensão do espaço brasileiro pelo candidato através de sua capacidade de interpretar, analisar e criticar as dinâmicas dos processos engendrados pela ação humana na organização espacial.

Conteúdo programático

  1. Representação cartográfica do Brasil: leitura de mapas, noção de escala, uso de legenda, orientação.
  2. O Brasil no contexto mundial: o difícil engajamento na revolução técnico-científica e a situação do país no mercado mundial.
  3. O espaço industrial brasileiro: a concentração e dispersão espacial da indústria e a estrutura industrial.
  4. O espaço industrial brasileiro: a dinâmica da agricultura diante da industrialização e a luta pela terra.
  5. A população brasileira: crescimento, estrutura e movimentos da população no território.
  6. A urbanização brasileira: o processo de urbanização e as redes urbanas.
  7. Os domínios naturais e a questão ambiental: a interação entre os elementos da natureza; problemas do meio ambiente.
  8. Os aspectos regionais: do Centro-Sul, do Nordeste e da Amazônia.

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HISTÓRIA

Orientação geral
A prova de História tem por objetivo mais geral avaliar competências e habilidades básicas presentes no ensino da História, partindo de conteúdos que privilegiam os aspectos socioculturais, políticos e econômicos do processo histórico nos últimos quinhentos anos.

Conteúdo programático

DA COLÔNIA AOS TEMPOS ATUAIS.

1. Aspectos socioculturais

1.1 (Des) Encontro entre as culturas indígenas e a européia. Passado e presente. Permanências e mudanças.

1.2 Relações entre as culturas africanas e a européia. Passado e presente. Permanências e mudanças.

1.3 Brasil, país multiético e multicultural

Conflitos históricos e resistências cotidianas
Movimentos culturais e formas cotidianas de expressão artística. Passado e presente.

2. Aspectos político-administrativos:

2.1. Organização político-administrativa colonial.

2.2. Formação e consolidação do Estado brasileiro durante o século XX.

2.3. República: do coronelismo às estruturas atuais de poder. Oligarquias, ditaduras, populismo, resistências e democracia.

3. Aspectos sócioeconômicos:

3.1. Relações metrópole-colônia: as economias açucareira e mineira.

3.2. Organização da economia cafeeira no Vale do Paraíba e Oeste Paulista.

3.3. Crescimento urbano e o processo de industrialização brasileiro.

3.4. Mudanças na ordem econômica mundial e suas repercussões sobre a sociedade e a economia brasileiras.

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LÍNGUA ESTRANGEIRA

As Línguas Estrangeiras, no contexto de um curso superior, de modo geral, possuem função específica: proporcionam a oportunidade de desenvolvimento de determinadas estratégias de aprendizagem e, ao mesmo tempo, são ferramentas de estudo – facilitam ao aluno universitário a compreensão de textos necessários para sua formação e para o acesso a informações atualizadas.

Orientação geral
A prova de Língua Estrangeira constará de questões visando à avaliação da capacidade de compreensão de textos relacionados à área de Educação. Serão considerados, para a seleção de textos, os seguintes critérios: atualidade, autenticidade (textos não traduzidos, nem adaptados), variedade de fontes e registros.

Conteúdo programático

Com o objetivo de avaliar a competência do candidato no que tange à compreensão leitora de um texto em Língua Estrangeira, esta prova visa a verificar o conhecimento dos seguintes aspectos:

  1. Lingüísticos:
    1. elementos lexicais;
    2. processos de determinação e adjetivação;
    3. recursos de identificação das pessoas e da impessoalização;
    4. significados e usos de modos e tempos verbais;
    5. marcadores de tempo e espaço;
    6. marcadores discursivos.
  2. Estratégico-discursivos, quanto à capacidade de:
    1. identificar o sentido global de um texto;
    2. localizar informações específicas em um texto;
    3. utilizar estratégias de inferência;
    4. estabelecer relações entre elementos lingüísticos e não-lingüísticos;
    5. identificar diferentes tipos de: contexto situacional; organização textual, tanto no que tange à sua forma quanto à sua finalidade.

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LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

Orientação geral
A prova pretende verificar a capacidade de utilização de diferentes linguagens, na leitura e na produção de textos. A leitura e a plurissignificação; os diferentes tipos de textos; os diversos registros lingüísticos. A compreensão, a análise e a síntese; a elaboração lógica e crítica do texto escrito.

Parte discursiva
Produção de texto em prosa e o uso da variedade culta da Língua, a hierarquização, a organização e a correlação de idéias; a argumentação.

Parte objetiva
A leitura de múltiplas linguagens e a construção de sentidos; a linguagem verbal em suas diferentes manifestações; o texto literário e o informativo; o jornalístico, o científico e o humorístico. O uso de diferentes recursos lingüísticos e suas relações com a significação: a metáfora e a metonímia; a ambigüidade, a ironia e a redundância; relações de coesão e coerência. A utilização de procedimentos de escritura e reescritura, e suas relações com a manutenção e a alteração do sentido.

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MATEMÁTICA

Orientação geral
As questões da prova de Matemática serão formuladas visando a avaliar os candidatos quanto ao desenvolvimento do raciocínio lógico e à identificação e aplicação dos conhecimentos específicos relativos ao conteúdo programático para a resolução de problemas da vida cotidiana.

Conteúdo programático

  1. Conjuntos: conceitos básicos. Operações com conjuntos.
  2. Relações, funções: definição. Notação. Domínio e imagem. Sistema cartesiano ortogonal. Gráficos.

2.1. Funções do 1º grau. Sistemas de equações lineares.

2.2. Função quadrática. Gráfico. Cálculo dos zeros da função.

  1. Conjuntos numéricos.
3.1 Conjunto N dos números naturais. Sistemas de numeração.

3.2 Conjunto Z dos números inteiros. Relação de ordem. Operações.

3.3 Conjunto Q dos números racionais. Frações e números decimais. Relação de ordem. Operações.

  1. Razões e proporções: propriedades das proporções. Regra de três. Porcentagem.
  1. Geometria bidimensional e tridimensional.
  2. 5.1. Ponto, reta e plano. Semi-reta, segmento de reta. Ângulo. Posições relativas de retas e planos. Figuras planas: polígonos e círculo. Cálculo de áreas.

    5.2. Sólidos geométricos. Reconhecimento e propriedades.

  3. Sistema internacional de medidas. Medidas/unidades de comprimento, área, volume, massa, tempo e ângulo.

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QUÍMICA

Orientação geral
A prova de Química constará de questões que visam a distinguir e caracterizar os diferentes fenômenos naturais, assim como constatar as integrações entre os dados experimentais e as construções teóricas de Química.

Conteúdo programático

  1. Matéria, substância e corpo.
  2. Estados físicos da matéria
  3. Átomos, elementos e moléculas.
  4. Substâncias puras e misturas. Processos de separação de misturas.
  5. Fenômenos químicos e fenômenos físicos.
  6. O ambiente.

6. 1 Ar: constituição química e importância.
6. 2 Água: constituição química e importância.
6. 3 Terra: importância para os seres vivos.
6. 4 Tipos de poluição.

  1. Classificação periódica dos elementos: constituição e principais grupos.
  2. Funções inorgânicas: identificação e nomenclatura.
  3. Reações químicas: conceito e classificação.
  4. Noções de cálculo químico: massas de átomos e moléculas, Mol e volume.
  5. Leis de Lavoisier e Proust.
  6. Acidez e basicidade, escala de pH.

Funções orgânicas: identificação e nomenclatura das funções hidrocarbonetos, álcoois, éteres, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos.

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CECIERJ - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

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