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Língua Portuguesa e Literatura Brasileira - Grupo K - 2ª Etapa VESTIBULAR UFF/1997
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira - Grupo K - 2ª Etapa

Esta prova com as respostas

TEXTO I
	Como se constrói uma identidade social ? Como um povo se transforma em Brasil ? A 
   pergunta, na sua discreta singeleza, permite descobrir algo muito importante. É que no meio de
   uma multidão de experiências dadas a todos os homens e sociedades, algumas necessárias à
   própria sobrevivência, como comer, dormir, morrer, reproduzir-se etc. , outras acidentais ou
5  superficiais: históricas, para ser mais preciso - o Brasil foi descoberto por portugueses e não
   por chineses, a geografia do Brasil tem certas características como as montanhas na costa do Centro-Sul,
   sofremos pressão de certas potências européias e não de outras, falamos português e não
   francês, a família real transferiu-se para o Brasil no início do século XIX etc. Cada sociedade (e
   cada ser humano) apenas se utiliza de um número limitado de "coisas" (e de experiências) para
10 construir-se como algo único, maravilhoso, divino e "legal" ...
	Sei, então, que sou brasileiro e não norte-americano, porque gosto de comer feijoada e
   não hambúrguer; porque sou menos receptivo a coisas de outros países, sobretudo costumes e
   idéias; porque tenho um agudo sentido de ridículo para roupas, gestos e relações sociais; porque
   vivo no Rio de Janeiro e não em Nova York; porque falo português e não inglês; porque, ouvindo 
15 música popular, sei distinguir imediatamente um frevo de um samba; porque futebol para mim é
   um jogo que se pratica com os pés e não com as mãos; porque vou à praia para ver e conversar
   com os amigos, ver as mulheres e tomar sol, jamais para praticar um esporte; porque sei que no
   carnaval trago à tona minhas fantasias sociais e sexuais; porque sei que não existe jamais um 
   "não" diante de situações formais e que todas admitem um "jeitinho" pela relação pessoal e pela
20 amizade; porque entendo que ficar malandramente "em cima do muro"  é algo honesto,
   necessário e prático no caso do meu sistema; porque acredito em santos católicos e também nos 
   orixás africanos; porque sei que existe destino e, no entanto, tenho fé no estudo, na instrução e no
   futuro do Brasil; porque sou leal a meus amigos e nada posso negar a minha família; porque,
   finalmente, sei que tenho relações pessoais que não me deixam caminhar 25sozinho neste mundo,
25 como fazem os meus amigos americanos, que sempre se vêem e existem como indivíduos!
	Pois bem: somando esses traços, forma-se uma seqüência que permite dizer quem sou,
   em contraste com o que seria um americano, aqui definido pelas ausências ou negativas que a
   mesma lista efetivamente comporta. A construção de uma identidade social, então, como a 
   construção de uma sociedade, é feita de afirmativas e de negativas diante de certas questões. 
   Tome  uma lista de tudo o que você considera importante - leis, idéias relativas a família, 
30 casamento e sexualidade; dinheiro; poder político; religião e moralidade; artes; comida e prazer
   em geral - e com ela você poderá saber quem é quem.

1ª Questão: (1,0 ponto)

Transcreva o termo a que se refere o pronome destacado em :
"porque sei que não existe jamais um 'não' diante de situações formais e que todas admitem um 'jeitinho' pela relação pessoal e pela amizade; " (linhas 18-20)


2ª Questão: (1,0 ponto)

Transcreva integralmente o trecho em que o autor, de forma mais sintética e conclusiva, define o que seja a construção de uma identidade social.


3ª Questão: (1,0 ponto)

Reescreva o período abaixo, sem alterar-lhe o sentido, substituindo a oração reduzida por outra introduzida por conectivo:
"A pergunta, na sua discreta singeleza, permite descobrir algo muito importante." (linhas 1-2)



TEXTO II

CENÁRIO
PICCHIA, Menotti del. Poesias.
São Paulo: Martins/Secretaria
da Cultura, Ciência e tecnologia, 1978 p.107-111


4ª Questão: (1,0 ponto)

A segunda pessoa verbal indica, no discurso, a pessoa com quem se fala. Com quem (ou com o quê) fala o eu-lírico no verso abaixo?
"Eras a caixa de um teatro"(v.53)


5ª Questão: (1,0 ponto)

Retire, do trecho do poema que descreve o drama cinematográfico da América, versos que encerram uma relação de comparação entre orações.


TEXTO III
	Parece-me que o gênio de um poeta, em luta com a inspiração, devia arrancar do seio 
   d'alma algum canto celeste, alguma harmonia original, nunca sonhada pela velha literatura de um 
   velho mundo.
	Digo-o por mim: se algum dia fosse poeta, e quisesse cantar a minha terra e as suas 
5  belezas, se quisesse compor um poema nacional, pediria a Deus que me fizesse esquecer por um 
   momento as minhas idéias de homem civilizado.
	Filho da natureza embrenhar-me-ia por essas matas seculares; contemplaria as 
   maravilhas de Deus , veria o sol erguer-se no seu mar de ouro, a lua deslizar-se no azul do céu; 
   ouviria o murmúrio das ondas e o eco profundo e solene das florestas.
10	E se tudo isto não me inspirasse uma poesia nova, se não desse ao meu pensamento 
   outros  vôos que não esses adejos de uma musa clássica ou romântica, quebraria a minha pena 
   com desespero, mas não a mancharia numa poesia menos digna de meu belo e nobre país.
	Brasil, minha pátria, por que com tantas riquezas que possuis em teu seio, não dás ao 
   gênio de um dos teus filhos todo o reflexo de tua luz e de tua beleza ? Por que não lhe dás as 
15 cores de tua paleta, a forma graciosa de tuas flores, a harmonia das auras da tarde ? Por que 
   não arrancas das asas de um dos teus pássaros mais garridos a pena do poeta que deve cantar-te ?
ALENCAR, José de. Cartas sobre a Confederação dos Tamoios.
Apud COUTINHO, A. Caminhos do pensamento crítico.
Rio de Janeiro/Brasília: Pallas/INL, 1980. V.1 p.81


6ª Questão: (1,0 ponto)

Observe o último período do fragmento de José de Alencar: "Por que não arrancas das asas de um dos teus pássaros mais garridos a pena do poeta que deve cantar-te ?" (linhas 15-16)
Reescreva integralmente este período, utilizando o pronome de tratamento você, fazendo apenas as alterações necessárias.


7ª Questão: (1,0 ponto)

Justifique o uso dos dois pontos no seguinte trecho:
"Digo-o por mim : se algum dia fosse poeta, e quisesse cantar a minha terra e as suas belezas, se quisesse compor um poema nacional, pediria a Deus que me fizesse esquecer por um momento as minhas idéias de homem civilizado." (linhas 4-6)


8ª Questão: (1,0 ponto)

"Como se constrói uma identidade social ?" (Texto I)
A pergunta de DaMatta pode servir de motivação para observarmos duas propostas de construção de imagens de identidade para o Brasil: a dos textos II e III.
José de Alencar tenta estabelecer uma identidade de escrita nacional. Pretende escrever sobre sua terra de uma maneira diferente daquela como os literatos portugueses escreviam.
Mas isto exigiria esquecer a civilização portuguesa.
Por outro lado, Menotti del Picchia busca relacionar o Brasil às Américas, construindo uma identidade brasileira como parte de uma identidade continental americana, que a abrangeria.
Transcreva integralmente do texto III o fragmento em que Alencar diz o que faria, para esquecer por um momento as suas idéias de homem civilizado.


9ª Questão: (1,0 ponto)

Transcreva apenas o segmento do texto III em que Alencar cita o estilo de época no qual sua obra é classificada, tanto nos livros didáticos, quanto nas histórias literárias contemporâneas.


10ª Questão: (1,0 ponto)

Transcreva integralmente os dois versos em que se comprova que o poeta Menotti del Picchia (texto II) via a criação do Brasil como parte da América.


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Data da última atualização : 27/06/1997

Créditos
Digitação - Lúcia Regina Ribeiro Mariano
Coordenador Acadêmico - Fernando de Azevedo Prado
Coordenador de Informática - Luiz Alberto Maron Vieira

Copyright © 1997 COSEAC - Coordenadoria de Seleção. Universidade Federal Fluminense

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