VESTIBULAR UFF/1997 - Física - 1ª  Etapa VESTIBULAR UFF/1997
Física - 1ª Etapa

Veja o gabarito

41 Marque a op


ção na qual é indicada uma relação entre grandezas físicas que não pode ser linear.

(A) Pressão e temperatura, na transformação isovolumétrica de um gás ideal.
(B) Força de atração gravitacional entre dois corpos e produto de suas massas, mantida constante a distância entre eles.
(C) Força resultante e aceleração, para um corpo em movimento.
(D) Resistência elétrica e corrente em um reostato sob tensão constante.
(E) Quadrado da velocidade escalar e espaço percorrido, para o movimento de um corpo em queda livre a partir do repouso.


42 Um fazendeiro possui dois cavalos igualmente fortes. Ao prender qualquer um dos cavalos com uma corda a um muro (Fig. 1), observa que o animal, por mais que se esforce, não consegue arrebentá-la. Ele prende, em seguida, um cavalo ao outro, com a mesma corda. A partir de então, os dois cavalos passam a puxar a corda (Fig. 2) tão esforçadamente quanto antes.

A respeito da situação ilustrada pela Fig. 2, é correto afirmar que:

(A) A corda arrebenta, pois não é tão resistente para segurar os dois cavalos.
(B) A corda pode arrebentar, pois os dois cavalos podem gerar, nessa corda, tensões até duas vezes maiores que as da situação da Fig. 1.
(C) A corda não arrebenta, pois a resultante das forças exercidas pelos cavalos sobre ela é nula.
(D) A corda não arrebenta, pois não está submetida a tensões maiores que na situação da Fig. 1.
(E) Não se pode saber se a corda arrebenta ou não, pois nada se disse sobre sua resistência.


43 A figura mostra um pêndulo que consiste em um corpo com 5 kg de massa pendurado a uma bola de constante elástica igual a 400 N/m e massa desprezível.

Na posição A, em que a mola não está deformada, o corpo é abandonado em repouso. Na posição B, em que a mola se encontra na vertical e destendida de 0,5 m, esse corpo atinge a velocidade de 4 m/s. Considerando-se a resistência do ar desprezível e a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, pode-se afirmar que a diferença entre as alturas do corpo nas posições A e B é:

(A) 3,6 m
(B) 1,8 m
(C) 0,8 m
(D) 2,4 m
(E) 0,2 m


44 Um bloco desliza, sem atrito, sobre um plano inclinado de um ângulo , conforme mostra a figura.

Considerando-se x a abscissa de um P num instante genérico t e sabendo-se que o bloco partiu do repouso em x=0 e t=0, pode-se afirmar que:


45 A bola A, com 1,0 kg de massa, movendo-se à velocidade de 8,0 m/s, choca-se com a bola B, inicialmente em repouso e com massa igual à da bola A. Após a colisão, a bola A move-se perpendicularmente a sua direção original de movimento, como mostra a figura, com velocidade de 6,0 m/s.

Antes da colisão   Após a colisão
 


Para a bola B, após a colisão, a magnitude e a direção do vetor quantidade de movimento dentre as indicadas por (1) , (2) e (3) são, respectivamente:

(A) 10 kg m/s e (1)
(B) 6,0 kg m/s e (2)
(C) 2,0 kg m/s e (1)
(D) 6,0 kg m/s e (3)
(E) 10 kg m/s e (2)


46 Um bloco, com 140 kg de massa e de volume, está imerso em água e suspenso por um conjunto de cordas e polias, de massa desprezível, como indica a figura.

Dados:
A intensidade da força que mantém o sistema em equilíbrio é igual a:

(A) 600 N
(B) 400 N
(C) 300 N
(D) 1200 N
(E) 150 N


47 Um pano de prato retangular, com 60 cm de comprimento e constituição homogênea, está em repouso sobre uma mesa, parte sobre sua superfície, horizontal e fina, e parte pendente, como mostra a figura.


Sabendo-se que o coeficiente de atrito estático entre a superfície da mesa e o pano é igual a 0,5 e que o pano está na iminência de deslizar, pode-se afirmar que o comprimento da parte sobre a mesa é:

(A) 40 cm
(B) 20 cm
(C) 15 cm
(D) 60 cm
(E) 30 cm


48 Considere o sistema da figura, onde um raio luminoso que se propaga no ar incide sobre a superfície do vidro segundo um ângulo com a normal. Os ângulos de refração, quando o raio luminoso passa do ar para o vidro e do vidro para o ar, são indicados por e , respectivamente.


Marque a opção que mostra os gráficos que melhor representam a variação de sen e sen em função de sen , quando varia de .


49 Considere as seguintes proposições:
1 - No foco de uma lente de óculos de pessoa míope, não se consegue concentrar a luz do Sol que a atravessa.
2 - Lentes divergentes nunca formam imagens reais.
3 - Lentes convergentes nunca formam imagens virtuais.
4 - Lentes divergentes nunca formam imagens ampliadas, ao contrário das convergentes, que podem formá-las.
5 - Dependendo dos índices de refração da lente e do meio externo, uma lente que é divergente em um meio pode ser convergente em outro. Com relação a estas proposições, pode-se afirmar que:

(A) Somente a 5 é falsa.
(B) A 1 e a 2 são falsas.
(C) A 1 e a 4 são falsas.
(D) Somente a 3 é falsa.
(E) A 3 e a 5 são falsas.


50 Um gás ideal estava confinado à mesma temperatura em dois recipientes, 1 e 2, ligados por uma válvula inicialmente fechada. Os volumes dos recipientes 1 e 2 são , respectivamente. A pressão inicial no recipiente 1 era de 4,8 atm. Abriu-se a válvula e os conteúdos dos recipientes atingiram um estado final de equilíbrio à pressão de 2,4 atm e à mesma temperatura inicial.


A porcentagem do número total de moles de gás que ocupava o recipiente 1 antes da abertura da válvula era:

(A) 60%
(B) 80%
(C) 50%
(D) 40%
(E) 20%


51 Considere dois pulsos triangulares que se movem em um meio material, com certa velocidade, um em direção ao outro. Os deslocamentos dos pontos do meio, em três instantes distintos, estão representados na seqüência de gráficos:


Pode-se afirmar que a seqüência de gráficos das velocidades dos pontos em função da posição x que melhor corresponde à seqüência de gráficos acima é:


52 O gráfico representa a transformação de um gás ideal que passa do estado I para o estado II e, depois, do estado II para o estado III.


Para que o gás passe do estado I para o II, é necessário que se lhe forneçam 100 kJ de calor; para que passe do estado II para o III, que se lhe retirem 50 kJ de calor. Sabe-se que a pressão do gás no estado I é de 100 kPa. Pode-se afirmar que a variação da energia interna do gás ao passar do estado I para o III é igual a:

(A) zero
(B) - 200 kJ
(C) - 50 kJ
(D) - 140 kJ
(E) - 150 kJ


53 Marque a opção que apresenta a afirmativa falsa:

(A) Uma substância não existe na fase líquida quando submetida a pressões abaixo daquela de seu ponto triplo.
(B) A sublimação de uma substância é possível se esta estiver submetida a pressões mais baixas que a de seu ponto triplo.
(C) Uma substância só pode existir na fase líquida se a temperatura a que estiver submetida for mais elevada que sua temperatura crítica.
(D) Uma substância não sofre condensação a temperaturas mais elevadas que sua temperatura crítica.
(E) Na Lua, um bloco de gelo pode passar diretamente para a fase gasosa.


54 Uma tigela de alumínio com 180 g de massa contém 90 g de água a em equilíbrio térmico. Fornecendo-se calor igual a 18 kcal ao sistema, eleva-se a temperatura deste a , iniciando-se a ebulição.
Dados:

Nestas circunstâncias, a massa de água que se vaporiza é:

(A) 20 g
(B) 5 g
(C) 15 g
(D) 10 g
(E) 25 g


55 Uma barra de ferro com 800 g de massa, 0,5 m de comprimento, submetida à temperatura de é colocada em um reservatório termicamente isolado que contém 400 g de água a .
Dados:

Ao ser atingido o equilíbrio térmico, o comprimento dessa barra terá se reduzido de:

(A) 0,6 mm
(B) 1,2 mm
(C) 60 mm
(D) 0,3 mm
(E) 30 mm


56 Um homem que é mergulhador e pára-quedista salta de pára-quedas de uma altura de 500 m do nível do mar, livra-se do pára-quedas imediatamente antes de entrar suavemente no oceano e mergulha até 100 m de profundidade. Sejam p a pressão sobre o homem, a pressão atmosférica ao nível do mar e y a posição do homem medida em metros e na vertical a partir do ponto em que ele saltou de pára-quedas. O gráfico que melhor expressa a quantidade em função de y é:


57 Sabe-se que as linhas de indução magnética terrestre são representadas, aproximadamente, como na figura.


Partículas positivamente carregadas dos raios cósmicos aproximam-se da Terra com velocidades muito altas, vindas do espaço em todas as direções. Considere uma dessas partículas, aproximando-se da Terra na direção do seu centro, ao longo do caminho C (ver a figura). Pode-se afirmar que essa partícula, ao entrar no campo magnético da Terra,

(A) será defletida para baixo, no plano da página.
(B) será defletida perpendicularmente à página, afastando-se do leitor.
(C) não será defletida pelo campo.
(D) será defletida para cima, no plano da página.
(E) será defletida perpendicularmente à página, aproximando-se do leitor.


58 Deseja-se acender duas lâmpadas idênticas conforme suas especificações: 110 W - 110 V. Dispõe-se de uma bateria de 220 V e um resistor de . Indique a opção que mostra o circuito para o funcionamento desejado.


59 Uma carga positiva é fixada na posição x = L de um eixo. Uma outra carga, negativa, que pode deslocar-se livremente, é colocada na origem desse eixo.


O gráfico que melhor representa a variação da energia potencial elétrica (E
p) da carga negativa em função da sua abscissa x é:


60 Considere a seguinte experiência: "Um cientista construiu uma grande gaiola metálica, isolou-a da Terra e entrou nela. Seu ajudante, então, eletrizou a gaiola, transferindo-lhe grande carga." Pode-se afirmar que:

(A) O cientista nada sofreu, pois o potencial da gaiola era menor que o de seu corpo.
(B) O cientista nada sofreu, pois o potencial de seu corpo era o mesmo que o da gaiola.
(C) Mesmo que o cientista houvesse tocado no solo, nada sofreria, pois o potencial de seu corpo era o mesmo que o do solo.
(D) O cientista levou choque e provou com isso a existência da corrente elétrica.
(E) O cientista nada sofreu, pois o campo elétrico era maior no interior que na superfície da gaiola.


Veja o gabarito

[Retorna]




Créditos
Coordenação Acadêmica
Fernando de Azevedo Prado - Coordenador
Lúcia Regina Ribeiro Mariano - Assistência
Coordenador de Informática -
Luiz Alberto Maron Vieira

Copyright © 1997 COSEAC - Coordenadoria de Seleção.
Universidade Federal Fluminense

Endereço:
Rua Dr. Celestino, 74 / 6º andar - Centro - Niterói / RJ - Brasil - CEP: 24020-091
Tels.:(21)2629-9490/2629-9488 - Tel/Fax:(21)2629-9489