PRODUÇÃO CULTURAL

Curso pioneiro ensina a gerenciar cultura

Se uma palavra pudesse definir o curso de Produção Cultural, seria pioneirismo. O curso recebeu o reconhecimento do MEC em 2001.

Dividindo-se em três módulos, seu objetivo é oferecer ao estudante tanto o conhecimento das formas de expressão artística, quanto o desenvolvimento da reflexão crítica e da capacidade de administração e gerenciamento de negócios no mercado de cultura.

Ao primeiro módulo pertencem disciplinas como Fundamentos e Técnica da Música, da Dança, das Artes Cênicas, das Artes Plásticas, Vídeo-arte e Direção de Espetáculos. Numa segunda etapa, os alunos têm contato com matérias de formação teórica e humanística, tais como Teoria da Cultura, Filosofia da Arte, Ética e Estética, Estética e Cultura de Massa, e Semiologia da Arte. O conhecimento necessário para pesquisa, planejamento e gestão abrange aulas de Planejamento e Pesquisa Cultural, Administração e Gerência Cultural, e Marketing Cultural.

O coordenador Gilberto Gouma explica que em 1995 a Universidade teve a iniciativa de decidir formar profissionais de cultura. "Antes, a formação do produtor cultural era bastante empírica. Decidimos então no Departamento de Arte criar um curso universitário para sistematizar o conhecimento indispensável para a área.

Outras universidades oferecem Produção Cultural como habilitação de Comunicação. Aqui, no entanto, entendemos que o curso específico torna mais eficaz o aprendizado da profissão".

As aulas são ministradas pela manhã no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), em São Domingos. A concentração das aulas em um só turno possibilita que o aluno complemente sua formação com a prática profissional. "Com o curso matutino, os estudantes têm a tarde livre para fazer estágios e tomar contato com a atividade prática do produtor. Temos alunos estagiando nos principais espaços culturais de Niterói e do Rio de Janeiro", diz Gouma.

João Coelho, recém-formado em Produção Cultural, já trabalhava no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, quando procurou a universidade para complementar sua formação. Ele viu no curso superior a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos em artes: "Sentia falta de uma formação mais ampla, de um estudo sistemático, coisa que é difícil conseguir no dia-a-dia profissional. Na universidade tem-se a possibilidade de se tornar um profissional mais qualificado, especialista".

Além de trabalhar em centros de cultura, o produtor cultural pode atuar em fundações, institutos, organizações não governamentais (ONGs), escolas, museus, secretarias de Cultura, indústrias cinematográfica e fonográfica, televisão, rádio e escritórios de direitos autorais. Na universidade, esse profissional tem a possibilidade de se dedicar ao ensino e à pesquisa.

Na linha executiva, o produtor cultural cuidará da interface entre a criação artística e a gerência administrativa na produção de filmes, discos, CDs, exposições, obras literárias e teatrais que venham a surgir no cenário cultural. O seu conhecimento é indispensável na intermediação entre o fazer do artista e a divulgação para o público.

O vestibular oferece 40 vagas, sendo 20 para o primeiro e 20 para o segundo semestre. Como a Universidade dispõe de um teatro, um cinema e uma sala de exposições, localizados no prédio da reitoria, em Icaraí, muitas vezes os alunos atuam na produção de eventos culturais organizados pelo Centro de Artes da UFF, o que acaba servindo como campo de estágio.

Texto integrante da Revista Acesso UFF
(parte integrante do Kit Vestibular UFF 2003)


OBJETIVOS DO CURSO

O curso pretende dar respaldo acadêmico a uma profissão já há muito consolidada no mercado. No passado, já gravitava uma grande diversidade de profissionais em torno da Produção Cultural. Entretanto, não existia nenhum curso de nível superior que buscasse sistematizar o conhecimento a respeito da criação, planejamento, organização, difusão e crítica nesta área. Em 1995, o Departamento de Arte da UFF lançou o primeiro Curso de Graduação em Produção Cultural, criado pela Profª. Piedade Carvalho e pelo Prof. Gilberto Gouma. Até aquele momento, o aprendizado ocorria de maneira empírica e aleatória, acarretando numa formação deficiente. Este curso veio preencher tal lacuna, formando profissionais qualificados, capazes de atuar no campo cultural de modo consciente, compreendendo a Cultura como uma construção coletiva e que, ao lidarem com a produção cultural, estão criando os paradigmas da percepção social. Sem perder de vista a formação técnica, imprescindível nesta era em que tecnologia e arte se mesclam, este curso oferece uma sólida formação humanística. O currículo foi construído de modo a fornecer uma perspectiva interdisciplinar da Cultura e da Arte, oferecendo conhecimentos básicos dos vários meios de expressão artísticos com os quais o produtor cultural irá lidar, além de instrumentalizá-lo em planejamento e administração cultural. O curso estrutura-se em 3 blocos:

Teorias da Arte e da Cultura: As disciplinas que compõem este bloco irão fornecer o embasamento teórico para uma sólida formação humanística, propiciando ao aluno condições de desenvolver uma reflexão crítica acerca da produção cultural.

Fundamentos dos Meios de Expressão: Este bloco visa fornecer ao aluno, conhecimentos técnicos e artísticos sobre os diversos meios de expressão nas áreas de: artes cênicas, artes plásticas, música, literatura, dança, rádio, televisão, cinema, vídeo e computação gráfica.

Planejamento Cultural: Estas disciplinas têm como objetivo, instrumentalizar o aluno para a realização de atividades que envolvem: pesquisa, planejamento, marketing de projetos e produtos culturais, assim como administração e gerência de empresas públicas e privadas.

O Curso de Graduação em Produção Cultural busca estabelecer uma vinculação com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Arte (PPGCArte), do Instituto de Arte e Comunicação Social. Esta relação garantirá a manutenção do seu bom nível e permanente reciclagem. Outro dado importante são os intercâmbios com entidades e centros culturais, no sentido de propiciar, para os alunos, estágios em todas as etapas da produção cultural.

TITULAÇÃO

Bacharel em Produção Cultural
Curso reconhecido pelo MEC – Portaria n.º 2.244, de 15 de outubro de 2001.

DURAÇÃO
Mínima de 7 e máxima de 12 semestres
Turno: manhã e tarde

O QUE FAZ O PROFISSIONAL

A área de atuação do Produtor Cultural é muito ampla. Em linhas gerais este profissional, a partir de uma instrumentalização teórico-prática e de uma capacitação crítica, se encaminhará para a criação e organização de projetos e produtos artístico-culturais, lidando com todas as etapas implicadas neste processo. O curso pretende formar profissional habilitado:

  • Para atuar na área de planejamento e gestão cultural, estabelecendo metas e estratégias para o fomento e a promoção da cultura, tanto ao nível de instituições públicas como de entidades privadas.
  • Para o exercício da produção cultural, apto a planejar, organizar e divulgar eventos de toda natureza;
  • Para cuidar da interface entre a criação artística e a gerência administrativa na produção de espetáculos, shows, filmes, telenovelas, discos, CDs, obras literárias, que venham a surgir nos diversos setores da indústria cultural.
  • Para atuar na curadoria de mostras, exposições e festivais em diversas áreas artísticas;
  • Para a gerência cultural e operacional em instituições públicas e privadas, atuando em centros culturais, galerias, museus, bibliotecas, teatros;
  • Para compor equipes de gestão urbana em instituições públicas e privadas;
  • Para contribuir nas ações de preservação e revitalização do patrimônio cultural;
  • Para atuar em ensino, pesquisa e extensão no magistério superior na área de Produção Cultural e áreas afins;

ONDE ATUA

Em Centros Culturais, Fundações, Institutos, Escolas, Museus, Universidades, Secretarias de Cultura (ao nível municipal, estadual ou federal), Organizações Não Governamentais (ONGs), Indústrias Cinematográfica e Fonográfica, Empresas de Televisão e Rádio, Empresas de Produção Artística e Escritórios de Direitos Autorais.

ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO

Instituto de Arte e Comunicação Social
Rua Prof. Lara Vilela, 126 – Ingá – 24210-590 – Niterói – RJ
Tel.: (21) 2620-6377 –
procult@vm.uff.br
http://www.uff.br/procult

LINKS RELACIONADOS

Curso de Produção Cultural - UFF
Niterói
  

VESTIBULAR 2003

Município Sede Código/Sigla Vagas Turno Grupo de Provas na 2ª Etapa Relação C/V Vest 2002
Niterói 26/PROD 40 MT

E (Redação, LPLB e História)

13,82

Fluxograma das disciplinas do curso - formato PDF

volta

próximo