Vestibular UFF/2001

ENFERMAGEM

OBJETIVOS DO CURSO

Formar profissional crítico e reflexivo com competência técnico-científica, ético-política, social e educativa, comprometido com a prática social, capaz de identificar as necessidades individuais e coletivas da população e seus determinantes, para intervir no processo saúde-doença, garantindo a qualidade da assistência de enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde.

O Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFF, possibilita ao acadêmico uma estreita relação com as questões da saúde, em geral, e da Profissão, em particular, por meio de disciplinas ministradas desde o 1º período, tornando o Curso mais atraente para o aluno. A formação do Enfermeiro tem caráter generalista, o que possibilita um conhecimento amplo da Enfermagem no âmbito da assistência, ensino e pesquisa.

As especializações que ocorrem após a graduação, conforme a área de interesse, possibilitam o aprofundamento da qualificação técnico-científica e o desenvolvimento da profissão.

ATIVIDADES DE ESTÁGIO, EXTENSÃO e PESQUISA
A Escola de Enfermagem realiza projetos de extensão e pesquisa em diversas áreas de interesse da saúde e da enfermagem com a participação efetiva dos alunos.

Como campo de atuação, os acadêmicos de enfermagem desenvolvem suas atividades de extensão, pesquisa e estágio no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), Policlínica de Saúde Santa Rosa, Posto de Saúde Caramujo, Centro Previdenciário de Niterói, Escola da Rede Municipal de Ensino e comunidades em geral, além de outras Unidades de Saúde. Poderão realizar, ainda, estágios não curriculares no HUAP, a partir do 3º período, bem como em Instituições conveniadas com a UFF.

TITULAÇÃO
Enfermeiro
DURAÇÃO
Mínima de 9 e máxima de 12 semestres

O QUE FAZ O PROFISSIONAL

O Enfermeiro presta cuidados de maior complexidade a pacientes; dirige instituições de ensino de enfermagem e de saúde pública ou privada; chefia, coordena e gerencia serviços e unidades de saúde e de enfermagem; planeja, organiza, implementa e avalia os cuidados de enfermagem. Realiza consultoria e emite parecer sobre questões relativas à saúde e à Enfermagem, em particular. Desenvolve atividades como educador em diferentes serviços. Como integrante da equipe de saúde, participa do planejamento, execução e avaliação dos programas de saúde e da capacitação de recursos humanos. No campo da pesquisa, desenvolve trabalhos científicos com a finalidade de orientar, reorientar e confirmar a prática e o ensino de enfermagem e/ou apontar possibilidades de atuação profissional. Exerce, ainda, atividades no ensino fundamental, médio e superior, em cursos de auxiliar e técnico de Enfermagem e em programas de aperfeiçoamento e treinamento de recursos humanos.

ONDE ATUA

Nos serviços de saúde públicos e privados, empresas, instituições de pesquisa, consultórios de enfermagem, atendimento domiciliar, instituições de ensino, creches, berçários, asilos, indústrias e outras áreas.

ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO

Escola de Enfermagem
Rua Dr. Celestino, 74 – Centro
Niterói – RJ – CEP 24020-091
Tel.: (21) 620-8080 ramal 246 e (21) 719-4411
Telefax: (21) 719-8273
Nos primeiros períodos do Curso são ministradas disciplinas nos Institutos Biomédico, de Biologia e Saúde da Comunidade e em outros departamentos da Universidade, sendo a maioria das disciplinas desenvolvida na Escola de Enfermagem.

LINKS RELACIONADOS

Centro de Ciências Médicas
Niterói

VESTIBULAR 2001

Município Sede Código/Sigla Vagas Turno Grupo de Provas
na 2ª Etapa
Relação C/V
Vest 2000
Niterói 10/ENFE 100 MT A (Redação e Biologia) 17,83
    

volta

próximo