COMUNICAÇÃO SOCIAL |
|||||||||||||||||||||||||||
OBJETIVOS DO CURSO |
|||||||||||||||||||||||||||
Formar profissionais com base humanística e técnica para atuar no campo da comunicação social de modo responsável, crítico e criativo. Jornalismo Publicidade e Propaganda Cinema O currículo do Curso é composto de 8 períodos, constituído de disciplinas de formação humanística e de disciplinas técnico-profissionais, com estímulo e apoio às atividades de pesquisa e de produção prática. O Curso oferece ao aluno experiência na área de informática e de multimeios, hoje, indispensável em Comunicação Social. Dispõe, atualmente, de laboratórios de vídeo, informática, fotografia e cinema, criação visual e publicidade e de estudos para as aulas práticas e projetos, e também faculta o acesso dos alunos a estágios em outras instituições de comunicação e cultura através de convênios. Para concluir o Curso, é obrigatória a elaboração, pelo aluno, de uma monografia (Projeto Experimental) acerca de um tema de sua escolha, sob orientação de um professor, a ser apresentada perante uma banca. Na habilitação em Cinema é obrigatória, também, a participação do aluno em, pelo menos, um projeto de realização de filme. |
|||||||||||||||||||||||||||
TITULAÇÃO | |||||||||||||||||||||||||||
Bacharel em Comunicação Social | |||||||||||||||||||||||||||
DURAÇÃO | |||||||||||||||||||||||||||
Mínima de 6 e máxima de 12 semestres | |||||||||||||||||||||||||||
O QUE FAZ O PROFISSIONAL |
|||||||||||||||||||||||||||
Jornalismo Exerce tradicionalmente as funções de repórter, redator, editor e, nos meios impressos, programador visual. Cada vez mais, porém, as duas primeiras funções vêm sendo realizadas por um único profissional, assim como o editor também vem sendo levado a saber diagramar a página no computador. O profissional polivalente é desejado pelas grandes empresas que, dessa forma, reduzem custos; a versatilidade, porém, é ainda mais importante caso o jornalista pretenda investir em alternativas a esse mercado, o que o obriga a ter o controle de todo o processo de produção. Publicidade e Propaganda Cinema |
|||||||||||||||||||||||||||
ONDE ATUA |
|||||||||||||||||||||||||||
O Jornalista Nas empresas jornalísticas tradicionais - jornal e revista impressos, rádio e televisão, em assessorias de imprensa de empresas, sindicatos, partidos políticos, governos e organizações não-governamentais, em pequenas empresas organizadas pelo próprio profissional e no chamado mercado alternativo, em particular o das rádios ou TV comunitárias. O Publicitário O Cineasta Observação: Para propiciar uma formação mais ampla e diversificada, é permitido ao aluno cursar disciplinas de outras habilitações, complementando e enriquecendo seu currículo. |
|||||||||||||||||||||||||||
ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO |
|||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||
LINKS RELACIONADOS |
|||||||||||||||||||||||||||
Curso
de Jornalismo da UFF |
|||||||||||||||||||||||||||
VESTIBULAR 2002 |
|||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||
|