3º Vestibular do Consórcio CEDERJ
  1ª Seleção Pública para Licenciatura em Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental


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Curso de Licenciatura em Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental a Distância


OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de Licenciatura em Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental a Distância da UERJ/CEDERJ e da UNIRIO/CEDERJ tem como objetivo habilitar o professor de Pedagogia para ser:
  • Um intelectual crítico, capaz de responder às novas exigências educacionais a partir de sua prática reflexiva e de base sólida de conhecimentos e saberes historicamente construídos, com qualidade acadêmica e social.
  • Um educador comprometido com a educação inclusiva e com a diversidade cultural para a construção de uma sociedade justa, igualitária e fundamentalmente ética, ou seja, para uma cidadania ativa.
  • Um professor para atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, conforme o preconizado pela Lei 9394/96, levando em consideração as suas condições de trabalho, sua formação inicial e a possibilidade de transformação dessa realidade.

Os objetivos específicos do curso são:

  • Refletir sobre a prática, reformulando-a quando necessário.
  • Articular os conteúdos das quatro grandes áreas do conhecimento da prática educativa – Fundamentos, Linguagens, Ciências Sociais e Ciências Exatas e da Natureza.
  • Enriquecer a sua prática pedagógica.
  • Formular um projeto pedagógico.
  • Participar ativamente na rede virtual de formação continuada.

TITULAÇÃO
Licenciado em Pedagogia

DURAÇÃO
Máxima - 15 semestres
Mínima - não determinada

O QUE FAZ O PROFISSIONAL
O licenciado em Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental atua no magistério, no ensino fundamental, e deve ter o seguinte perfil:

  • Trata-se de um profissional que se percebe como ser político, cuja consciência coletiva decorre das relações que se estabelecem entre a formação educativa e o contexto social do qual faz parte..
  • Pretende-se uma formação do educador articulada com diferentes situações de trabalho do profissional - como professor, educador e pesquisador -, formação essa capaz de analisar e criticar os problemas da prática pedagógica e de intervir e aperfeiçoar as propostas educativas nos diferentes campos da educação formal e não-formal.
  • Sustenta-se que um pedagogo bem qualificado deve ser capaz de interagir no mercado de trabalho, na sua comunidade, na sociedade como um todo, de forma crítica e participativa, tendo como meta contribuir para o desenvolvimento da cidadania plena.
  • Um ponto importante a ressaltar neste perfil é que a docência é considerada como a base de sua formação. Aliás, a Lei 9394/96, no parágrafo único do artigo 67, consolida esta posição, ao determinar que "a experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério."
  • Este profissional será habilitado a atuar no ensino, na organização, coordenação e gestão de unidades educacionais e na produção e difusão do conhecimento em diferentes áreas de educação formal e não-formal, tendo a docência como base de sua identidade profissional.
  • Concluindo, esse educador deverá exercer a cidadania ativa e contribuir para a formação de "sujeitos plenos", ou seja, aqueles que unam à sua prática cotidiana o racional, o emocional, o estético e o ético - político. Assim, a formação desse educador implica um comprometimento com a educação inclusiva, considerando todas as diferenças, sejam elas sociais, culturais, éticas, étnicas, de gênero, das pessoas com necessidades especiais, entre outras. Trabalhar com essa inclusão significa produzir e socializar saberes não fragmentados, através de reflexão crítica e de um complexo debate ético/estético que contemple novas linguagens.
  • Ele, enunciador de sua própria palavra, deve questionar, analisar, contribuir, intervir e possibilitar a transformação da realidade educacional brasileira, atuando nos diferentes espaços sócio - culturais.

ONDE ATUA
Este profissional será habilitado a atuar no ensino, na organização, coordenação e gestão de unidades educacionais e na produção e difusão do conhecimento em diferentes áreas de educação formal e não-formal, tendo a docência como base de sua identidade profissional.

ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DO CURSO
UERJ: Rua São Francisco Xavier, 524 – 12º andar - Maracanã
CEP: 20530-000 – Rio de Janeiro – RJ
UNIRIO: Centro de Ciências Humanas, téreo
Av. Pasteur, 458 – Urca
CEP: 22290-240 - Rio de Janeiro – RJ
 
ONDE SE LOCALIZA A TUTORIA A DISTÂNCIA
UERJ: Rua São Francisco Xavier, 524 – 12º andar - Maracanã
CEP: 20530-000 – Rio de Janeiro – RJ
UNIRIO: Centro de Ciências Humanas, téreo
Av. Pasteur, 458 – Urca
CEP: 22290-240 - Rio de Janeiro – RJ


ONDE SE LOCALIZAM OS PÓLOS

Bom Jesus do Itabapona Pólo do CEDERJ
Rua Tenente José Teixeira, 147/1ºandar - Centro
Cantagalo Pólo do CEDERJ
Rua Chapot Prevost, 157 – Centro
Nova Friburgo IPRJ – UERJ
Rua Alberto Rangel, s/nº – Vila Nova
Paracambi CIEP Nicola Salzano
Rua Alberto Léo Cardoso, s/nº – Centro
Piraí Pólo do CEDERJ
Rua Roberto Silveira, 86 – Centro
Rio de Janeiro UERJ – Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524/12º andar - Maracanã
São Fidélis CIEP 420 – Joaquim M. Brandão
Rua Elysio da Costa Santos, s/nº – Dirley P. de Abreu
São Francisco de Itapabona CIEP 470 – Celso M. Cordeiro
Rua Antônio Pinheiro Filho, 2 – Centro
Três Rios Escola Municipal Walter Franklin
Rua Marechal Deodoro, 117 – Centro
Volta Redonda Colégio Profª Delce Horta Delgado
Rua 560, nº 212 – Nossa Senhora das Graças

ONDE SE LOCALIZA O CONSÓRCIO CEDERJ
Rua Visconde de Niterói, 1364, Mangueira
20943-001 - Rio de Janeiro - RJ
Tels: (21) 2299-4565 Fax: (21) 2568-0725
E-mail: cederj@cederj.rj.gov.br
Homepage: www.cederj.edu.br

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