VESTIBULAR UFF/1997

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

REDAÇÃO

A Prova de redação constituirá de uma proposta de produção de texto em prosa, em modalidade e limites solicitados, acerca de tema escolhido a critério da Banca Examinadora.

LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA BRASILEIRA

ORIENTAÇÃO GERAL

O domínio da língua e o convívio com o texto literário constituem o embasamento indispensável à formação integral da personalidade, à cultura geral e a um melhor grau de atuação do indivíduo no campo profissional por ele escolhido.
Espera-se, portanto, que o candidato através deste programa possa:

O tratamento a ser dado às unidades dos programas pressupõe o que acabamos de expor. Na execução da prova de Redação o candidato deverá ser capaz de:

PROGRAMA

Parte I - COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

Parte II -LÍNGUA PORTUGUESA.

Parte III - LITERATURA BRASILEIRA.

LÍNGUA ESTRANGEIRA (Espanhol, Francês ou Inglês)

ORIENTAÇÃO GERAL

As provas serão inteiramente redigidas na língua estrangeira. Para o caso de provas discursivas exigir-se-á que as respostas sejam dadas também na língua estrangeira.

PROGRAMA

As línguas Estrangeiras, no contexto de um Curso Superior, possuem função específica: são ferramentas de estudo e elementos de aprendizagem, facilitando ao aluno universitário a compreensão de textos necessários a sua formação e o acesso a informações atualizadas.
Espera-se do vestibulando o conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos, com conhecimento de estratégias (ex: compreensão do sentido global do texto, localização de determinada idéia no texto, palavras cognatas) verificados a partir de textos de padrão contemporâneo, em diferentes registros e provenientes de distintas fontes e níveis de dificuldades e selecionados a partir de critérios que privilegiem o texto autêntico, não traduzido nem adaptado.
A prova exigirá do vestibulando o desenvolvimento de habilidades que mostrem uma competência de leitura em espanhol, francês ou inglês, tanto em nível de competência lingüística quanto em nível de competência discursiva, ou seja, reconhecendo os tipos de textos e suas intenções comunicativas.
Em resumo, a prova de Língua Estrangeira trabalhará, fundamentalmente, os seguintes itens:

FÍSICA

ORIENTAÇÃO GERAL

As questões de Física serão elaboradas dando ênfase à compreensão, análise e aplicação dos fenômenos físicos visando avaliar:
Tanto quanto possível, serão evitadas as questões de memorização. Serão usadas aplicações numéricas sempre quando fundamentais para a interpretação física dos fenômenos.

PROGRAMA

Parte I - GRANDEZAS FÍSICAS, MEDIDAS E RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS.

Parte II - MECÂNICA DA PARTÍCULA.

Parte III - SISTEMAS DE MUITAS PARTÍCULAS (SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASES).

Parte IV - FENÔMENOS ONDULATÓRIOS - ÓPTICA.

Parte V - ELETRICIDADE E MAGNETISMO.

QUÍMICA

ORIENTAÇÃO GERAL

A Química é hoje, reconhecidamente, uma ciência de apoio em diversas áreas de conhecimento. Sendo assim, o domínio de seus princípios básicos é de fundamental importância não só para aqueles que vão buscar formação na área específica de química, mas também para uma variada gama de profissionais. Os estudantes deverão conhecer a linguagem e notação química e saber interpretar os fenômenos químicos qualitativa e quantitativamente. Serão usados cálculos numéricos sempre quando fundamentais para a interpretação de fenômenos, ou para aplicação dos princípios químicos aos fatos cotidianos.

PROGRAMA

Parte I - ESTRUTURA DA MATÉRIA.

Parte II - TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA.

Parte III - QUÍMICA ORGÂNICA.

MATEMÁTICA

ORIENTAÇÃO GERAL

As questões de matemática envolverão idéias, métodos e técnicas desenvolvidos no aprendizado da disciplina, num contexto que seja lógico, indutivo e analógico, demonstrando o potencial criativo e a imaginação do candidato, sempre em nível adequado aos conhecimentos adquiridos nos 1º e 2º graus. Serão evitados a memorização e os cálculos e priorizadas as questões que desenvolvam as capacidades de interpretação, análise e dedução.

PROGRAMA

Parte I - ARITMÉTICA, ÁLGEBRA E ANÁLISE.

Parte II - GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA.

Parte III - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA NO PLANO E NO ESPAÇO.

BIOLOGIA

ORIENTAÇÃO GERAL

Pretende-se verificar o atendimento dos seguintes requisitos básicos pelo estudante:

PROGRAMA

Parte I - SERES VIVOS.

Parte II - CÉLULA.

Parte III - TECIDOS.

Parte IV - FUNÇÕES VITAIS DOS ANIMAIS E VEGETAIS.

Parte V - GENÉTICA.

Parte VI - EVOLUÇÃO.

Parte VII - ECOLOGIA.

Parte VIII - SAÚDE, HIGIENE E SANEAMENTO BÁSICO.

HISTÓRIA

ORIENTAÇÃO GERAL

O estudo da História nos dias de hoje visa fornecer informações aos estudantes que lhes permitam identificar a História como um processo de construção humana, no qual o conjunto de transformações sociais, que se dão ao longo do tempo, são o produto da ação de grupos sociais e não de indivíduos isolados. Assim, deve-se dimensionar a totalidade do processo histórico, articulando os níveis econômico, social, político e ideológico.
O processo de aprendizagem deve estimular a capacidade de formulação lógica e analítica do pensamento, através da interpretação de textos e documentos, tabelas, mapas, gráficos e ilustrações, bem como de identificar no contemporâneo a base de problematização do passado, estabelecendo a correlação entre o passado e o presente históricos. Também é de vital importância a capacidade de elaborar uma visão articulada entre a História Geral e a História do Brasil.

PROGRAMA

Parte I - O MUNDO OCIDENTAL DURANTE A ÉPOCA MODERNA (SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII).

Parte II - A FORMAÇÃO DO MUNDO OCIDENTAL CONTEMPORÂNEO (1760/80 A 1870/80). Parte III - O APOGEU E A CRISE DA SOCIEDADE LIBERAL NO MUNDO OCIDENTAL CONTEMPORÂNEO (1870/80 A 1939/45).

Parte IV - O MUNDO CONTEMPORÂNEO: AS SOCIEDADES ATUAIS (PÓS-1945).

GEOGRAFIA

ORIENTAÇÃO GERAL

O programa de Geografia busca solicitar dos candidatos ao ensino superior o nível básico que envolve a reflexão do conteúdo da disciplina, mantendo coerência com o respectivo conteúdo ministrado a nível do 2º grau e diz respeito aos seguintes objetivos:

PROGRAMA

Parte I - ESPAÇO DA NATUREZA.

Parte II - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL.

Parte III - ESPAÇO BRASILEIRO.

EXPRESSÃO PLÁSTICA

ORIENTAÇÃO GERAL


O candidato que optar pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo realizará, na segunda etapa do vestibular, Prova de Expressão Plástica. Esta avaliação não se constitui em teste de "conhecimentos". Ao invés de aferir noções adquiridas, a prova de Expressão Plástica tem como objetivo avaliar aptidões e detectar capacidades potenciais dos candidatos.
Considerando que a atividade profissional do arquiteto e urbanista envolve, na verdade, a articulação de inúmeras variáveis que se materializam e se configuram a partir da criação de uma forma plástica, é imprescindível que o candidato ao Curso de Arquitetura e Urbanismo seja capaz de manipular os elementos constitu-tivos das formas planas e volumétricas com sensibilidade e inventividade.

PROGRAMA

Parte I - PERCEPÇÃO VISUAL E CAPACIDADE DE OB-SERVAÇÃO DE FORMAS E VOLUMES, SUAS DIMENSÕES APARENTES E PROPORÇÕES.

Parte II - EXPRESSÃO GRÁFICA

Parte III - CONJUGAÇÃO DE FORMAS PLANAS E VOLUMÉ-TRICAS CRIANDO COMPOSIÇÕES Parte IV - CRIATIVIDADE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS À UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS Parte V - VISÃO ESPACIAL Parte VI - CONFIGURAÇÃO PLÁSTICA DE ASPECTOS CONCEITUAIS Material Necessário: Observação: O papel será fornecido pela Instituição.

[Retorna a página principal do Vestibular UFF/97]


Atendimento ao Candidato: Tel/Fax :(021) 718-6763 /(21)2629-9490/2629-9488
ou pelo nosso e-mail.

Data da última atualização : 14/08/1996

Copyright © 1996 COSEAC - Coordenadoria de Seleção. Universidade Federal Fluminense

Endereço:
Rua Dr. Celestino, 74 / 6º andar - Centro - Niterói / RJ - Brasil - CEP: 24020-091

Tel/Fax:(021) 718-6763 / (21)2629-9490/2629-9488