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ETAPA

dia 11/01/99

GRUPO A - PROVA DE BIOLOGIA

1a Questão: (1,0 ponto)

O PULSO

T. Belotto, Arnaldo Antunes, M. Fromer

O pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa
Peste bubônica, câncer, pneumonia
Raiva, rubéola, tuberculose, anemia
Rancor, cisticercose, caxumba, difteria
Encefalite, laringite, gripe, leucemia
E o pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa
Hepatite, escarlatina, estupidez, paralisia
Toxoplasmose, sarampo, esquizofrenia
Úlcera, trombose, coqueluche, hipocondria
Sífilis, ciúmes, asma, cleptomania
E o corpo ainda é pouco
O corpo ainda é pouco assim
Reumatismo, raquitismo, cistite, disritmia,
Hérnia, pediculose, tétano, hipocrisia,
Brucelose, febre tifóide, arteriosclerose, miopia,
Catapora, culpa, cárie, câimbra, lepra, afasia
O pulso ainda pulsa
O corpo ainda é pouco
Ainda pulsa
Ainda é pouco assim

Com relação às doenças mencionadas na canção O PULSO:

a) Indique as doenças de origem exclusivamente bacteriana.

Resposta:
Peste bubônica, tuberculose, difteria, escarlatina, coqueluche, sífilis, tétano, brucelose, febre tifóide, cárie e lepra.

b) Indique as doenças de origem exclusivamente viral.

Resposta:
Raiva, rubéola, caxumba, gripe, sarampo e catapora.

c) Cite as infecções produzidas por microorganismos do gênero Mycobacterium.

Resposta:
Tuberculose e lepra.

d) Identifique a doença transmitida por microorganismos do gênero Salmonella e explique sua forma de transmissão.

Resposta:
Febre tifóide. É transmitida pela água e alimentos contaminados com fezes humanas.

2a Questão: (1,0 ponto)

Dois grupos de sementes de estévia foram submetidos, alternadamente, a dez lampejos de luz nos comprimentos de onda de 660 nm (vermelho curto) e 730 nm (vermelho longo). No primeiro grupo, iniciou-se a experiência com o lampejo correspondente ao vermelho longo e no segundo grupo, o primeiro lampejo foi o correspondente ao vermelho curto. Após este tratamento, as sementes de estévia apresentaram alterações fisiológicas importantes.

a) Que substâncias presentes nas sementes respondem aos estímulos lumino-sos usados nessa experiência?

Resposta:
Os fitocromos.

b) Que efeito fisiológico importante o programa de iluminação exerce sobre as sementes em cada um dos dois grupos? Justifique a resposta.

Resposta:
Ao absorver luz a 660 nm o fitocromo vermelho curto é convertido em fitocromo vermelho longo (a forma ativa do pigmento) que está relacionado a várias atividades fisiológicas das plantas como, por exemplo, a germinação das sementes. As duas formas do pigmento são interconversíveis:

fitocromo vermelho curto

660nm
------>
<------

730nm

fitocromo vermelho longo

No 1o grupo a germinação estará ativa pois, a 10a iluminação ocorreu a 660 nm, convertendo o pigmento à forma ativa. Já no 2o grupo, a 10a iluminação ocorreu a 730 nm, convertendo o pigmento à forma inativa, impedindo, assim, a germinação das sementes. Independentemente de quantos lampejos forem dados, as sementes respondem somente ao último deles.

3a Questão: (1,0 ponto)

A mutação em um gene humano provoca cegueira. Com a utilização de técnicas de genética clássica e molecular, verificou-se que este gene está localizado no genoma mitocondrial. Sabe-se que todas as mitocôndrias dos indivíduos afetados pela cegueira não possuem o gene normal, mas sim o gene mutado.

a) Informe a percentagem de filhas e filhos cegos de um casal:

I) cuja mulher é normal e o homem é cego;

Resposta:
filhas: 0%
filhos: 0%

II) cuja mulher é cega e o homem é normal.

Resposta:
filhas: 100%
filhos: 100%

Justifique as respostas ao item a.

Resposta:

Em seres humanos, a herança do genoma mitocondrial é, exclusivamente, materna, pois as mitocôndrias do espermatozóide não penetram no óvulo. Portanto, o pai não transmitirá esta característica (cegueira) para a sua prole. Por outro lado, no caso de a mãe ser afetada (cega), esta característica será transmitida para todos os seus filhos.

4a Questão: (1,0 ponto)

Um pesquisador, realizando experiências a fim de estudar a circulação em grupos de animais, injetou hemácias marcadas radioativamente no átrio esquerdo de tartarugas e coelhos.

Responda:

- Em qual grupo de animais o aparecimento de radioatividade no nível pulmonar poderá ser detectado mais rapidamente? Por quê?

Resposta:

Nas tartarugas será detectada mais rapidamente a radioatividade nos pulmões, pois nestas o sangue arterial mistura-se ao venoso no ventrículo que não possui separação completa. Sendo assim, o sangue proveniente do átrio direito irá se misturar ao sangue venoso no ventrículo, indo esta mistura, diretamente, para os pulmões.

Já nos coelhos, o sangue arterial não se mistura com o venoso, uma vez que há dois ventrículos completamente separados. O sangue arterial do átrio esquerdo irá para o ventrículo esquerdo e, via aorta, rede de capilares e veia cava, retornará ao coração (átrio direito) de onde o sangue, então venoso, chegará aos pulmões através da artéria pulmonar. Ou seja, o sangue percorrerá a grande circulação.

5a Questão: (1,0 ponto)

Considere preparações idênticas de mitocôndrias hepáticas isoladas mantidas, adequadamente, em duas condições distintas:

I) em presença de glicose e ADP;

II) em presença de ácido cítrico (citrato) e ADP.

Indique a condição em que se verifica maior consumo de oxigênio. Justifique a resposta.

Resposta:

O consumo de oxigênio é maior em presença de ácido cítrico e ADP. O ácido cítrico é um intermediário do ciclo de Krebs, via metabólica que ocorre na mitocôndria. Nesta via, serão reduzidas moléculas de NAD e FAD que serão reoxidadas na cadeia respiratória, tendo o oxigênio como aceptor final dos elétrons. A liberação de energia na cadeia respiratória é fundamental para a produção de ATP a partir de ADP e Pi. Por outro lado, a glicose é metabolizada no citoplasma das células (glicólise), não havendo enzimas mitocondrias capazes de oxidá-la diretamente.

ATENÇÃO

A solução de cada uma das cinco questões seguintes compreende duas partes.

Na primeira parte, apresenta-se um enunciado seguido de alternativas de respostas. Pode haver mais de uma alternativa correta. Marque com um "x" o interior dos parênteses correspondentes a toda alternativa que apresente resposta correta.

Na segunda parte, deve ser explicada, adequadamente, a escolha de cada alternativa.

6a Questão: (1,0 ponto)

Um fazendeiro semeou trevos de variedade alta em uma área cercada. Após a semeadura reservou metade dessa área para pasto de gado (área A), ficando a outra metade isolada (área B). Três anos depois, um botânico removeu amostras de trevos das áreas A e B, transplantando-as em um jardim experimental. Após algum tempo, o botânico observou diferença no desenvolvi-mento das amostras transplantadas: grande proporção das retiradas da área A era de planta rasteira, enquanto das retiradas da área B, era de planta alta e vigorosa.

a) Assinale, nos parênteses correspondentes, toda alternativa que menciona um fator determinante da diferença observada pelo botânico.

(x) Ocorreu uma adaptação dos trevos ao local em que foram semeados.

(x) Ocorreu o favorecimento de alguns genótipos em relação a outros.

(x) Ocorreu a predominância de indivíduos com fenótipos que aumentavam sua sobrevivência.

b) Explique cada escolha feita no item anterior.

Resposta:

A diferença entre os dois grupos de plantas observados pelo botânico em seu jardim experimental indica a ocorrência de seleção natural no grupo A. Isto contribuiu para a adaptação das plantas ao meio ambiente (área em que o gado pastava), favoreceu alguns genótipos e promoveu o predomínio de fenótipos (plantas rasteiras) que aumentaram a sobrevivência da espécie (trevos).

7a Questão: (1,0 ponto)

O gráfico mostra a velocidade de transporte, através da membrana celular, das substâncias S1 e S2 em função da concentração destas substâncias.

a) Assinale, nos parênteses correspondentes, toda alternativa que indica o mecanismo de transporte revelado pelo gráfico acima.

( ) A substância S2 é transportada por difusão simples e o transporte de S1 se faz ativamente.

(x) O transporte da substância S2 é mediado por carreador.

(x) A substância S1 é transportada por difusão simples.

(b) Explique cada escolha feita no item anterior.

Resposta:

O transporte da substância S1 é feito por difusão simples, enquanto que a substância S2 é transportada por carreador. Na difusão simples, a velocidade do transporte é diretamente proporcional à concentração da molécula transportada. Já no transporte mediado por carreador, a velocidade de transporte se aproxima de um valor máximo quando a proteína carreadora está saturada (todos os sítios ligantes estão ocupados), pois este transporte depende da ligação da molécula a ser transportada à proteína carreadora.

8a Questão: (1,0 ponto)

wpeF0.jpg (2646 bytes)Aloxano

O aloxano, um derivado do ácido úrico, é uma substância que provoca graves lesões nas células beta das ilhotas pancreáticas de Langerhans. Animais de laboratório, quando tratados com aloxano, apresentam alterações no metabolismo de células de diversos tecidos.

a) Assinale, nos parênteses correspondentes, toda alternativa que corresponde a alterações ocorridas no metabolismo de células de animais tratados com aloxano.

( ) aumento da utilização de glicose pelas células musculares, com estímulo da síntese de glicogênio

(x) redução da utilização de glicose pelas células musculares, com diminuição da síntese de glicogênio

( ) redução da utilização de glicose pelas células musculares, com estímulo da síntese do glicogênio

b) Explique cada escolha feita no item anterior.

Resposta:

A insulina é um hormônio sintetizado e liberado pelas células beta das ilhotas pancreáticas de Langerhans. Sua presença é fundamental para o transporte de glicose em células de diversos tecidos como, por exemplo, células musculares. Com a utilização do aloxano, haverá uma drástica queda da concentração de insulina na circulação, levando a uma redução da concentração e da utilização metabólica da glicose em diversos tecidos. Conseqüentemente, haverá uma diminuição da síntese de glicogênio, pois este polissacarídeo de reserva animal utiliza a glicose como substrato para sua síntese.

9a Questão: (1,0 ponto)

No gráfico a seguir, uma das curvas ilustra o crescimento dos artrópodes e a outra, o dos demais animais.

a) Observe as curvas indicadas por I e II e assinale, nos parênteses correspondentes, toda alternativa que se refere, corretamente, ao crescimento dos artrópodes.

( ) A curva II corresponde ao crescimento dos artrópodes, pois revela etapas de crescimento rápido e de não crescimento.

( ) A curva I está relacionada aos artrópodes pois, por possuírem exoesqueleto rígido, têm o crescimento lento e gradativo ao longo do tempo.

(x) A curva II corresponde ao crescimento dos artrópodes, pois no gráfico está representada a ocorrência de ecdises.

(b) Explique cada escolha feita no item anterior.

Resposta:

A curva II corresponde ao crescimento dos artrópodes. Por terem um exoesqueleto rígido, o crescimento destes animais ocorre por meio de ecdises ou mudas nas quais este exoesqueleto se rompe e é abandonado pelo animal. A partir daí, o exoesqueleto recém-formado, que no início é relativamente mole e flexível, permite o crescimento rápido. Depois que o exoesqueleto endurece, há um período em que não há crescimento acentuado.

10a Questão: (1,0 ponto)

No século XIX, o coelho europeu foi introduzido na Austrália, então muito pouco habitada. A população de coelhos cresceu muito, causando grande impacto ao meio ambiente devido à destruição generalizada da vegetação nativa. Em 1950, conseguiu-se, finalmente, controlar o crescimento da população desses animais.

a) Assinale, nos parênteses correspondentes, toda alternativa que apresenta um método cuja eficácia no controle da população de coelhos pode ser alcançada sem provocar grandes alterações no ecossistema.

(x) introdução de um agente patogênico causador de uma enfermidade letal es-pecífica para coelhos

( ) introdução de grandes felinos para predação

( ) utilização de venenos sobre a vegetação

b) Explique cada escolha feita no item anterior.

Resposta:

Um método eficaz no controle da população de coelhos, e que não provoca grandes alterações no ecossistema, é o da introdução de um agente patogênico (por exemplo, um vírus) causador de uma enfermidade letal que atingiria apenas os coelhos devido à especificidade desse agente. Grandes felinos promoveriam a predação de coelhos e também de diversos outros animais, aumentando o desequilíbrio ecológico. Venenos aplicados sobre a vegetação interfeririam em toda a cadeia alimentar.