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COMUNICAÇÃO SOCIAL |
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OBJETIVOS DO CURSO |
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Formar
profissionais com base humanística e técnica para atuar no campo da
comunicação social de modo responsável, crítico e criativo.
Jornalismo Oferecer ao estudante as informações técnicas e teóricas necessárias para o exercício da profissão, em meios impressos ou audiovisuais, além de inseri-lo na discussão sobre os rumos da comunicação diante das novas tecnologias. Garantir-lhe a base para um olhar crítico sobre a realidade, bem como proporcionar-lhe a oportunidade de exercer a prática jornalística em seus variados aspectos (reportagem, redação, edição, editoração eletrônica), refletindo sobre a técnica no momento mesmo da produção, permitindo-lhe formular projetos alternativos de comunicação. Publicidade e Propaganda Capacitar o aluno no campo da comunicação em propaganda, tanto na área comercial quanto na social: marketing, pesquisa, produção, criação, merchandising e outros conhecimentos ligados aos modernos fenômenos de mercado. Embora valorize as atividades práticas, o curso, mais do que um simples adestramento, pretende desenvolver o conhecimento fundamental sobre esta área da comunicação. Cinema Formar profissionais para atuar nas áreas de direção, roteiro, fotografia, som, montagem e edição, produção, animação e crítica O currículo do Curso é composto de 8 períodos, constituído de disciplinas de formação humanística e de disciplinas técnico-profissionais, com estímulo e apoio às atividades de pesquisa e de produção prática. O Curso oferece ao aluno experiência na área de informática e de multimeios, hoje, indispensável em Comunicação Social. Dispõe, atualmente, de laboratórios de vídeo, informática, fotografia e cinema, criação visual e publicidade e de estudos para as aulas práticas e projetos, e também faculta o acesso dos alunos a estágios em outras instituições de comunicação e cultura através de convênios. Para concluir o Curso, é obrigatória a elaboração, pelo aluno, de uma monografia (Projeto Experimental) acerca de um tema de sua escolha, sob orientação de um professor, a ser apresentada perante uma banca. Na habilitação em Cinema é obrigatória, também, a participação do aluno em, pelo menos, um projeto de realização de filme. |
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TITULAÇÃO | |||||||||||||||||||||
Bacharel em Comunicação Social | |||||||||||||||||||||
DURAÇÃO | |||||||||||||||||||||
Mínima de 6 e máxima de 12 semestres | |||||||||||||||||||||
O QUE FAZ O PROFISSIONAL |
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Jornalismo
Exerce tradicionalmente as funções de repórter, redator, editor e, nos meios impressos, programador visual. Cada vez mais, porém, as duas primeiras funções vêm sendo realizadas por um único profissional, assim como o editor também vem sendo levado a saber diagramar a página no computador. O profissional polivalente é desejado pelas grandes empresas que, dessa forma, reduzem custos; a versatilidade, porém, é ainda mais importante caso o jornalista pretenda investir em alternativas a esse mercado, o que o obriga a ter o controle de todo o processo de produção. Publicidade e Propaganda O graduado em Publicidade e Propaganda formula planos práticos ou estratégicos de comunicação; pesquisa e determina a criação de produtos e serviços; desenvolve o planejamento, a veiculação e a produção de peças comerciais e não comerciais para as várias mídias; atua na criação visual, gráfica, eletrônica e de textos. Lida com públicos internos e externos às organizações, podendo administrar grupos, agências e produtoras. Cinema O graduado em Cinema poderá atuar nas áreas de direção, roteiro, fotografia, iluminação, montagem ou edição, som, continuidade, direção de arte, cenografia e produção de filmes ou vídeos de curta, média e longa metragem; em documentários, ficção ou produções institucionais, inclusive de publicidade; em animação; na utilização de recursos eletrônicos e de informática. |
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ONDE ATUA |
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O Jornalista
Nas empresas jornalísticas tradicionais - jornal e revista impressos, rádio e televisão, em assessorias de imprensa de empresas, sindicatos, partidos políticos, governos e organizações não-governamentais, em pequenas empresas organizadas pelo próprio profissional e no chamado mercado alternativo, em particular o das rádios ou TV comunitárias. O Publicitário Em agências, institutos de pesquisa, organizações e empresas privadas ou públicas, ou em assessorias de comunicação, podendo atuar como editor de publicações e planejar eventos culturais, entre outras aplicações profissionais. O Cineasta O mercado de trabalho em cinema, depois de um período de recesso, vem se reativando e oferecendo novas oportunidades, valorizando o estudante e o egresso das Universidades. Outras alternativas são a televisão (aberta ou não) e a publicidade. Finalmente, o graduado em cinema pode trabalhar na área de ensino, teoria, crítica e documentação cinematográfica e em instituições públicas ou privadas, de produção cultural em geral. Observação: Para propiciar uma formação mais ampla e diversificada, é permitido ao aluno cursar disciplinas de outras habilitações, complementando e enriquecendo seu currículo. |
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ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO |
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Instituto de Arte e
Comunicação Social |
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LINKS RELACIONADOS |
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Curso
de Jornalismo da UFF |
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VESTIBULAR 2001 |
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