DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS CURSOS

ADMINISTRAÇÃO
ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUIVOLOGIA
BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CIÊNCIAS SOCIAIS
COMUNICAÇÃO SOCIAL
DIREITO
ENFERMAGEM
ENGENHARIA
ENGENHARIA QUÍMICA
FARMÁCIA
FÍSICA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
INFORMÁTICA
LETRAS
MATEMÁTICA
MEDICINA
MEDICINA VETERINÁRIA
NUTRIÇÃO
ODONTOLOGIA
PEDAGOGIA
PRODUÇÃO CULTURAL
PSICOLOGIA
QUÍMICA
QUÍMICA INDUSTRIAL
SERVIÇO SOCIAL


ADMINISTRAÇÃO

objetivos do curso Formar profissionais capazes de atender às demandas do mercado de trabalho e da comunidade em geral, voltados para o conhecimento e a aplicação das tecnologias de administração das organizações, que conheçam e saibam aplicar, de forma coerente, modelos conceituais referentes às organizações e processos administrativos e reúnam condições para analisar e avaliar a realidade regional, e propor as modificações que se fizerem necessárias.

duração mínima de 08 e máxima de 16 semestres.

titulação Administrador.

o que faz o profissional Planeja, organiza, comanda e controla o funcionamento da máquina administrativa, pública ou privada, procurando aumentar a produtividade, a rentabilidade e o controle dos resultados; determina os métodos gerais de organização e a utilização eficaz de mão-de-obra, equipamentos, materiais, serviços e capitais; orienta e controla as atividades de organização e efetua comparações entre as metas programadas e os resultados obtidos, a fim de corrigir distorções, avaliar desempenhos e replanejar o serviço administrativo; pode ocupar funções de direção, chefia intermediária ou superior, assessoramento em organizações do Serviço Público ou empresas privadas, cujas atribuições exijam a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração e organização; pode, ainda, lecionar disciplinas do 2 o Grau (com complementação pedagógica) e do ensino superior.

onde atua Órgãos de planejamento, bancos, indústrias, hospitais; instituições científicas e de pesquisa, de assistência social e de ensino; empresas agrícolas, de comunicação e transportes, de exploração natural de seguros, de contabilidade e de serviços em geral; serviços públicos federal, estadual e municipal, autarquias, sociedades de economia mista, empresas estatais e privadas, assessoria e consultoria.

onde se estuda

Rua São Paulo no 30 - 7o andar - Praça do Valonguinho Centro - Niterói - RJ - CEP: 24020-005

Tel.: (021) 719-6433

Universidade Pública de Nova Iguaçu/UFF

Rua Governador Portela s/ no

Nova Iguaçu - RJ - CEP: 26221-030

T el.: (021) 768-9013

Colégio Polivalente

Rua Jesus Soares Pereira s/ no

Costa do Sol - Macaé - RJ - CEP: 27923-370

Colégio Nossa Senhora das Graças

Rua José da Silveira Goulart , 34

Itaperuna - RJ - CEP: 28300-000


ARQUITETURA E URBANISMO

objetivos do curso Educar e habilitar o aluno para o exercício da profissão de Arquiteto e Urbanista. Capacitar o profissional para elaboração de projetos de novas construções, com seus diferentes usos, e para recuperação de antigas edificações e conjuntos arquitetônicos, considerando os interesses e necessidades dos atuais e futuros usuários dos espaços propostos e os possíveis impactos causados com as alterações projetadas, pela análise crítica permanente das edificações e ambientes urbanos e rurais existentes.

titulação Arquiteto e Urbanista.

duração mínima de 10 e máxima de 16 semestres.

o que faz o profissional Projeta o meio ambiente propício à pessoa humana, procurando dar solução aos problemas de organização do espaço físico; cria, projeta e organiza a construção de edificações residenciais, comerciais e industriais, adequando-as ao meio ambiente e às condições culturais, sociais e econômicas de uma comunidade; encarrega-se do planejamento, desenho e supervisão estética de espaços construídos, inclusive de seus interiores; planeja uma construção com todas as suas minúcias, analisando o terreno e a finalidade da obra, seu tamanho e estilo, o material necessário e o custo provável, fazendo o projeto, a maquete e o orçamento; atua na direção técnica de obras; ocupa-se do desenho, planejamento de espaços urbanos e rurais; faz a reconstituição e restauração de prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e estuda possíveis novos tombamentos, reciclagens de uso, revitalizações, reurbanizações; encarrega-se do paisagismo; leciona em Instituições de Ensino (2o Grau com complementação pedagógica e 3o Grau).

onde atua Como profissional liberal ou vinculado a escritórios de projetos arquitetônicos e urbanos, firmas construtoras, escritórios de planejamento, serviço público, instituições de ensino (magistério).

onde se estuda

Escola de Arquitetura e Urbanismo

Rua Passos da Pátria, 156 - São Domingos - Niterói - RJ - CEP: 24210-240 - Tel.: (021) 717-4342


ARQUIVOLOGIA

objetivos do curso

Formar profissionais capazes de gerenciar a informação, registrada em qualquer formato ou suporte, produzida em função das atividades de organizações públicas, privadas e pessoas físicas, capacitando-os para o planejamento, organização e coordenação de serviços e instituições arquivísticas.

titulação Arquivista.

duração mínima de 07 e máxima de 14 semestres.

o que faz o profissional Atua na produção, classificação, tramitação, uso e arquivamento de documentos correntes e intermediários durante o processo decisório na organização; arranja, descreve e gerencia o acesso a documentos permanentes com vistas a sua preservação e uso científico e cultural; planeja e coordena sistemas e redes de informação arquivísticas; ensina Arquivologia.

onde atua Empresas públicas e privadas, instituições arquivísticas públicas e privadas, centros de documentação e informação, universidades, centros de pesquisas, cinematecas, museus, bancos de dados, serviços de consultoria arquivísticas.

onde se estuda

Instituto de Artes e Comunicação Social

Rua Lara Vilela, 126 - São Domingos - Niterói - RJ

CEP: 24210-590 - Tel.: (021) 719-6377


BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO

objetivos do curso Formar profissionais capazes de tornar acessível aos indivíduos a informação registrada em diferentes tipos de veículos (livros, revistas, filmes, fotografias, dispositivos, fitas, discos e outros) servindo-se de conhecimentos técnicos e práticos indispensáveis para coleta, tratamento, armazenagem e difusão da informação.

titulação Bacharel em Biblioteconomia e Documentação.

duração mínima de 07 e máxima de 14 semestres.

o que faz o profissional Planeja, organiza e administra serviços de informação (bibliotecas, centros de documentação, etc), visando facilitar o acesso e o uso da informação, registrada e a formação do hábito da leitura, fundamentais para a cidadania; atua em serviços de informações públicos e privados em diferentes instituições e no magistério (ensino de Biblioteconomia).

onde atua Escolas, universidades, empresas, hospitais, museus, instituições de pesquisa, cinematecas, mapotecas, vídeo-clubes, hemerotecas, editoras, emissoras de rádio e televisão, jornais, bancos de dados, direção e organização de bibliotecas públicas e particulares, centros de documentação.

onde se estuda

Instituto de Artes e Comunicação Social

Rua Lara Vilela, 126 - São Domingos - Niterói - RJ

CEP: 24210-590 - Tel.: (021) 719-6377


CIÊNCIAS CONTÁBEIS

objetivos do curso Propiciar o conhecimento das Ciências Contábeis, sua importância e aplicação, formando profissionais com perfeito domínio da técnica contábil e dos princípios éticos indispensáveis ao exercício da função.

titulação Bacharel em Ciências Contábeis.

duração

Diurno - mínima de 08 e máxima de 14 semestres.

Noturno - mínima de 10 e máxima de 14 semestres.

o que faz o profissional Modernamente, o bacharel em Ciências Contábeis não se limita a tarefas de registro de fatos, controle e arquivo de documentos e confecções de demonstrativos e relatórios. A Informática fez com que essas atividades passassem a ser executadas por computadores, deixando aos profissionais de Contabilidade as funções de controle e de planejamento. Assim, entre outras, ficam reservadas aos bacharéis em Ciências Contábeis as seguintes atividades: responsabilidade pela contabilidade das empresas e pela confecção de balanços; certificados de auditorias; auditorias internas e externas ou independentes; análise de custos; análise e interpretação de balanços; contabilidade fiscal; consultorias fiscais e tributárias; perícias contábeis; exercício de controladorias; análise financeira ou contábil; lecionar no 2o grau e no ensino superior.

onde atua Escritórios de auditorias e consultoria contábil, empresas comerciais e indústrias em geral, órgãos públicos, agências bancárias e instituições de ensino.

onde se estuda

Rua São Paulo, s/ no - Praça do Valonguinho

Centro - Niterói - RJ

CEP: 24020-005 - Tel.: (021) 719-6433

Universidade Pública de Nova Iguaçu/UFF

Rua Governador Portela s/ no

Nova Iguaçu - RJ -Tel.: (021) 768-9013

Av. Nilo Peçanha , 191 - Centro

Miracema - RJ - CEP: 28460-000

Colégio Polivalente

Rua Jesus Soares Pereira s/no - Costa do Sol - Macaé - RJ

CEP: 27923-370 - Tel.: (0243) 620500 ramal 208


CIÊNCIAS ECONÔMICAS

objetivos do curso Possibilitar um conhecimento crítico das principais correntes da teoria econômica, estabelecendo sua relação com o conjunto das Ciências Sociais; contribuir para a formação de profissionais dotados de um instrumental científico capaz de permitir a compreensão dos fenômenos econômicos e possibilitar a intervenção no âmbito das atividades econômicas de instituições públicas e privadas.

titulação Bacharel em Ciências Econômicas.

duração

Diurno - mínima de 08 e máxima de 14 semestres.

Noturno - mínima de 10 e máxima de 16 semestres.

o que faz o profissional Desenvolve atividades no âmbito da produção direta, da gestão da economia e da política econômica. Desempenha funções que dizem respeito à produção, ao emprego, à formação de preços e salários, aos investimentos e às questões financeiras, tanto no nível microeconômico quanto macroeconômico.

onde atua Nas empresas em geral, nos organismos do Estado, nos órgãos de classe, nas instituições de ensino e de pesquisa.

onde se estuda

Rua Tiradentes, 17 - Ingá - Niterói - RJ

CEP: 24210-510 - Tel.: (021) 717-1235


CIÊNCIAS SOCIAIS

objetivos do curso Formar cientistas sociais críticos e profissionais capacitados para participar do processo de transformação da sociedade, atuando como pesquisadores e planejadores sociais, como docentes de ensino médio e superior, e em assessoria a grupos sociais organizados, sindicatos e partidos políticos.

titulação Licenciado em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Sociais.

duração mínima de 06 e máxima de 14 semestres.

o que faz o profissional Como licenciado, habilita-se a lecionar as disciplinas da área de Estudos Sociais no 1 o Grau; OSPB, no 1 o e 2 o Graus; e Sociologia, Elementos de Economia e Geografia Humana, no 2 o Grau.

Como bacharel, habilita-se a atuar nos vários campos que dizem respeito a projetos, pesquisas e planejamentos sociais, além da docência no magistério superior.

Como sociólogo, antropólogo ou cientista político, participa de centros de pesquisa - IBGE, SINEP, CPDOC, IBAM, Pró-Memória e outros - como formulador e coordenador de projetos.

Atua, ainda, nas áreas básicas, ditas sociais, integrando equipes, em geral multidisciplinares, para planejamento, formulação e execução de projetos nos setores de saúde, educação, promoção social; nas áreas referentes à política indígena; e nas áreas de treinamento de recursos humanos, em nível empresarial público e/ou privado.

Presta assessoria ou consultoria a sindicatos, partidos políticos e movimentos populares em geral.

onde atua Órgãos federais, estaduais e municipais; sindicatos, partidos políticos e movimentos populares em geral; instituições de pesquisas humanas e sociais; magistério.

onde se estuda

Instituto de Ciências Humanas e Filosofia

Campus do Gragoatá - Bl. O - São Domingos - Niterói - RJ CEP: 24210-350 - Tel.:(021) 719-4194


COMUNICAÇÃO SOCIAL

objetivos do curso Formar profissionais capazes de participar da cobertura periódica de acontecimentos importantes para a comunidade a que se dedica um meio de comunicação, através da apuração, redação, análise e edição, do material produzido (habilitação em Jornalismo); atuar como comunicólogos-publicitários, participando em todas as fases do processo de propaganda - desde o planejamento estratégico até a veiculação da campanha, passando pela criação e produção do anúncio - e participar das atividades no campo de marketing, pesquisa de mercado, promoção de vendas e na área do merchandising (habilitação em Publicidade e Propaganda); atuar na área de direção, produção, roteiro, animação, fotografia e montagem em cinema e vídeo (habilitação em Cinema).

titulação Bacharel em Comunicação Social.

duração mínima de 06 e máxima de 12 semestres.

o que faz o profissional

Jornalismo - A experiência profissional do estudante de Jornalismo em geral começa com estágios como repórter em pequenos jornais ou emissoras de rádio, mas há um vasto campo a ser ocupado. Quem pretende ser jornalista deve ter criatividade, capacidade de improvisação, obstinação, bom texto, cultura geral e, acima de tudo, senso de observação e análise da realidade social. Afinal de contas, o jornalista nada mais é do que cronista do cotidiano.

Publicidade e Propaganda - O curso procura introduzir o aluno no campo do marketing, pesquisa de mercado, promoção de vendas e também na área do merchandising, que vem se destacando na atualidade. Utilizam-se as técnicas em atividades práticas, sem, contudo, tornar o curso exclusivamente prático.

O graduado em Publicidade e Propaganda formula planos de propaganda, levando em conta o que o público espera do produto ou serviço, como a qualidade, o preço, a capacidade de produção do próprio produto, a fim de saber se é superior ou não aos concorrentes; como relações públicas, atua como contato pessoal entre membros ou funcionários de uma empresa (quantidade), assim como com o público em geral; como editor, acompanha e coordena todo o processo de composição e edição de livros e publicações diversas: discos, revistas especializadas, revistas em quadrinhos, materiais educativos e outros; como radialista, prepara, produz, dirige e cria programas de rádio e televisão e ainda pode administrar estas emissoras.

Cinema - A formação básica do curso consiste em noções de teoria e linguagem cinematográfica, história do cinema (brasileiro e mundial) e fotografia. O aluno estuda, ainda, técnica de som, montagem, roteiro e organização da produção. Uma característica importante é a possibilidade do aluno participar, ao longo do curso, das produções, manipulando equipamentos e tomando contato com as várias etapas de realização do filme. Pelo currículo, cada aluno é obrigado a atuar em, no mínimo, duas produções, sendo que no sétimo período está prevista a produção de curta-metragem. Uma vez diplomado, o aluno poderá se registrar no Ministério do Trabalho, através do sindicato próprio, desde que apresente a relação de produções em que trabalhou. O graduado em Cinema atua como diretor, produtor, diretor artístico, argumentista, roteirista, montador, cenógrafo, animador, fotógrafo e produtor de som.

OBS.: Projeto Experimental - No currículo das três habilitações é obrigatória a elaboração de um trabalho final, sob forma de monografia ou projeto prático, orientado por um professor e submetido a uma banca, cuja aprovação é condição indispensável para a diplomação.

onde atua

O Jornalista - na televisão, a imagem do acontecimento, por ser essencial, destaca a importância do repórter cinematográfico, que trabalha junto com o repórter. No rádio, atua como repórter. Embora atividades como locução e produção não exijam diploma de jornalista, estas áreas também tem sido uma alternativa de trabalho.

O Publicitário - neste mercado de trabalho ainda há espaço para novos profissionais. O campo de atuação abrange agências de propaganda, produtoras, gráficas, empresas de comunicação e institutos de pesquisa, entre outros.

O Cineasta - empresas públicas e privadas; serviços de comunicação em geral.

onde se estuda

Instituto de Arte e Comunicação Social

Rua Lara Vilela, 126 - São Domingos - Niterói - RJ

CEP: 24210-590 - Tel.: (021) 719-6377


DIREITO

objetivos do curso Formar bacharéis em Direito capazes de saber utilizar os conhecimentos do universo do Direito, da legislação e das normas afins, relacionando-os e aplicando-os à realidade; avaliar, de modo adequado, as situações provenientes da multiplicidade dos conflitos entre o fato e a norma, através da vivência de fenômeno jurídico, por meio da simulação e de casos concretos; demonstrar senso crítico e habilidade intelectual, como resultado da seqüência, continuidade e regularidade no processo de aprendizagem e da integração das experiências oferecidas pelo curso.

O curso não forma especialistas; ao contrário, possibilita um conhecimento necessário e essencial a todo o campo do Direito. As especializações - e a variedade no campo do Direito é muito ampla - só se verificam depois do bacharelado, com os cursos de especialização e extensão.

O acadêmico de Direito poderá valorizar seu curso, participando de atividades de pesquisa e extensão que variam de duração. É importante que o estudante, desde cedo, inicie um relacionamento com escritórios e freqüente o Forum para conhecer as exterioridades da profissão e os mecanismos utilizados na luta pela justiça. Para a formação do Bacharel de Direito é necessário muito estudo, dedicação, talento e sensibilidade; o estudo deve ser orientado , metódico e permanente; boa expressão, tanto oral como escrita, é fundamental. A Faculdade conta com um órgão muito importante para o aprendizado prático: o CAJUFF, Centro de Assistência Jurídica da Universidade Federal Fluminense, que presta assistência à comunidade com supervisão de advogados profissionais.

titulação Bacharel em Direito.

duração mínima de 08 e máxima de 14 semestres.

o que faz o profissional Como advogado autônomo, profissional liberal, assessora e patrocina questões de interesse de pessoas físicas e jurídicas na defesa do direito e da justiça. Como Promotor Público e Procurador da Justiça, atua no Ministério Público; como Juiz de Direito, Desembargador e Ministro, na Magistratura; como Comissário e Delegado de Polícia, na Secretaria de Segurança. O Tabelionato deve ser exercido por especialistas em Direito. A atuação pode se dar no território nacional ou em países estrangeiros, em tribunais regionais ou internacionais.

OBS.: É formação importantíssima para a carreira diplomática.

onde atua Ministério público; magistratura; polícia; empresas privadas em geral; indústria em geral; órgãos públicos, ligados ou não ao Poder Judiciário; penitenciárias; escritórios particulares; instituições de ensino e prestando assessoria em associações populares.

onde se estuda

Faculdade de Direito - Rua Presidente Pedreira, 62 - Ingá Niterói - RJ - CEP: 24210-470 - Tel.: (021) 718-3236

Universidade Pública de Nova Iguaçu/UFF

Rua Governador Portela, s/ no - Nova Iguaçu - RJ

CEP: 26221-030 -Tel: (021) 768-9013


ENFERMAGEM

objetivos do curso Formar profissionais competentes técnicos, científica e politicamente, capazes de atender as reais necessidades e demandas de saúde da população; oferecer oportunidades para elaboração de uma programação disciplinar através da qual o profissional possa analizar as questões prioritárias no contexto da Saúde Geral, e da enfermagem em particular; assegurar a mais estreita relação com os problemas de saúde da região onde se localiza a instituição de formação.

titulação: Enfermeiro.

duração: mínima de 08 e máxima de 12 semestres.

o que faz o profissional Nos dias de hoje, a enfermagem pode ser definida, enquanto ação social, como uma atividade a ser realizada por pessoas que cuidam da vida, da doença, da morte e do meio ambiente.

Há três níveis de atuação da enfermagem, dependendo do grau de escolaridade: universitário, médio e auxiliar. Cada nível de formação prepara profissionais para determinadas atribuições.

Cabe ao pessoal de nível universitário, privativamente, dirigir os órgãos de enfermagem das instituições de saúde pública ou privada, chefiar serviços e unidades de enfermagem, bem como planejar, organizar e avaliar a assistência direta de enfermagem. Essa assistência compreende as consultas e prescrições de enfermagem, a prestação de cuidados diretos a pacientes graves com risco de vida, além da prestação de cuidados de maior complexidade tecnológica, que exigem conhecimentos científicos e capacidade de tomar decisões imediatas, como no caso das unidades de terapia intensiva ou nas de recuperação pós-operatória, entre outras. Também faz parte de suas atividades realizar consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre qualquer matéria de enfermagem.

Como integrante da equipe de saúde, cabe ao(à) enfermeiro(a) participar do planejamento, execução e avaliação do programa dos planos assistenciais de saúde. Ele(a) atua na prevenção e controle sistemático das infecções hospitalares, aplicando medidas contra danos que possam vir a ser causados à clientela.

Na área da saúde pública, o(a) enfermeiro(a) está autorizado a prescrever medicamentos definidos pela instituição de saúde, atuando também no controle das doenças transmissíveis e nos programas de vigilância epidemiológica.

Ainda no campo da saúde pública, o(a) enfermeiro(a) participa de programas de higiene e segurança escolar e do trabalho, ajudando na prevenção de acidentes, nos projetos amplos de imunização e no combate às doenças do trabalho.

Por último, participa das equipes multiprofissionais encarregadas de construir ou reconstruir as unidades de saúde.

No campo da pesquisa a enfermagem participa no sentido de confirmar, ou não, os conceitos com os quais trabalha e se eles correlacionam a verdade científica com a social.

Quanto ao ensino, o(a) enfermeiro(a) atua nas escolas de enfermagem dos três níveis, nos programas de aprimoramento do pessoal de saúde e em bancas examinadoras de concursos na área de enfermagem. O treinamento de pessoal para operar os equipamentos complexos do setor também é de sua responsabilidade.

onde atua Hospitais públicos e privados, unidades básicas de saúde, indústrias, setores de ensino (nível médio e superior), pesquisa, desenvolvimento de recursos humanos, creches e comunidades em geral.

onde se estuda

Escola de Enfermagem

Rua Dr. Celestino, 74 - Centro - Niterói - RJ

CEP: 24020-091 - Tel.: (021) 620-8080 r. 246 / (021) 719-1144


ENGENHARIA

objetivos do curso Formar profissionais capazes de aplicar o método científico à análise e solução de problemas; desenvolver pesquisas e projetos; supervisionar os trabalhos relacionados com os diversos tipos de construção; desenvolver atividades criadoras, com senso crítico, acompanhando e promovendo continuamente o progresso tecnológico na área de Engenharia, visando ao aprimoramento da sociedade.

titulações: Engenheiro Agrícola, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Metalúrgico, Engenheiro de Produção, Engenheiro de Telecomunicações.

duração: mínima de 08 e máxima de 18 semestres

o que faz o profissional

Na Engenharia Agrícola - Compete ao Engenheiro Agrícola o desempenho das atividades referentes à aplicação de conhecimentos tecnológicos para a solução de problemas relacionados à produção agrícola, envolvendo energia, transporte, sistemas estruturais e equipamentos nas áreas de solos e águas, construções para fins rurais, eletrificação, máquinas e implementos agrícolas, processamento e armazenamento de produtos agrícolas, contrôle da poluição em meio rural, seus serviços e correlatos. O profissional está habilitado a atender às demandas nos setores de pesquisas e experimentação agrícola, escritórios de extensão rural, ensino técnico em áreas de consultoria e serviços.

O currículo deste curso o habilita ainda a atuar em prefeituras municipais, cooperativas, agroindústrias em geral, empresas fabricantes de máquinas agrícolas, serviços de mecanização agrícola, projetos de irrigação e drenagem, eletrificação rural, construções rurais e engenharia do meio ambiente.

Na Engenharia Civil - O objetivo do curso é capacitar o futuro engenheiro a estudar, planejar, projetar, especificar e orçar, supervisionar, operar e executar serviços e obras relacionadas à construção e manutenção de estradas, túneis, pontes e viadutos, portos e aeroportos, edifícios em geral, barragens, abastecimento de água, saneamento básico, drenagem, irrigação agrícola e sistemas de transportes. Além das matérias científicas básicas, como Matemática, Física, Química, Desenho, Geologia, Materiais de construção, Mecânica dos solos, Resistência dos materiais, o futuro engenheiro, para o bom desempenho de suas atividades, estuda os fundamentos das ciências da Administração, Economia, Direito, Arquitetura, Urbanismo, Computação, Higiene e do Meio Ambiente.

Na Engenharia Elétrica - O Engenheiro Eletricista recebe formação para trabalhar, principalmente, nas concessionárias de energia elétrica, que são responsáveis por produzir e/ou entregar a energia elétrica aos seus consumidores para que possam utilizá-la para os diversos fins (residencial, industrial e comercial). O serviço de uma concessionária de energia elétrica pode ser dividido nas seguintes áreas principais: planejamento, estudos, operação, geração, transmissão, distribuição, subestações, proteção, manutenção e projetos. Poderá atuar, ainda, nas indústrias, como responsável pela operação e manutenção dos equipamentos elétricos.

Na Engenharia Mecânica - O Curso de Engenharia Mecânica tem por objetivo a formação de engenheiros destinados ao mercado de trabalho dos setores industriais e de prestação de serviço. O engenheiro mecânico atua nas seguintes atividades: construção de máquinas em geral; organização e delineamento de processos de fabricação; projetos industriais e de instalações; montagens industriais; inspeções, testes e comissionamento de equipamentos e de instalações; pesquisa e desenvolvimento.

Na Engenharia Metalúrgica - O Engenheiro Metalúrgico participa da extração dos minérios e sua transformação em metal, além de estudo da estrutura e da aplicação dos próprios metais.

Na Engenharia de Produção - O curso de Engenharia de Produção tem por objetivo formar um profissional com visão sistêmica dos processos de produção de bens ou serviços. O Engenheiro de Produção tem atuado em diversos setores, tanto em empresas industriais (metalúrgicas, siderúrgicas, montadoras, estaleiros, entre outras) como em empresas de serviços (instituições financeiras, comerciais, de serviço de saúde etc). O profissional de Engenharia de Produção pode atuar desde o planejamento econômico-financeiro até o planejamento da produção propriamente dito, passando por áreas como Qualidade, Ergonomia, Pesquisa Operacional, Marketing e outras.

Na Engenharia de Telecomunicações - O Engenheiro de Telecomunicações da UFF é capacitado para atuar no planejamento, projeto, implantação, operação e manutenção de sistemas e/ou equipamentos de telecomunicações, com possibilidades de especialização nas seguintes áreas: sistemas de transporte, com conhecimento de projeto, composição e aplicabilidade dos sistemas de transmissão de informações; redes de serviços, incluindo sistemas telefônicos; redes de transmissão de dados e redes integradas de serviços. O Engenheiro de Telecomunicações atua, preferencialmente, em empresas concessionárias de serviços públicos de Telecomunicações; em grandes empresas usuárias de sistemas de telecomunicações, como empresas de energia elétrica, petróleo, transporte, bancos, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, especialmente os de segurança; em indústrias de equipamentos de telecomunicações; em consultoria.

OBS.: A UFF possui sete graduações diferentes em Engenharia e as vagas são oferecidas como um todo. O aluno, após cursar o ciclo básico, fará a sua opção por uma das graduações.

onde se estuda

Escola de Engenharia

Rua Passos da Pátria, 156 - São Domingos - Niterói - RJ CEP: 24210-240 - Tel.: (021) 620-7070

Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda - Av. dos Trabalhadores, 420

Vila Santa Cecília - Volta Redonda - RJ

CEP: 27260-740 - Tel.: (0243) 44-5122


ENGENHARIA QUÍMICA

objetivos do curso

O curso destina-se à formação de profissionais para atuação tanto nos setores industriais quanto da prestação de serviços, nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de processos químicos, projetos e controle de processos, produção e comercialização de produtos químicos.

titulação: Engenheiro Químico.

duração: mínima de 08 e máxima de 18 semestres.

o que faz o profissional O Engenheiro Químico, no exercício de suas atividades, está capacitado para elaborar, executar e controlar projetos de pesquisa e desenvolvimento, de instalação e de expansão das indústrias químicas; planejar, operar, dirigir e fiscalizar a fabricação, o controle e a garantia da qualidade de toda a gama de produtos químicos; projetar, dimensionar, selecionar e desenvolver equipamentos, tanto para as indústrias químicas quanto de controle ambiental.

onde atua Indústrias químicas em geral, incluindo petróleo e petroquímica, plásticos e resinas, fertilizantes e inseticidas, alimentos e bebidas; indústrias farmacêuticas, de biotecnologia, tintas e vernizes, açúcar e álcool, sabões e detergentes, papel e celulose etc; empresas de consultoria e projetos; centros de pesquisa e desenvolvimento; instituições governamentais de controle ambiental; magistério.

onde se estuda

Escola de Engenharia

Rua Passos da Pátria, 156 - São Domingos - Niterói - RJ CEP: 24210-240 - Tel.: (021) 717-9487


FARMÁCIA

objetivos do curso

Formar profissionais, na área de Ciências Farmacêuticas, capazes de desenvolver a pesquisa, o comércio, a produção e o controle de qualidade de medicamentos e cosméticos e executar análises clínicas e toxicológicas.

titulação Farmacêutico.

duração

Habilitação Farmácia Industrial - mínima de 09 e máxima de 11 semestres

Habilitação Farmácia e Bioquímica/Ênfase em Alimentos

(1a opção) - mínima de 12 e máxima de 18 semestres Habilitação Farmácia e Bioquímica/Ênfase em Análises Clínicas (2a opção) - mínima de 12 e máxima de 18 semestres

o que faz o profissional O Farmacêutico exerce sua atividade na farmácia comercial e hospitalar; o Farmacêutico Bioquímico para a indústria de alimentos (1ª opção) trabalha na produção de alimentos e no controle de qualidade dos alimentos "in natura" e industrializados; o Farmacêutico Bioquímico para as análises clínicas e toxicológicas (2ª opção) realiza análises para o auxílio do diagnóstico, análises dos ambientes de trabalho e análises toxicológicas; o Farmacêutico Industrial para as indústrias de medicamentos e cosméticos atua na

produção e controle industrial de medicamentos, cosméticos e matéria-prima.

Na área de medicamentos e cosméticos - produção, controle de qualidade, dispensação, pesquisa - desde a matéria-prima ao produto final - controle fiscal, inspeção de qualidade, análise final; elaboração de laudos técnicos; participação no ensino e pesquisa das matérias privativas do currículo de formação.

Nas atividades afins - produção, controle de qualidade, pesquisa de produtos biológicos imunoterápicos, soros, vacinas e derivados do sangue; análises clínicas; medicamentos e insumos para uso veterinário, inseticidas; produção de radioisótopos e radiofármacos; exames de caráter químico-toxicológico, bromatológico, biológico, microbiológico, fitoquímico e sanitário.

onde atua Indústrias de medicamentos, farmácias públicas e populares, laboratórios de análises clínicas e/ou seus departamentos especializados, empresas comerciais e industriais, saúde pública, laboratórios de homeopatia, e magistério superior - no que tange ao ensino de disciplinas específicas e pesquisas pertinentes. A UFF oferece como campo de atuação o Laboratório Universitário Rodolfo Albino (LURA) que produz medicamentos para o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP).

onde se estuda

Faculdade de Farmácia

Rua Mário Viana, 523 - Santa Rosa - Niterói - RJ

CEP: 24241-000 - Tel.: (021) 711-1012


FÍSICA

objetivos do curso O Bacharel em Física destina-se a participar da pesquisa em Física realizada no país e no exterior, devendo para isso estar apto a um dos curso de mestrado existentes no Brasil. Poderá ingressar, como Auxiliar de Ensino, em Universidades.

O licenciado destina-se a lecionar Física e Ciências em escolas de 1o e 2o Graus, podendo prosseguir estudo de pós-graduação. O que se pretende, para as duas habilitações, é formar profissionais confiantes e capacitados para enfrentar situações novas.

titulação Bacharel em Física; Licenciado em Física

duração mínima de 08 e máxima de 16 semestres

o que faz o profissional

Bacharel utiliza instrumental matemático, computacional, mecânico e eletrônico; analisa e verifica novas teorias e modelos surgidos na atualidade.

Licenciado utiliza embasamento de conteúdo em Educação, cria e adapta metodologia para transmissão do conhecimento científico de 1o e 2o Graus; utiliza a pesquisa no Ensino.

onde atua

Bacharel - Magistério de 3o Grau, centros de pesquisas em física teórica ou experimental, hospitais (radioproteção, radioterapia e medicina nuclear), indústrias que desenvolvam pesquisa em tecnologias baseadas em Física.

Licenciado - Magistério: ensino de Ciências (2o Grau e 5 a a 8a séries do 1o Grau) e Física (2o Grau).

onde se estuda

Instituto de Física

Campus da Praia Vermelha - Av. Litorânea s/ no

Boa Viagem - Niterói - RJ - CEP: 24210-340

Tel.: (021) 719-6735 / 719-6243 / 719-6311 / 719-6574


GEOGRAFIA

objetivos do curso Formar profissionais capazes de realizar pesquisas sobre as características físicas e climáticas de uma determinada zona ou região, através de estudos de campo e aplicação do conhecimento de ciências correlatas, como a Física, Geologia, Oceanografia, Meteorologia e Biologia, a fim de obter dados subsidiários que possibilitem o desenvolvimento econômico político-social da área em questão; estudar as populações e as atividades humanas através da coleta de dados sobre a distribuição étnica, a estrutura econômica e a organização política e social de deteminadas regiões ou países, para elaborar comparações sobre a vida sócio-econômica e política das civilizações; assessorar organismos governamentais ou privados, em assuntos referentes à delimitação de fronteiras naturais e étnicas, zonas de exploração econômica, possibilidades de novos mercados e de rotas comerciais mais favoráveis, pela realização de pesquisas e levantamentos fisiográficos, topográficos, estatísticos e bibliográficos sobre geografia econômica, política, social e demográfica, para proporcionar melhor conhecimento destes assuntos; elaborar mapas, gráficos e cartas, por meio de coleta de dados e informações e de pesquisas locais, para ilustrar os resultados dos estudos.

titulação Licenciado em Geografia; Bacharel em Geografia.

duração

Licenciatura mínima de 06 e máxima de 14 semestres.

Bacharelado mínima de 07 e máxima de 14 semestres.

o que faz o profissional Descreve e analisa as características de fenômenos físicos, terrestres e suas repercussões culturais; avalia a transformação de meios naturais, físicos e biológicos, através dos processos de interferência levados a efeito pelo homem; realiza levantamentos fisiográficos, topográficos, toponímicos e estatísticos, dos quais extrai dados sobre as atividades humanas, como a distribuição étnica, planejamento econômico e organização política; assessora grupos empresariais no que se refere à questão de limites e fronteiras de terrenos, vias de comércio, zonas de mercado e de exploração econômica.

onde atua Centros e instituições científicas e de pesquisas, órgãos de planejamento e desenvolvimento econômico - regional e setorial - e instituições de ensino. Pode atuar, ainda, em indústrias extrativas e em serviços públicos.

onde se estuda

Campus da Praia Vermelha - Av Litorânea, s/ no

Boa Viagem - Niterói - RJ - CEP: 24220-340

Tel.: (021) 722-7609


HISTÓRIA

objetivos do curso Formar profissionais qualificados na área de História, em sentido amplo, sem distinções entre professores e pesquisadores. A Licenciatura visa dar ao aluno uma formação didático-pedagógica capaz de prepará-lo para a prática docente. O Bacharelado atua como uma experiência de aprofundamento da vivência acadêmica do aluno.

titulação Bacharel em História; Licenciado em História

duração mínima de 06 e máxima de 14 semestres

o que faz o profissional Realiza pesquisa histórica em entidades públicas e privadas; interpreta os dados oferecidos pelas mais variadas fontes, para definir e distinguir, com nitidez, o fato histórico do simples fato, dentro de um processo que não é apenas uma mera compilação de datas e nomes; faz estudos críticos das informações obtidas e redige memórias cronológicas sobre os mais diversos aspectos da atividade humana; dedica-se ao magistério de 1 o, 2 o e 3 o Graus.

onde atua Centros de pesquisa e documentação, arquivos, empresas, sindicatos. Pode também atuar em serviços de difusão artística e cultural e em órgãos de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.

onde se estuda

Instituto de Ciências Humanas e Filosofia

Campus do Gragoatá - Bl. O - São Domingos - Niterói - RJ CEP: 24210-350 - Tel.: ( 021) 719-4194


INFORMÁTICA

objetivos do curso O curso de Informática da UFF tem por objetivo formar profissionais com graduação plena em Informática. O perfil dos formandos será o de profissionais para desenvolvimento de software básico e de aplicação, com ênfase em Sistemas de Programação.

titulação Bacharel em Informática.

duração mínima de 07 e máxima de 16 semestres.

o que faz o profissional O profissional de Sistemas de Programação, a partir da especificação da arquitetura e características funcionais de um computador, projeta e desenvolve, isoladamente ou em equipe, todos os recursos básicos necessários para tornar o computador acessível a um profissional de software de aplicação ou a um usuário não especializado; altera ou complementa o software básico disponível; contribui para a especificação de características funcionais de computadores; pode, ainda, atuar na especificação e no desenvolvimento de sistemas de processamento de dados para o apoio a atividades administrativas ou técnicas, com uso de métodos modernos e eficazes de projetos e de construção de sistemas e com o emprego dos recursos de software básico disponíveis em computadores de uso geral.

onde atua Instituições de pesquisa, indústria nacional de informática, empresas públicas, privadas e outras.

onde se estuda

Instituto de Matemática, 4o andar

Praça do Valonguinho - Centro - Niterói - RJ

CEP: 24020-150 - Tel.: (021) 717-8269


LETRAS

objetivos do curso Formar profissionais capazes de atuar no ensino de 1 o e 2o Graus, na área de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (e suas respectivas literaturas); no magistério superior, na área de Letras; em instituições de pesquisa, nas áreas de Lingüística Geral e Aplicada e Literatura; e na área de Editoração e Jornalismo, como crítico literário, tradutor e revisor crítico.

titulação

Bacharel em Letras

Licenciado em Letras - Habilitações: Português/Literatura; Português/Inglês; Português/Francês; Português/Alemão; Português/Espanhol; Português/Latim; Português/Italiano; Português/Grego

duração mínima de 06 e máxima de 14 semestres

o que faz o profissional A formação básica do profissional de Letras é para o magistério. Os professores formados saem com habilitação em Português-Literatura ou Português e uma língua estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Latim, Grego e Italiano). Podem atuar na rede pública ou particular de ensino, no 2 o segmento do 1 o Grau (5 a a 8 a série) e no 2 o Grau, em Português, Literatura e uma língua estrangeira (quando tiver a habilitação). O curso de Letras capacita, ainda, o estudante para atuar como pesquisador, revisor crítico, tradutor, intérprete e crítico literário, embora não estejam em funcionamento estas habilitações específicas.

onde atua Escolas públicas e privadas de 1 o e 2 o Graus, Instituições de pesquisa, empresas jornalísticas, agências de publicidade, editoras.

onde se estuda

Instituto de Letras

Campus do Gragoatá - Bl. B / C - S. Domingos - Niterói - RJ CEP: 24210-350 - Tel.: (021) 717-4082


MATEMÁTICA

objetivos do curso Formar licenciados e bacharéis em Matemática e preparar profissionais para a pesquisa em Ciência Pura e Aplicada.

titulações Bacharel em Matemática; Licenciado em Matemática

duração: mínima de 06 e máxima de 14 semestres

o que faz o profissional Na Matemática Pura, trabalha com conceitos matemáticos puros e abstratos e atua em torno de questões relativas ao avanço do conhecimneto matemático, ao desenvolvimento lógico dos sistemas matemáticos e à análise das relações entre as formas matemáticas.

Na Matemática Aplicada, desenvolve o conhecimento matemático para a sua aplicação na resolução de problemas e realização de pesquisas nas áreas das ciências - físicas, biológicas ou sociais.

onde atua Nas instituições de ensino de 1 o e 2 o Graus, Universidades (formação de engenheiros, físicos, químicos, biólogos, economistas, administradores de empresas, atuários, farmacêuticos, nutricionistas etc), Institutos de pesquisa científica, empresas de processamento de dados.

Na indústria, atua em cálculo estatístico, controle de estoque, folha de pagamento, organização de cadastro; assessora as atividades que envolvem resolução de problemas científicos.

A Matemática constitui, certamente, um dos campos do conhecimento humano que mais profundamente marcam a era em que vivemos. Até há muito pouco tempo - e muitas pessoas ainda hoje pensam assim - a única forma de realização profissional, como matemático, estava relacionada ao Magistério. No entanto, são muitas e diversas as oportunidades e, devido ao dinamismo que caracteriza a época atual, elas são cada vez maiores.

onde se estuda

Instituto de Matemática

Praça do Valonguinho s/ no - Centro - Niterói - RJ

CEP: 24020-150 - Tel.: (021) 717-8269

Colégio de Pádua

Colina do Farol s/ no - Sto Antônio de Pádua- RJ

CEP: 28470-000 - Tel: (0249) 51-0666


MEDICINA

objetivos do curso Formar profissionais - médicos generalistas ou especialistas - capazes de atender às necessidades básicas da população, no desempenho de tarefas de promoção, prevenção, cura e reabilitação, valorizando, em todos os casos, a interação Homem/Meio Ambiente e a formação clínica geral do médico.

titulação Médico.

duração mínima de 10 e máxima de 18 semestres

o que faz o profissional De um modo geral, cabe ao médico a "manutenção das condições de saúde individual e da comunidade, através de atividades curativas, executadas estas últimas através de processos clínicos e cirúrgicos".

onde atua Consultórios particulares, clínicas de saúde, hospitais, postos de saúde, laboratórios, escolas, sistemas previdenciários, instituições científicas e de pesquisas, recreativas, esportivas, industriais, de comércio e magistério. O estágio supervisionado obrigatório (INTERNATO) é realizado no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP).

onde se estuda

Faculdade de Medicina

Rua Marquês do Paraná, 303 - Centro - Niterói - RJ

CEP: 24230-030 - Tel.: (021) 719-2828 ramal 181


MEDICINA VETERINÁRIA

objetivos do curso

Formar o profissional capaz de atuar nas áreas de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, Patologia Animal, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Reprodução Animal, Higiene, Inspeção Sanitária e Tecnologia de produtos de origem animal (Zootecnia), Administração, Extensão e Economia Rural.

titulação Médico Veterinário.

duração mínima de 08 e máxima de 16 semestres.

o que faz o profissional Ocupa-se da clínica de animais em todas as modalidades; dirige hospitais para animais; cuida da assistência aos animais; encarrega-se da direção técnico-sanitária dos estabelecimentos industriais e comerciais, dos estabelecimentos de finalidade recreativa ou desportivas e dos serviços de proteção e de experimentação que mantenham, a qualquer título, animais ou produtos de origem animal; planeja, dirige, coordena, executa e controla a assistência técnico-sanitária aos animais sob qualquer título; inspeciona e fiscaliza, sob os pontos de vista higiênico, sanitário e tecnológico, os produtos de origem animal e os matadouros frigoríficos, as charqueadas, as fábricas de produtos de origem animal, as fábricas de conservas de carne e pescado, as usinas, as fábricas e postos de laticínios, os entrepostos de carne, leite, ovos, mel, cera e demais derivados do reino animal; inspeciona e fiscaliza os estabelecimentos comerciais que armazenam ou comercializam produtos de origem animal; identifica defeitos, vícios, acidentes e doenças, peritagem e exames técnicos sobre animais e seus produtos, em questões judiciais; ocupa-se do ensino, planejamento, direção e coordenação, execução técnica e controle de inseminação artificial; pode, ainda, lecionar disciplinas especificamente médico-veterinárias e dirigir órgãos ou laboratórios de ensino.

onde atua Indústrias de produtos de origem animal; agropecuária, na assistência a fazendas; órgãos públicos, laboratórios farmacêuticos e de preparação de vacinas animais; fiscalização sanitária; clínicas e hospitais veterinários; institutos de pesquisa e magistério superior nas disciplinas específicas da área.

onde se estuda

Faculdade de Veterinária

Rua Vital Brasil Filho, 64 - Santa Rosa - Niterói - RJ

CEP: 24230-340 - Tel.: (021) 714-8454


NUTRIÇÃO

objetivos do curso

Formar profissionais capazes de atuar em serviços de Saúde Pública, Alimentação Institucional, Nutrição Clínica e Educação em Nutrição e de participar de programas multidisciplinares que visem à solução de problemas sócio-econômicos em nível local, regional e nacional, mediante a execução de atividades que contribuam para prevenir, recuperar e manter a saúde do homem.

titulação Nutricionista

duração mínima de 06 e máxima de 12 semestres

o que faz o profissional O Nutricionista atua em diferentes áreas. Na Alimentação Institucional realiza assessoria, planeja, coordena, supervisiona e avalia os serviços de alimentação, para coletividades sadias; na Nutrição Clínica planeja, organiza, supervisiona e avalia dietas especiais para indivíduos enfermos, internados ou em ambulatórios e participa da equipe de saúde, visando à recuperação do paciente; na Nutrição em Saúde Pública planeja, organiza, coordena, executa e avalia políticas e programas na área de alimentação e nutrição, como merenda escolar, alimentação do trabalhador e outras.

Pode, ainda, atuar em atividades de ensino e pesquisa, de Nutrição e Dietética, em indústrias de alimentos, de defesa do consumidor, de planos e programas de produção agropecuária e outros. As atividades citadas poderão ser desenvolvidas em nível técnico operacional executivo, com atividades predominantemente administrativas, ou superior, com atividades nas esferas de decisão de natureza social ou política.

onde atua Instituições públicas ou privadas, como indústrias, empresas, escolas, creches, hospitais, clínicas, asilos, clubes, consultórios particulares, secretarias de educação e saúde etc.

O curso da UFF oferece disciplinas obrigatórias de estágio. Estes estágios são realizados no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em postos e centros de saúde da rede básica de Niterói, nos serviços de Nutrição do HUAP e no restaurante universitário da Divisão de Orientação Alimentar (DOA). A Faculdade de Nutrição tem dois laboratórios, sendo um Dietético e outro de Nutrição Experimental.

onde se estuda

Escola de Nutrição

Campus do Valonguinho - R. São Paulo, 30 - 5o andar Centro - Niterói - RJ

CEP: 24040-110 - Tel : (021) 717-9076


ODONTOLOGIA

objetivos do curso O Curso forma profissionais capacitados para o atendimento das necessidades odontológicas, visando à prevenção e manutenção da saúde bucal do paciente. O curso oferece estágio supervisionado, obrigatório, tendo ainda o aluno a oportunidade de estágio extra-curricular. As disciplinas básicas do curso são desenvolvidas nas sete disciplinas clínicas especializadas e integradas da própria Faculdade.

titulação Cirurgião-Dentista.

duração mínima de 09 e máxima de 18 semestres.

o que faz o profissional Previne, diagnostica e trata das enfermidades bucais; limpa, extrai, obtura, restaura e implanta dentes; aplica flúor e pesquisa sobre medicamentos para cura e prevenção dos males orais; faz cirurgias para tratamento de dentes, maxilares e gengivas, tratando também de fraturas maxilares; trabalha em prótese dentária, radiologia oral e aplica aparelhos para corrigir desvios de dentes; realiza perícias odonto-legais; participa de atividades em Saúde Pública; leciona no

2o Grau (com complementação pedagógica) e no Superior.

onde atua Consultórios particulares, clínicas, hospitais, escolas, serviços de saúde, empresas, institutos de previdência social, órgãos policiais e judiciais, serviço público, instituições de pesquisa e de ensino (magistério).

onde se estuda

Faculdade de Odontologia

Praça do Valonguinho, s/ no - Centro - Niterói - RJ

CEP: 24020-000 - Tel.: (021) 719-1055


PEDAGOGIA

objetivos do curso

Formar profissionais da Educação, dotados de visão crítica de seu mundo e da realidade que os cerca, preparando-os para atuar no ensino das matérias pedagógicas dos cursos de formação de professores de 2o Grau, na Administração Escolar, na Supervisão Escolar ou na Orientação Educacional (para exercício nas escolas de 1 o e 2 o Graus).

titulação Licenciado em Pedagogia.

duração mínima de 07 e máxima de 14 semestres.

o que faz o profissional Os profissionais do ensino trabalham integradamente na comunidade escolar, embora a cada um sejam atribuídas atividades específicas: Administrador Escolar - direção, administração da escola, integração escola/comunidade etc;

Supervisor Escolar - coordenação do planejamento, acom-

panhamento e avaliação das atividades didático-pedagógicas da escola, organização e implementação de programas de treinamento e atualização do corpo docente etc;

Orientador Educacional- planejamento, implantação e coordenação do serviço de orientação educacional e vocacional, acompanhamento da vida escolar do aluno e sua integração ao processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista o seu melhor rendimento, articulando nesse processo a escola, a família e a comunidade;

Professor das matérias pedagógicas - conforme a habilitação cursada, poderá lecionar disciplinas pedagógicas nos cursos de formação de professores de 2 o Grau.

O Licenciado em Pedagogia é, antes de tudo, um profissional da Educação. É importante assinalar, portanto, que todas estas funções devem ser exercidas de uma maneira integrada, buscando a melhoria da qualidade do ensino em articulação com a realidade concreta da sociedade, para a construção do ser humano individual/coletivo numa perspectiva de educação transformadora.

onde atua Estabelecimentos de ensino público ou privado e nas empresas, em setores de ensino, pesquisa, orientação profissional, seleção, treinamento e desenvolvimento de Recursos Humanos; difusão artística e cultural na área da saúde e afins.

onde se estuda

Faculdade de Educação

Campus do Gragoatá - Bl. D - São Domingos - Niterói - RJ

CEP: 24020-000 - Tel.: (021) 719 - 9009

Escola Municipal Prefeito Francisco P. Rocha

Morro da Cruz - Angra dos Reis - RJ

CEP: 23900-000 - Tel:(0243) 65-1175 ramal 158


PRODUÇÃO CULTURAL

objetivos do curso Formar profissional - produtor cultural generalista ou executivo - que, associado às iniciativas privada e pública, será capaz de atender as demandas culturais da sociedade, no desempenho de tarefas de produção, promocão, organização e execução de eventos e produtos culturais, bem como a atuar junto com profissionais qualificados na área de preservação de bens culturais e do patrimônio histórico.

titulação Bacharel em Produção Cultural.

duração mínima: 6 semestres: máxima: 12 semestres.

o que faz o profissional Na linha generalista cabe ao produtor cultural produzir, promover e organizar eventos artísticos tais como shows musicais, espetáculos teatrais e circenses, seminários, congressos, exposições, feiras e bienais de artes plásticas, etc., podendo também atuar como curador desses eventos; na linha executiva o produtor cultural cuidará da interface entre a parte artística e a administrativa na produção de filmes, discos, novelas e outros produtos que venham a surgir nesses setores da indústria cultural, além daqueles eventos já mencionados. Ao produtor cultural cabe ainda a tarefa de produção, organização e difusão de eventos ligados à preservação de bens culturais e do patrimônio histórico, atuando junto com arquitetos, historiadores, museólogos, antropólogos, etc.

onde atua Centros Culturais, Fundações, Institutos, Universidades, Escolas, Museus, Secretarias de Cultura, Indústrias Cinematográfica e Fonográfica, Televisão, Rádio, Empresas Particulares, Escritórios e Direitos Autorais.

onde se estuda

Instituto de Arte e Comunicação Social

Rua Lara Vilela, 126 - Ingá - Niterói - RJ

CEP: 24210-590 - Tel.: (021) 719-6377


PSICOLOGIA

objetivos do curso Formar profissionais capacitados a atuar nas diferentes áreas em que se desdobra a Psicologia contemporânea.

O Curso de Psicologia procura fornecer aos alunos a visão mais abrangente possível das diversas tendências atuais da Psicologia, seja através das cadeiras teóricas ou por meio de estágios supervisionados, mantendo contato direto com a realidade que caracteriza o campo de atuação profissional.

titulações Licenciado em Psicologia; Bacharel em Psicologia; Psicólogo.

duração Licenciatura e Bacharelado: mínima de 07 e máxima de 14 semestres.

Formação de Psicólogos: mínima de 08 e máxima de 18 semestres.

o que faz o profissional O profissional de Psicologia, através de métodos e técnicas específicas, atua, isoladamente ou em equipes interdisciplinares, nos aspectos que avaliam as atividades psíquicas e a saúde mental do homem. Neste sentido ele se faz presente nas situações de trabalho, de aprendizagem, de lazer e diversas outras.

onde atua Empresas públicas e privadas, instituições de saúde e escolares e como profissional liberal.

O campo de atuação do psicólogo tem se expandido constantemente, propiciando novas áreas de especialização, como a psicologia comunitária hospitalar, prevenção dos acidentes de trabalho e psicologia institucional, além das áreas clássicas, como psicologia escolar, clínica e industrial.

onde se estuda

Instituto de Ciências Humanas e Filosofia

Campus do Gragoatá - Bl. O - São Domingos - Niterói - RJ CEP: 24210-350 - Tel: (021) 719-4194


QUÍMICA

objetivos do curso Formar profissionais capazes de atuar no ensino de 2º Grau e Superior e na pesquisa, mediante realização de investigações, estudos, ensaios, experimentos ou análises de caráter prático relacionados à composição, às propriedades químicas e às possibilidades de transformação de substâncias.

titulações Licenciado em Química; Bacharel em Química.

duração mínima de 06 e máxima de 12 semestres.

o que faz o profissional Encarrega-se da descoberta de novas substâncias, bem como busca encontrar novos usos para os produtos existentes. Neste sentido, manipula os mais variados materiais: desde petróleo, até papel, explosivos, rações para animais, remédios e fibras-têxteis; controla a qualidade e analisa matérias-primas e produtos acabados.

onde atua Instituições de ensino, centros de pesquisa e indústrias relacionadas à Química e à pesquisa química.

onde se estuda

Instituto de Química

Outeiro de São João Batista s/ no - Centro - Niterói - RJ CEP: 24020-150 - Tel.: (021) 717-1313 ramal 24


QUÍMICA INDUSTRIAL

objetivos do curso

Formar profissionais capazes de aplicar princípios, técnicas e métodos da Química na resolução de problemas industriais, por meio de pesquisas e estudos ligados à composição química, às propriedades fundamentais e à composição da estrutura das substâncias; fabricação de produtos e subprodutos químicos; realização de análises químicas ou físico-químicas; fabricação de produtos industriais, obtidos por meio de reações químicas, como cimento, açúcar e álcool, vidro, curtume, explosivos, derivados de carvão e petróleo etc.

titulação Químico Industrial.

duração mínima de 07 e máxima de 14 semestres.

o que faz o profissional Avalia e desenvolve os processos químicos ligados às indústrias, analisando a composição e as propriedades das diversas substâncias químicas e estudando suas possibilidades de transformação; supervisiona a produção industrial, dirigindo e executando trabalhos em laboratórios ou departamentos químicos, e faz análises químicas de sistemas; leciona no 2o e 3 o Graus.

onde atua Indústrias, laboratórios e centros de pesquisas relacionados à Química (ex.: indústrias petroquímicas, têxteis, automobilísticas, farmacêuticas, alimentícias, de explosivos e muitas outras).

onde se estuda

Instituto de Química

Outeiro de São João Batista s/ no - Centro - Niterói - RJ CEP: 24020-150 - Tel.: (021) 717-1313 ramal 24


SERVIÇO SOCIAL

objetivos do curso

O curso de Serviço Social tem por objetivo a formação de assistentes sociais capacitados para a elaboração, a crítica e a operacionalização de programas sociais em organismos públicos e privados.

titulação Assistente Social.

duração mínima de 06 e máxima de 14 semestres.

o que faz o profissional O assistente social trabalha, predominantemente, junto aos segmentos mais pauperizados da população, desenvolvendo serviços em programas sociais com cunho assistencial e educativo, produzindo conhecimentos sobre a realidade social, participando na gestão de políticas de relações humanas em empresas e atuando em projetos de caráter organizativo de diversos grupos, como população de rua, minorias raciais, sexuais, idosos, mulheres etc.

onde atua O assistente social atua, principalmente, em organizações públicas, onde desenvolve suas atividades na rede de saúde, educação; em serviços de segurança, habilitação e instituições prestadoras de serviços assistenciais. Atua, ainda, em empresas estatais e privadas e em organizações não governamentais.

onde se estuda

Escola de Serviço Social

Campus do Gragoatá - Bl. E - São Domingos - Niterói - RJ CEP: 24210-350 - Tel.: (021) 722-1268

Departamento de Serviço Social de Campos

Rua José do Patrocínio, 71 - Campos - RJ

CEP: 28015-030 - Tel.: (0247) 22-0334