VESTIBULAR UFF/1997 - História - Grupos C e D VESTIBULAR UFF/1997 - História - Grupos C e D

Esta prova sem as respostas

1ª QUESTÃO: (2,0 pontos)
Uma corrente historiográfica atual pretende ver o século XVI como "Idade Média Tardia" e não, como a inauguração da Modernidade.

a) Mencione dois aspectos do século XVI que possam ser associados à idéia de con-tinuidade da Idade Média.
Resposta: Aspectos em que o século XVI apareça como continuação da Idade Média: o candidato poderia escolher seus dois aspectos em uma vasta gama, incluindo a persistência do regime senhorial nas áreas rurais, a persistência das corporações de ofício, a força que continuava tendo a noção de Cristandade tal como a definira a Baixa Idade Média etc.

b) Explique como certos processos que se desenvolveram no século XVI - Humanismo, Renascimento, abertura de novos mundos aos europeus - podem ser considerados, pelo contrário, como criadores de uma nova era.
Resposta: Ao desenvolver a explicação do que o século XVI tem de novo, a ênfase pelo contrário deveria estar nas rupturas ligadas a novas ênfases, novas percepções, o início da integração de um vasto espaço extra-europeu com todas as conseqüências tanto econômicas quanto mentais que tal coisa teve etc.


2ª QUESTÃO: (2,0 pontos)
Inscritos na crise do sistema colonial mercantilista, o processo de emancipação política do Brasil e os movimentos de independência da América Espanhola guarda- ram, no entanto, diferenças importantes.

a) Identifique duas diferenças entre o processo de emancipação política do Brasil e os movimentos de independência hispano-americanos.
Resposta: Deve ser realçada, em perpectiva geral, o contexto de crise geral do Antigo Regime : Revolução Industrial e conseqüentes interesses ingleses no sentido de romper monopólios ibéricos; Revolução Francesa e crítica do absolutismo, expansão da idéia de Revolução,etc; Independência dos EUA (primeira ruptura, exemplo, Constituição, etc); pode ser também acrescentado o caso do Haiti nos anos 1790. O mais importante é o candidato relacionar as independências das colônias ibéricas à ascensão do capitalismo inglês e à onda revolucionária irradiada da França.

b) Explique a crise do sistema colonial mercantilista no Brasil e na América Espanhola.
Resposta: Podem ser mencionadas: 1) liderança de membro da dinastia portuguesa (D.Pedro) no Brasil versus liderança de membros civis e militares da elite criolla na América Espanhola; 2) movimento predominantemente político e incruento no caso brasileiro versus extrema beligerância e militarismo no caso hispano-americano; 3) condução unitária do movimento (solução triunfante) no caso brasileiro versus pulverização e fragmentação no caso hispano-americano, etc; 4) base social (senhorial) no sudeste para o caso brasileiro versus múltiplos focos e regi›es no caso hispânico; 5) pouca mobilização das classes populares no conjunto do processo ocorrido no Brasil, recuando-se para o século XVIII (salvo motins e "desordens" urbanas e mesmo no tocante às conjurações, com exceção dos Alfaiates na Bahia, em 1798) versus ampla mobilização popular em vários processos emancipatórios hispano-americanos (Tupac Amaru, no Peru; Hidalgo e Morelos, no México _ rebeliões massivas), além da participação popular em inúmeras guerras e exércitos libertadores; 6) "interiorização da metrópole" no caso brasileiro versus "vazio de poder" na própria Espanha (invadida por Napoleão e empenhada em guerra interna de resistência), etc.


3ª QUESTÃO: (2,0 pontos)
A abolição da escravidão nos Estados Unidos deu-se no decurso da chamada Guerra de Secessão (1861-1865).

a) Mencione duas das razões a que habitualmente se atribui a eclosão dessa guerra.
Resposta: Entre as razões da Guerra de Secessão costumam incluir-se a questão das peculiaridades do Sul e as ameaças que passaram a sofrer no século XIX, bem como, mais especificamente, a disputa entre Norte e Sul pelo controle da expansão para o Oeste que então se estava aos poucos incorporando ao território nacional.

b) Explique por que a abolição da escravidão seguiu cursos tão diferentes nos Estados Unidos e no Brasil.
Resposta: A historiografia tem apresentado muitas versões diferentes de teorias explicativas das diferenças entre os processos abolicionistas brasileiro e norte-americano. Algumas - as mais antigas - enfatizam, como ponto de partida, regimes escravistas em si diferentes; outras, concentram-se em diferenças que têm mais a ver com as próprias conjunturas do século XIX, com a questão da reprodução interna (via natalidade) ou externa (via tráfico) do escravismo na época etc. Qualquer linha explicativa aprendida no segundo grau poderia, neste ponto, basear a resposta.


4ª QUESTÃO: (2,0 pontos)
Derrotado pelos EUA em 1945, o Japão soube se recuperar economicamente, a partir dos anos 50, a ponto de se transformar numa das principais potências capitalistas do mundo contemporâneo. Foi o chamado "Milagre Japonês".

a) Identifique o fato que levou à rendição incondicional do Japão em 1945.
Resposta: As duas bombas atômicas lançadas pelos EUA em Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 45, levando o Imperador Hiroíto a render-se incondicionalmente aos EUA.

b) Defina e explique o "Milagre Japonês".
Resposta: O "milagre japonês" pode ser definido como a extraordinária e rápida recuperação do capitalismo nipônico após a grave derrota do imperialismo militarista em 1945 (o que implicou perda de mercados fornecedores de matérias-primas e consumidores até então controlados). Deve ser observado que a recuperação econômica japonesa baseou-se no desenvolvimento de indústrias de elevado padrão tecnológico a partir da sofisticação de métodos e técnicas de produção e administração tomadas de empréstimo ao capitalismo ocidental. Podem ser acrescentados, como fatores favoráveis, a disponibilidade de mão-de-obra (rápida recuperação demográfica nos anos 50) e possibilidade de reparar com eficiência a infraestrutura industrial anterior à guerra (a qual, aliás, foi menos danificada do que a alemã, por exemplo). Pode ser acrescentada a demanda dos EUA quando de seu envolvimento na Guerra da Coréia (encomendas de caminhões Toyota, o que livrou a empresa da falência). O essencial da resposta encontra-se, porém, nas passagens sublinhadas.


5ª QUESTÃO: (2,0 pontos)
Ao tratarem de questões relativas ao mundo atual, certos autores falam de "paradoxo global". Referem-se, assim, à coexistência, na atualidade, de processos econômicos que por um lado tendem a "globalizar" (mundializar) a economia, mas por outro, agem no sentido de valorizar pequenas empresas viáveis, mercados locais e regionais em suas especificidades etc.

Esta é uma questão cuja resposta viria provavelmente mais de uma informação corrente pelos jornais, a TV e outros meios de comunicação de massa do que da leitura de livros.

a) Indique um dos aspectos da mencionada globalização econômica.
Resposta: Entre os aspectos da globalização econômica o candidato poderia mencionar, por exemplo, a facilidade e rapidez com que os capitais se movem e se aplicam hoje em dia sem respeitar fronteiras políticas ou culturais, utilizando meios atuais como são as redes interconectadas de computadores.

b) Explique as conseqüências desta globalização para o Brasil de hoje.
Resposta: Na explicação das conseqüências da globalização para o Brasil, o mais interessante seria que se concentrasse no fato de que, nos dias de hoje, essa globalização foi assumida pelos governantes, que em nome dela pretendem impor reformas constitucionais e outras extremamente radicais, à semelhança do que já ocorreu em países desenvolvidos como a Inglaterra, por exemplo, ou em vizinhos nossos, como por exemplo a Argentina.

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Data da última atualização : 01/02/1997

Créditos
Digitação - Lúcia Regina Ribeiro Mariano
Coordenador Acadêmico - Fernando de Azevedo Prado
Coordenador de Informática - Luiz Alberto Maron Vieira

Copyright © 1997 COSEAC - Coordenadoria de Seleção. Universidade Federal Fluminense

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