Reclassificações/Convocações

Vestibular UFF 2012
>> Últimas informações >> Processos de reclassificação/remanejamento e Convocação
>> Calendário dos Processos >> Locais de Divulgação

>> Locais de pré-matrícula

>> Documentação

>> Subitem 11.8 do Edital >> SiSU 
Últimas informações (Aqui você encontrará informações atualizadas sobre as reclassificações/remanejamentos e convocações)


O 7º Processo de Reclassificação está disponível.   A pré-matrícula será no dia 5 de dezembro, quarta-feira, na coordenação do respectivo curso.



Para informações sobre chamadas pela Lista de Espera do SiSU 2012-2ª Edição, clique aqui


Os novos processos de reclassificação somente ocorrerão após a inscrição em disciplinas dos vestibulandos ingressantes no 2º semestre letivo de 2012, em cronograma a ser definido pela COSEAC posteriormente.
Para maiores informações sobre o novo calendário acadêmico acesse a página da PROGRAD: www.prograd.uff.br


Para informações sobre chamadas do Edital Suplementar: Edital 4: clique aqui    |   
Edital 5: clique aqui.


Chamadas encerradas: Edital Suplementar nº 3 e SiSU 2012-1ª Edição (1º semestre)


O candidato deverá manter seus dados atualizados junto à COSEAC.
 

Dos processos de Reclassificação/Remanejamento (item 11 do Edital)

Remanejamento - convocação de candidato já matriculado para mudança de semestre e/ou turno, desde que o mesmo tenha formalizado interesse no remanejamento (no ato da pré-matrícula anterior).  Em relação aos cursos de Engenharia ou com duas opções de modalidade (Bacharelado e Licenciatura), o candidato matriculado e/ou inscrito em disciplinas também poderá ser remanejado de curso, da 2ª para a 1ª opção de curso.
Reclassificação
- convocação de candidatos aprovados ainda não convocados para pré-matrícula.

Por ocasião da pré-matrícula, o candidato deverá formalizar seu interesse em ser – ou não – futuramente remanejado, de acordo com o subitem 10.6 do Edital, assinando a lista de presença na área correspondente ao seu desejo.

As vagas não preenchidas em decorrência das faltas aos processos de pré-matrícula e de inscrição em disciplinas e de desistências de candidatos matriculados serão ocupadas, respeitando-se a ordem imediata da classificação, por candidatos convocados através dos processos de remanejamento e reclassificação.

Após a formalização prevista no subitem 11.8, a PROAC, poderá efetuar outros processos de remanejamento e de reclassificação, considerando o previsto nos subitens 11.1 e 11.2. As datas da divulgação e da pré-matrícula desses processos serão informadas no endereço eletrônico <http://www.vestibular.uff.br/2012> e na COSEAC (Av. Visconde de Rio Branco, s/nº – Campus do Gragoatá – bloco C – térreo – São Domingos - Niterói – RJ).


Os processos de remanejamento e de reclassificação obedecerão aos critérios estabelecidos nos subitens 8.8, 8.9, 8.10, 8.11 e 10.6 do Edital.
 

O candidato reclassificado que, por qualquer motivo, não efetuar a pré-matrícula ou não apresentar a documentação exigida no prazo estipulado, perderá o direito à vaga, não podendo posteriormente pleitear pré-matrícula, ainda que existam vagas (item 11.6 do Edital).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
O candidato remanejado que não comparecer à inscrição em disciplinas referente ao semestre e/ou turno para o qual foi remanejado terá sua pré-matrícula cancelada, perderá o direito à vaga e será eliminado do concurso (item 11.5 do Edital).

Ainda no ato da pré-matrícula, o candidato matriculado no 1º semestre e o candidato matriculado em curso que oferece vagas apenas no 2º semestre receberão a sua Credencial de Inscrição em Disciplinas, que deverá ser apresentada à Coordenação do Curso na data determinada no quadro a seguir: 

Pré-Matrícula Inscrição em Disciplinas dos
matriculados no 1º semestre
Processo Data
Classificação (Interior, exceto Nova Friburgo) 31 de janeiro
e 1 de fevereiro
28 de fevereiro
Classificação (Niterói e Nova Friburgo) 1 e 2 de fevereiro
1ª Reclassificação/ 1º Remanejamento 13 de fevereiro 27 de fevereiro
2ª Reclassificação/ 2º Remanejamento 29 de fevereiro a ser informada no ato da matrícula
formalização de interesse - 01/3/2012 no interior e outros estados e nos dias 1 e 2/3/2012 em Niterói 
(somente os candidatos que formalizarem o interesse de acordo com o item 11.8 do Edital terão a expectativa de convocação para a futuras Reclassificações).
3ª Reclassificação/ 3º Remanejamento 09 de março a ser informada no ato da matrícula
4ª Reclassificação/ 4º Remanejamento 16 de março a ser informada no ato da matrícula
5ª Reclassificação/ 5º Remanejamento 22 de março a ser informada no ato da matrícula
6ª Reclassificação 27 de novembro a ser informada no ato da matrícula
7ª Reclassificação 5 de dezembro a ser informada no ato da matrícula


Para os dois primeiros processos de reclassificação, o candidato matriculado no 2º semestre e que tenha formalizado o interesse no remanejamento receberá o Recibo de pré-matrícula. Nesse caso, deverá acompanhar, obrigatoriamente,  os remanejamentos previstos para os dias 10/02/2012 e 28/02/2012.  Caso o candidato seja remanejado para o 1º semestre, deverá comparecer na data, horário e local estipulados para efetuar o remanejamento.   Neste momento, o candidato remanejado receberá sua Credencial de Inscrição em Disciplinas.   O não comparecimento na Inscrição em Disciplinas implicará a perda da vaga (subitem 11.5  do Edital).  Os candidatos matriculados no 2º semestre e que optaram em não serem remanejados, deverão imprimir a Credencial de Inscrição em Disciplinas no dia 4/7, no site do concurso.

O candidato que não comparecer no prazo estipulado para a sua inscrição em disciplinas perderá o direito à vaga (subitem 10.7 do Edital).  Após o candidato efetivar a sua Inscrição em Disciplinas, já na condição de aluno, não poderá ser remanejado de turno/semestre, de acordo com o subitem 11.3 do Edital do Concurso, ressalvado o disposto no subitem 11.4 do Edital, exclusivamente para os candidatos aos cursos de Engenharia, exceto Engenharia Química, ou candidatos que estejam inscritos na modalidade correspondente a sua segunda opção.

Os candidatos com situação NÃO CLASSIFICADO deverão ficar atentos às divulgações dos processos de reclassificação (subitens 11.7 e 11.9 do Edital) e de formalização de interesse (subitem 11.8 do Edital).  Veja calendário.
 
Após a formalização prevista no subitem 11.8, a PROAC, poderá efetuar outros processos de remanejamento e de reclassificação, considerando o previsto nos subitens 11.1 e 11.2. As datas da divulgação e da pré-matrícula desses processos serão informadas no endereço eletrônico <http://www.vestibular.uff.br/2012> e na COSEAC,
sendo de exclusiva responsabilidade do candidato seu acompanhamento.   A data e local da inscrição em disciplinas nesses processos serão informados no ato da pré-matrícula.
 

Se após o último processo de remanejamento o candidato matriculado permanecer no 2º semestre e não tiver sua Credencial de Inscrição em Disciplinas, ou desejar imprimir uma segunda via, poderá acessar a página do concurso e imprimir sua credencial a partir do dia 4/07/2012.

 

Calendário dos Processos

As datas de divulgação dos processos de reclassificação e remanejamento, assim como a Formalização de Interesse do subitem 11.8 do Edital, são as indicadas no quadro a seguir:


Atenção.: 
Caso o candidato seja remanejado do 2º semestre para o 1º semestre, deverá comparecer na data, horário e local estipulados para efetuar o remanejamento para o qual for convocado. Neste momento, o candidato remanejado receberá sua Credencial de Inscrição em Disciplinas ou Recibo de pré-matrícula.   O não comparecimento na Inscrição em Disciplinas implicará a perda da vaga (subitem 11.5  ou 11.7 do Edital, conforme o caso).
 
Locais de Divulgação dos Processos
A divulgação dos processos de reclassificação/remanejamento será feita na página  <http://www.vestibular.uff.br/2012> e em Niterói, no Campus do Gragoatá, Bloco C, térreo - São Domingos.
 
Locais de pré-matrícula

Demais processos de reclassificação do 1º semestre
Os locais e horários de pré-matrícula dos dois primeiros processos de reclassificação/remanejamento foram alterados pela Nota Oficial nº 9.

Dois primeiros processos de reclassificação
Os locais e horários de pré-matrícula dos dois primeiros processos de reclassificação/remanejamento foram alterados pela Nota Oficial nº 9.

Classificação Final

Cursos com Sede em Niterói

A pré-matrícula dos candidatos a vagas nos cursos ministrados em Niterói será realizada no Campus do Gragoatá – blocos B, C, D e E – São Domingos – Niterói - RJ, nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2012. Os candidatos classificados para o 1º SEMESTRE deverão fazer a pré-matrícula, preferencialmente, no dia 2 e os classificados para o 2º SEMESTRE, preferencialmente, no dia 3. Em ambos os dias, o horário de atendimento será das 12 às 18 horas, conforme agendamento disponível na página de consulta ao Resultado Final.

Cursos com sede nos demais municípios
A pré-matrícula dos candidatos classificados e reclassificados/remanejados pelos 2 primeiros processos será realizada de acordo com o local, a data e o horário descritos no quadro a seguir, independentemente do semestre para o qual tenham sido classificados.

Município

Local e Endereço

Data

Horário

Pré-Matrícula da
Classificação Final

Niterói

Campus do Gragoatá – blocos B, C, D e E – São Domingos - Niterói - RJ

2 e 3/2/2012

Das 12 às 18 horas

Angra dos Reis

Pólo UFF Professor Jair Travassos
Avenida dos Trabalhadores s/n° - Jacuecanga

31/1/2012 e 1/2/2012

Das 12 às 18 horas

Campos dos Goytacazes

Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional

Rua José do Patrocínio, 71 - Centro

31/1/2012 e 1/2/2012

Das 12 às 18 horas

Itaperuna

Escola Municipalizada Águas Claras
(Antiga Escola Municipalizada Prof.ª Conselheira Esmeralda Bussade)
R. Jornalista José Américo Garcia, s/nº - Presidente Costa e Silva

31/1/2012 e 1/2/2012

Das 14 às 18 horas

Macaé

Cidade Universitária

Rua Aloísio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavalheiros

31/1/2012 e 1/2/2012

Das 12 às 18 horas

Miracema

Escola Municipalizada Prof. Álvaro Augusto da Fonseca Lontra
Avenida Deputado Luiz Fernando Linhares s/n° - Cidade Nova

31/1/2012 e 1/2/2012

Das 12 às 18 horas

Nova Friburgo

Pólo Universitário de Nova Friburgo
Rua Silvio Henrique Braune, 22 – Centro

1 e 2/2/2012

Das 9 às 13 horas

Rio das Ostras

Pólo Universitário de Rio das Ostras

Rua Recife, quadra 7 – lotes de 1 a 7 – Jardim Bela Vista

31/1/2012 e 1/2/2012

Das 12 às 18 horas

Santo Antônio de Pádua

Consulte a Nota Oficial nº 6

31/1/2012 e 1/2/2012

Das 12 às 18 horas

Volta Redonda

Consulte a Nota Oficial nº 6

31/1/2012 e 1/2/2012

Das 12 às 18 horas

O candidato que, se chamado, não comparecer à pré-matrícula ou não apresentar a documentação indispensável, de acordo com o disposto no subitem 10.5 do Edital, será eliminado do concurso e perderá o direito à vaga. Aquele candidato que não comparecer à inscrição em disciplinas referente ao semestre e/ou turno no qual foi matriculado (subitem 10.7 do Edital) ou para o qual foi remanejado também terá sua pré-matrícula cancelada, perderá o direito à vaga e será eliminado do concurso (subitem 11.5 do Edital).
 

Documentação

O candidato que, se chamado, não apresentar a documentação indispensável, de acordo com o disposto no item 10.5 do Edital, será eliminado do concurso e perderá o direito à vaga. 

Por ocasião da pré-matrícula ou da troca de Credencial (apenas para os remanejados):

 - o candidato remanejado deverá apresentar um documento de identificação válido, bem como o Recibo de pré-matrícula ou Credencial de Inscrição em Disciplinas.  
 
 - o candidato classificado ou reclassificado
deverá apresentar os originais, entregar uma fotocópia não colorida de cada um dos documentos relacionados a seguir, além de uma fotografia 3 x 4 recente.

  • Cédula de Identidade com foto e assinatura recentes, a fim de permitir fácil identificação;

  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;

  • Certificado de Reservista ou prova de estar em dia com suas obrigações militares, se do sexo masculino e maior de dezoito anos;

  • Título de Eleitor e comprovante de estar em dia com a Justiça Eleitoral, se maior de dezoito anos;

  • Histórico Escolar com conclusão de curso de Ensino Médio ou de curso equivalente e Certificado ou Diploma de Conclusão de curso de Ensino Médio ou de curso equivalente;

  • Certificação do Ensino Médio emitido pela Secretaria Estadual de Educação ou órgão equivalente, se o candidato obteve a certificação de Ensino Médio por meio da realização do ENEM;

  • Declaração de Equivalência ao Ensino Médio emitida pelo órgão competente da Secretaria de Estado de Educação, se portador de documentação expedida por instituições estrangeiras.

A falta de qualquer dos documentos enumerados anteriormente implicará a não efetivação da pré-matrícula pelo Departamento de Administração Escolar da UFF (subitem 10.5.1).
No ato da pré-matrícula, os originais dos documentos apresentados serão restituídos após confronto com suas fotocópias.  As fotocópias dos documentos deverão estar nítidas a fim de que possam ser lidas após a digitalização.

Obs.: A pré-matrícula do candidato poderá ser feita pelo próprio, por pai, mãe ou irmão, desde que comprovado o grau de parentesco; por seu representante legal, desde que comprovada a representação; ou mediante procuração simples, consignando a seu mandatário a expressa incumbência de efetuar sua pré-matrícula.  
 
 

Formalização do interesse em futuras reclassificações (subitem 11.8 do Edital)

Clique aqui para fazer o download do arquivo com a relação de candidatos aptos para formalizar o interesse em reclassificação/convocação (formato PDF).
A lista é apenas para reclassificação de candidatos.  Não existe lista de formalização para remanejamento fora dos eventos de pré-matrícula. 


Para o procedimento previsto no subitem 11.8 do Edital, o candidato deverá comparecer a qualquer um dos locais indicados no quadro a seguir, nas datas e horário respectivos, munido do documento de identificação. No caso de seu impedimento, o candidato poderá ser representado por pai, mãe ou irmão, desde que comprovado o grau de parentesco, ou, ainda, por representante legal, mediante procuração pública, consignando a seu mandatário a expressa incumbência para este fim.
 

Município

Local e endereço

Datas

Horário

Niterói (RJ)

Instituto de Letras da UFF
Avenida Visconde de Rio Branco, s/nº – Campus do Gragoatá – bloco C
– térreo – São Domingos – Niterói.

1 e 2/3/2012

Das 10 às 16 horas

Campos dos  Goytacazes (RJ)

Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional

Rua José do Patrocínio, 71 - Centro

1/3/2012

Das 16 às 20 horas

Nova  Friburgo (RJ)

Pólo Universitário de Nova Friburgo
Rua Silvio Henrique Braune, 22 – Centro.

1/3/2012

Das 10 às 12 horas

Rio das Ostras (RJ)

Pólo Universitário de Rio das Ostras

Rua Recife, quadra 7 – lotes de 1 a 7 – Jardim Bela Vista

1/3/2012

Das 10 às 13 horas

Santo Antônio de Pádua (RJ)

INFES - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior
Rua João Jazbik, s/nº – Aeroporto – Santo Antônio de Pádua

1/3/2012

Das 17 às 19 horas

Volta  Redonda (RJ)

Escola de Engenharia Ind. Metalúrgica de V.Redonda

Av. dos Trabalhadores, 420 - Vila Santa Cecília

1/3/2012

Das 13 às 18 horas

O candidato que não cumprir o procedimento indicado no subitem 11.8.2 do Edital ainda poderá ser chamado para a futuras reclassificações, desde que compareça à COSEAC - Campus do Gragoatá – bloco C – térreo – Niterói - RJ - em 5/3/2012, das 10 às 14 horas, impreterivelmente. No caso de seu impedimento, o candidato poderá ser representado por pai, mãe ou irmão, desde que comprovado o grau de parentesco; por seu representante legal, desde que comprovada a representação; ou mediante procuração simples, consignando a seu mandatário a expressa incumbência de efetuar sua pré-matrícula.
Em relação a cada curso, os candidatos que não atenderem às determinações dispostas no subitem 11.8.2, passarão a ocupar, na lista de espera para futuras reclassificações, posições posteriores ao candidato colocado em último lugar em seu curso, obedecendo-se, na colocação desses candidatos, à ordem decrescente de suas notas finais (subitem 11.8.3).

Clique aqui para ler a Retificação nº 1 ao Edital e que diz respeito à formalização

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: a formalização referida no subitem 11.8 não implica na obrigatoriedade de convocação futura do candidato, muito menos destina vaga ao mesmo.   Os candidatos serão convocados apenas para o curso no qual se inscreveram.     

SiSU 2012


 
Informações sobre o SiSU 2012 para ingresso na UFF: clique aqui
 
DÚVIDAS SOBRE A pré-matrícula
Se você tiver dúvidas sobre a documentação, entre em contato com o DAE: 
DAE - Departamento de Administração Escolar
dae@proac.uff.br
Prédio da Reitoria da UFF - Rua Miguel de frias, 9 - 2º andar - Icaraí - Niterói
Tels.: 0xx21-2629-5084 / 2629-5085 / 2629-5086
   
COSEAC - Coordenação de Seleção Acadêmica.
Universidade Federal Fluminense
Av. Visconde de Rio Branco, s/n -
Campus do Gragoatá - Bloco C - Térreo - São Domingos
Niterói - RJ - CEP: 24210-350
Tels.:(21)2629-2805/2629-2806 - Tel/Fax: (21) 2629-2804 / 2629-2820