Concurso de Seleção Transferência,
Mudança de Curso e Reingresso 1998/99
Programas dos Cursos

UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

PROAC - PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

COSEAC - COORDENADORIA DE SELEÇÃO

CEG - CENTRO DE ESTUDOS GERAIS

 

ANEXO I - CURSOS DE QUÍMICA E QUÍMICA INDUSTRIAL

 

Endereço: Outeiro de São João Batista s/ no - Centro- Niterói-

CEP: 24020-150/Tel.: (021) 620-1313 ramal 24

 

TRANSFERÊNCIA

 

REQUISITO ESPECÍFICO (Para os candidatos aos Cursos de QUÍMICA e QUÍMICA INDUSTRIAL):

 

Ter cursado com aproveitamento disciplinas equivalentes às disciplinas QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA I , QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA EXPERIMENTAL I, QUÍMICA INORGÂNICA I, QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I, QUÍMICA ORGÂNICA I e QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I, abrangendo os seguintes tópicos:

  QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA I: Princípios da análise gravimétrica. Cálculos gravimétricos. Equilíbrio de precipitação. Formação de precipitados. Precipitados cristalinos e coloidais. Contaminação de precipitados. Erros e tratamento estatístico de resultados analíticos.

QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA EXPERIMENTAL I Balança analítica. Formação e Propriedades dos precipitados. Operações da análise gravimétrica. Cálculos gravimétricos. Determinações gravimétricas envolvendo precipitados cristalinos e coloidais.

QUÍMICA INORGÂNICA I: Hidrogênio. Gases Nobres. Grupo IV A, VA, VI A e VII A. Química do Boro. Propriedades físicas. Propriedades Químicas: Característica de ligação, geometria molecular e estabilidade.

QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I: Hidrogênio. Grupo III A, Grupo IV A, Grupo V A, Grupo VI A,Grupo VII A. Síntese de compostos inorgânicos.

QUÍMICA ORGÂNICA I: Átomo de carbono. Efeitos eletrônicos e de ressonância. Acidez e basicidade. Alcanos. Estereoquímica. Introdução aos Métodos Físicos de análise. Alcenos. Alcinos. Dienos. Ciclanos. Benzeno/aromaticidade.

QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I: Segurança de laboratório. Métodos de purificação de líquidos. Métodos de purificação de sólidos. Determinação de constantes físicas de sólidos e líquidos. Métodos de separação e isolamento de componentes orgânicos de misturas. Métodos de extração de substâncias orgânicas. Cromatografia em coluna.Cromatografia em camada delgada.

 

DAS PROVAS:

Prova de Redação

A prova de Redação constituirá de uma proposta de produção de texto em prosa, em modalidade e limites solicitados, acerca de tema escolhido a critério da Banca.

Na prova de Redação o candidato deverá ser capaz de:

 

Prova de CONTEÚDO ESPECÍFICO

PROGRAMA

O programa desta prova compreende os tópicos das disciplinas QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA I , QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA EXPERIMENTAL I, QUÍMICA INORGÂNICA I, QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I, QUÍMICA ORGÂNICA I e QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I, explicitados no item REQUISITO ESPECÍFICO acima.

 

REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO

 DAS PROVAS:

 Prova de Redação(Somente para os candidatos a REINGRESSO)

  A prova de Redação constituirá de uma proposta de produção de texto em prosa, em modalidade e limites solicitados, acerca de tema escolhido a critério da Banca.

Na prova de Redação o candidato deverá ser capaz de:

 

Prova de QUÍMICA(Para os candidatos a REINGRESSO e MUDANÇA DE CURSO)

ORIENTAÇÃO GERAL

  A Química é hoje, reconhecidamente, uma ciência de apoio em diversas áreas de conhecimento. Sendo assim, o domínio de seus princípios básicos é de fundamental importância não só para aqueles que vão buscar formação na área específica de química, mas também para uma variada gama de profissionais. Os estudantes deverão conhecer a linguagem e notação química e saber interpretar os fenômenos químicos qualitativa e quantitativamente. Serão usados cálculos numéricos sempre quando fundamentais para a interpretação de fenômenos, ou para aplicação dos princípios químicos aos fatos cotidianos.

PROGRAMA

Parte I - ESTRUTURA DA MATÉRIA.

 

Parte II - TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA.

 

Parte III - QUÍMICA ORGÂNICA.

 

Prova de FÍSICA(Para os candidatos a REINGRESSO e MUDANÇA DE CURS0)

ORIENTAÇÃO GERAL

As questões de Física serão elaboradas dando ênfase à compreensão, análise e aplicação dos fenômenos físicos visando avaliar:

Tanto quanto possível, serão evitadas as questões de memorização. Serão usadas aplicações numéricas sempre quando fundamentais para a interpretação física dos fenômenos.

 

PROGRAMA

 

Parte I - GRANDEZAS FÍSICAS, MEDIDAS E RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS.

 

Parte II - MECÂNICA DA PARTÍCULA.

 

Parte III - SISTEMAS DE MUITAS PARTÍCULAS (SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASES).

 

Parte IV - FENÔMENOS ONDULATÓRIOS - ÓPTICA.

 

Parte V - ELETRICIDADE E MAGNETISMO.


        Atendimento ao Candidato: Tel/Fax :(21)2629-9489 /(21)2629-9490/2629-9488 ou pelo nosso e-mail.


Copyright © 1998 COSEAC - Coordenadoria de Seleção.
Universidade Federal Fluminense
Endereço:
Rua Dr. Celestino, 74 / 6 andar - Centro - Niterói / RJ - Brasil - CEP: 24020-091
Tels.:(21)2629-9490/2629-9488 - Tel/Fax:(21)2629-9489