Curso
de Licenciatura em Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino
Fundamental a Distância

OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de Licenciatura em Pedagogia para as Séries Iniciais do
Ensino Fundamental a Distância da UERJ/CEDERJ e da UNIRIO/CEDERJ
tem como objetivo habilitar o professor de Pedagogia para ser:
- Um intelectual crítico,
capaz de responder às novas exigências educacionais a partir
de sua prática reflexiva e de base sólida de conhecimentos e
saberes historicamente construídos, com qualidade acadêmica e
social.
- Um educador comprometido
com a educação inclusiva e com a diversidade cultural para a
construção de uma sociedade justa, igualitária e
fundamentalmente ética, ou seja, para uma cidadania ativa.
- Um professor para atuar
nas séries iniciais do Ensino Fundamental, conforme o
preconizado pela Lei 9394/96, levando em consideração as suas
condições de trabalho, sua formação inicial e a
possibilidade de transformação dessa realidade.
Os objetivos específicos do
curso são:
- Refletir sobre a prática,
reformulando-a quando necessário.
- Articular os conteúdos
das quatro grandes áreas do conhecimento da prática educativa
– Fundamentos, Linguagens, Ciências Sociais e Ciências
Exatas e da Natureza.
- Enriquecer a sua prática
pedagógica.
- Formular um projeto
pedagógico.
- Participar ativamente na
rede virtual de formação continuada.
TITULAÇÃO
Licenciado em
Pedagogia
DURAÇÃO
Máxima - 15
semestres
Mínima - não determinada
O QUE FAZ O
PROFISSIONAL
O licenciado em
Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental atua no
magistério, no ensino fundamental, e deve ter o seguinte perfil:
- Trata-se de um
profissional que se percebe como ser político, cuja
consciência coletiva decorre das relações que se estabelecem
entre a formação educativa e o contexto social do qual faz
parte..
- Pretende-se uma formação
do educador articulada com diferentes situações de trabalho do
profissional - como professor, educador e pesquisador -,
formação essa capaz de analisar e criticar os problemas da
prática pedagógica e de intervir e aperfeiçoar as propostas
educativas nos diferentes campos da educação formal e
não-formal.
- Sustenta-se que um
pedagogo bem qualificado deve ser capaz de interagir no mercado
de trabalho, na sua comunidade, na sociedade como um todo, de
forma crítica e participativa, tendo como meta contribuir para
o desenvolvimento da cidadania plena.
- Um ponto importante a
ressaltar neste perfil é que a docência é considerada como a
base de sua formação. Aliás, a Lei 9394/96, no parágrafo
único do artigo 67, consolida esta posição, ao determinar que
"a experiência docente é pré-requisito para o exercício
profissional de quaisquer outras funções de magistério."
- Este profissional será
habilitado a atuar no ensino, na organização, coordenação e
gestão de unidades educacionais e na produção e difusão do
conhecimento em diferentes áreas de educação formal e
não-formal, tendo a docência como base de sua identidade
profissional.
- Concluindo, esse educador
deverá exercer a cidadania ativa e contribuir para a formação
de "sujeitos plenos", ou seja, aqueles que unam à sua
prática cotidiana o racional, o emocional, o estético e o
ético - político. Assim, a formação desse educador implica
um comprometimento com a educação inclusiva, considerando todas
as diferenças, sejam elas sociais, culturais, éticas,
étnicas, de gênero, das pessoas com necessidades especiais,
entre outras. Trabalhar com essa inclusão significa produzir e
socializar saberes não fragmentados, através de reflexão
crítica e de um complexo debate ético/estético que contemple
novas linguagens.
- Ele, enunciador de sua
própria palavra, deve questionar, analisar, contribuir,
intervir e possibilitar a transformação da realidade
educacional brasileira, atuando nos diferentes espaços sócio -
culturais.
ONDE ATUA
Este profissional
será habilitado a atuar no ensino, na organização, coordenação
e gestão de unidades educacionais e na produção e difusão do
conhecimento em diferentes áreas de educação formal e
não-formal, tendo a docência como base de sua identidade
profissional.
ONDE
SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DO CURSO |
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UERJ:
Rua São Francisco Xavier, 524 – 12º andar -
Maracanã
CEP: 20530-000 – Rio de Janeiro – RJ |
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UNIRIO:
Centro de Ciências Humanas, téreo
Av. Pasteur, 458 – Urca
CEP: 22290-240 - Rio de Janeiro – RJ |
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ONDE SE LOCALIZA A TUTORIA A DISTÂNCIA |
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UERJ:
Rua São Francisco Xavier, 524 – 12º andar -
Maracanã
CEP: 20530-000 – Rio de Janeiro – RJ |
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UNIRIO:
Centro de Ciências Humanas, téreo
Av. Pasteur, 458 – Urca
CEP: 22290-240 - Rio de Janeiro – RJ |
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ONDE SE LOCALIZAM OS PÓLOS
Bom
Jesus do Itabapona |
Pólo do
CEDERJ
Rua Tenente José Teixeira, 147/1ºandar - Centro |
Cantagalo |
Pólo do
CEDERJ
Rua Chapot Prevost, 157 – Centro |
Nova
Friburgo |
IPRJ –
UERJ
Rua Alberto Rangel, s/nº – Vila Nova |
Paracambi |
CIEP Nicola
Salzano
Rua Alberto Léo Cardoso, s/nº – Centro |
Piraí |
Pólo do
CEDERJ
Rua Roberto Silveira, 86 – Centro |
Rio
de Janeiro |
UERJ –
Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524/12º andar - Maracanã |
São
Fidélis |
CIEP 420 –
Joaquim M. Brandão
Rua Elysio da Costa Santos, s/nº – Dirley P. de Abreu |
São
Francisco de Itapabona |
CIEP 470 –
Celso M. Cordeiro
Rua Antônio Pinheiro Filho, 2 – Centro |
Três
Rios |
Escola
Municipal Walter Franklin
Rua Marechal Deodoro, 117 – Centro |
Volta
Redonda |
Colégio
Profª Delce Horta Delgado
Rua 560, nº 212 – Nossa Senhora das Graças |
ONDE SE
LOCALIZA O CONSÓRCIO CEDERJ
Rua Visconde de Niterói, 1364, Mangueira
20943-001 - Rio de Janeiro - RJ
Tels: (21) 2299-4565 Fax: (21) 2568-0725
E-mail: cederj@cederj.rj.gov.br
Homepage: www.cederj.edu.br
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