5.3 – PROGRAMAS DAS PROVAS
5.3.1 - Somente para os candidatos às modalidades TRANSFERÊNCIA
e REINGRESSO
REDAÇÃO
A prova de Redação constituirá de uma proposta de
produção de texto em prosa, em modalidade e limites solicitados,
acerca de tema escolhido a critério da Banca.
Na prova de Redação o candidato deverá ser capaz
de:
- inter-relacionar idéias e argumentar;
- expressar-se com vocabulário apropriado e em estruturas
lingüísticas adequadas e bem articuladas;
- servir-se, com propriedade, das convenções ortográficas da
língua portuguesa.
5.3.2 – Somente para o candidato à modalidade TRANSFERÊNCIA
VER ANEXO
5.3.3 – Somente para os candidatos às modalidades REINGRESSO
e MUDANÇA DE CURSO
BIOLOGIA
ORIENTAÇÃO GERAL
Pretende-se verificar o atendimento dos seguintes
requisitos básicos pelo candidato:
- conhecimento de terminologia, convenções e
classificações e capacidade de utilização desses conhecimentos para
a compreensão dos fenômenos biológicos;
- visão global do mundo biológico, seu funcionamento e aplicação
desses conhecimentos na vida prática;
- capacidade de interpretar e elaborar textos, gráficos e tabelas,
resolvendo problemas e analisando experimentos, aplicando os
conhecimentos adquiridos.
PROGRAMA
Parte I - SERES VIVOS
- Características gerais.
- Variedade dos seres vivos: sistemas de classificação; regras de
nomenclatura; conceito de espécie; categorias taxonômicas;
características gerais dos principais grupos; vírus.
Parte II - CÉLULA
- Célula procariota e eucariota: características diferenciais.
- Célula animal e vegetal: componentes morfológicos; principais
funções das estruturas celulares.
- Componentes químicos: importância funcional das substâncias
químicas para a manutenção da homeostase celular.
- Inter-relação das funções celulares: relação com a
evolução das estruturas celulares.
- Núcleo interfásico: código genético.
- Reprodução celular: mitose e meiose.
Parte III - TECIDOS
- Conceito estrutural e funcional.
- Classificação dos tecidos animais: critérios.
- Principais características e funções dos tecidos animais e
vegetais.
Parte IV - FUNÇÕES VITAIS DOS ANIMAIS E VEGETAIS
- Características e funções dos sistemas: nutrição e digestão;
respiração e trocas gasosas; circulação e transporte;
excreção; proteção; sustentação; locomoção; respostas aos
estímulos ambientais e o sistema de integração.
- Reprodução: sexuada e assexuada (principais exemplos);
evolução nos principais grupos de animais e vegetais;
gametogênese, fecundação e desenvolvimento embrionário;
reprodução humana.
Parte V - GENÉTICA
- Conceitos básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade.
- Mendelismo e Neomendelismo.
- Fundamentos de citogenética: genes e cromossomas; crossing
over; anomalias cromossômicas.
- Conceitos básicos de engenharia genética.
- Fontes de variabilidade genética: mutação e recombinação
gênica.
- Genética de populações.
Parte VI - EVOLUÇÃO
- Principais teorias: origem da vida e o processo evolutivo.
- Mecanismos evolutivos: variação genética e seleção natural.
- Evidências de evolução.
- Evolução dos vertebrados e dos vegetais.
Parte VII - ECOLOGIA
- Fluxo de energia e matéria na biosfera.
- Relações ecológicas nos ecossistemas: estudo das comunidades.
- Ciclos biogeoquímicos.
- Sucessão ecológica e grandes biomas.
- Poluição e desequilíbrio ecológico: conservação e
preservação da natureza.
Parte VIII - SAÚDE, HIGIENE E SANEAMENTO BÁSICO
- Conceito e princípios básicos de saúde, higiene e saneamento.
- Principais doenças do homem: doenças carenciais; doenças
infecto-contagiosas; doenças parasitárias; principais endemias no
Brasil.
- Defesas do organismo: imunização.
EXPRESSÃO PLÁSTICA
ORIENTAÇÃO GERAL
O candidato que optar pelo Curso de Arquitetura e
Urbanismo realizará, na segunda etapa do Concurso Vestibular, prova de
Expressão Plástica.
Esta avaliação não se constitui em teste de
"conhecimentos". Ao invés de aferir noções adquiridas, a
prova de Expressão Plástica tem como objetivo avaliar aptidões e
detectar capacidades potenciais dos candidatos.
Considerando que a atividade profissional do
arquiteto e urbanista envolve, na verdade, a articulação de inúmeras
variáveis que se materializam e se configuram a partir da criação de
uma forma plástica, é imprescindível que o candidato ao Curso de
Arquitetura e Urbanismo seja capaz de manipular os elementos
constitutivos das formas planas e volumétricas com sensibilidade e
inventividade.
PROGRAMA
Parte I - PERCEPÇÃO VISUAL E CAPACIDADE DE
OBSERVAÇÃO DE FORMAS E VOLUMES, SUAS DIMENSÕES APARENTES E
PROPORÇÕES.
- Será avaliada a capacidade de reproduzir as relações entre as
formas, percebendo as variações de luz, proporção, textura, cor
etc. através da observação de modelos.
Parte II - EXPRESSÃO GRÁFICA
- Serão avaliadas as características do desenho, no que se refere
à manipulação de recursos gráficos para obtenção de
determinados resultados expressivos.
Parte III - CONJUGAÇÃO DE FORMAS PLANAS E
VOLUMÉTRICAS NA CRIAÇÃO DE COMPOSIÇÕES
- Serão aferidas a intuição de equilíbrio visual e a capacidade
de estabelecer relações harmônicas entre superfícies e volumes.
Parte IV - CRIATIVIDADE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
RELACIONADOS À UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
- Será avaliada a capacidade de gerar soluções inovadoras no
tratamento dos espaços, utilizando recursos gráficos ou outros
procedimentos.
Parte V - VISÃO ESPACIAL
- O candidato deverá possuir compreensão espacial que permita a
concepção e manipulação de estruturas tridimensionais.
Parte VI - CONFIGURAÇÃO PLÁSTICA DE
ASPECTOS CONCEITUAIS
- O candidato deverá ser capaz de conjugar conceitos culturais,
sociais, econômicos etc. filtrados pela experiência pessoal, em
uma realização plástica coerente.
Material Necessário:
– lápis ou lapiseira com grafite macio (por
exemplo: de 2B a 6B); borracha macia; apontador ou similar.
Observação: O papel será fornecido pela Instituição.
FÍSICA
ORIENTAÇÃO GERAL
As questões de Física serão elaboradas dando
ênfase à compreensão, análise e aplicação dos fenômenos físicos
visando a avaliar:
- o domínio de conhecimentos fundamentais que
permitam ao candidato entender os fenômenos físicos que ocorrem na
natureza;
- a preparação do candidato para desenvolver
estudos mais aprofundados dos fenômenos físicos.
Tanto quanto possível, serão evitadas as questões
de memorização. Serão usadas aplicações numéricas sempre que
fundamentais para a interpretação física dos fenômenos.
PROGRAMA
Parte I - GRANDEZAS FÍSICAS, MEDIDAS E RELAÇÕES
ENTRE GRANDEZAS
- Identificação das grandezas relevantes e mensuráveis e sua
natureza escalar ou vetorial: operações sobre essas grandezas.
- Medidas dessas grandezas e suas limitações: ordens de grandeza;
algarismos significativos.
- Sistemas coerentes de unidades: Sistema Internacional.
- Inter-relações entre grandezas: leis físicas.
- Dimensões das grandezas físicas: análise dimensional.
Parte II - MECÂNICA DA PARTÍCULA
- Conceito de partícula.
- Cinemática escalar e vetorial.
- Conceitos de massa (aceitar-se-á a identidade entre massa
inercial e massa gravitacional) e de força.
- Referencial inercial: forças que agem sobre uma partícula;
composição de forças.
- As leis de Newton.
- Quantidade de movimento: impulso, conservação do momento linear,
aplicações em colisões unidimensionais.
- Interação gravitacional: Lei da Gravitação Universal, queda
dos corpos e movimento dos projéteis em um campo gravitacional
uniforme; movimento dos planetas e dos satélites em órbitas
circulares.
- Trabalho de uma força constante.
- Energia cinética, energia potencial gravitacional e energia
potencial elástica: teorema do trabalho-energia.
- Conceito de força conservativa: aplicações no caso de forças
elástica e gravitacional.
- Energia mecânica e sua conservação em sistemas onde só
realizam trabalho as forças conservativas: potência de uma força.
Parte III - SISTEMAS DE MUITAS PARTÍCULAS (SÓLIDOS,
LÍQUIDOS E GASES)
- Centro de massa de um sólido.
- Estática de sólido: momento de uma força; momento resultante;
condições de equilíbrio de um corpo rígido.
- Massa específica: densidade.
- Conceito de pressão.
- Líquido em equilíbrio no campo gravitacional uniforme: Lei de
Stevin; Princípios de Pascal e de Arquimedes.
- Equilíbrio dos corpos flutuantes.
- Estática dos gases perfeitos: processos quasiestáticos ou
reversíveis (isotérmico, isobárico, isométrico); equação de
estado dos gases perfeitos.
- Atmosfera terrestre: pressão atmosférica.
- Equilíbrios térmicos e lei zero da Termodinâmica: conceito
macroscópico de temperatura; escalas Celsius e Kelvin; escalas
arbitrárias.
- Dilatação térmica dos líquidos e sólidos.
- Calorimetria: calor específico, mudanças de estados físicos,
calor latente de mudanças de estado e influência da pressão na
mudança de estado.
- Transformação de energia mecânica em energia térmica pelas
forças de atrito (tratamento fenomenológico e macroscópico).
- Princípio geral da conservação da energia: calor e trabalhos
envolvidos nos processos termodinâmicos e energia interna de um
gás perfeito; 1a lei da Termodinâmica; análise
energética dos processos isobárico, isotérmico, isométrico e
adiabático.
Parte IV - FENÔMENOS ONDULATÓRIOS - ÓPTICA
- Onda: conceito; classificação quanto à natureza e quanto à
vibração.
- Propagação de uma onda periódica num meio não dispersivo:
elemento da onda e equação fundamental.
- Propagação de um pulso em um meio não dispersivo
unidimensional: reflexão, refração e superposição.
- Princípio da superposição: aplicações com ondas senoidais;
ondas estacionárias.
- Ondas em mais dimensões: ondas na superfície de um líquido;
aplicações simples com ondas sonoras; reflexão e refração de
ondas planas.
- Difração (abordagem qualitativa).
- Modelo ondulatório da luz: luz branca; dispersão; luz
monocromática; velocidade de propagação; índice de refração de
um meio.
- Óptica geométrica: hipóteses fundamentais; raio luminoso; leis
da reflexão e da refração; reflexão total; objetos e imagens
reais e virtuais em espelhos planos e esféricos e em lentes
delgadas (aproximação de Gauss).
- Instrumentos ópticos simples: lupa, luneta, microscópio e
telescópio; óptica do olho humano.
Parte V - ELETRICIDADE E MAGNETISMO
- Constituição da matéria: elétron, próton e nêutron.
- Condutores e isolantes.
- Processo de eletrização e Lei de Coulomb.
- Campo e potencial elétrico: conceitos fundamentais.
- Campo e potencial associados a uma carga puntiforme: Princípio da
Superposição.
- Campo uniforme: superfícies eqüipotenciais de um campo uniforme;
diferença de potencial entre dois pontos do campo; movimento de uma
carga em um campo uniforme.
- Circuitos elétricos elementares: resistores lineares, lei de Ohm,
associações de resistores em série e em paralelo, energia e
potência, efeito Joule, lei de Joule, geradores, corrente
elétrica, amperímetro e voltímetro ideais, fusíveis.
- Forças magnéticas sobre uma carga pontual: campo magnético;
campo magnético de um ímã; campo terrestre e bússola.
GEOGRAFIA
ORIENTAÇÃO GERAL
O programa de Geografia busca solicitar dos
candidatos ao ensino superior o nível básico que envolve a reflexão
do conteúdo da disciplina, mantendo coerência com o respectivo
conteúdo ministrado no ensino médio e diz respeito aos seguintes
objetivos:
- reconhecer que o espaço geográfico é,
simultaneamente, uma manifestação e um condicionamento das relações
sociais que se expressam no processo de organização do território;
- analisar as relações entre sociedade e natureza
em sua dimensão espaço-temporal;
- localizar os fenômenos naturais, econômicos,
políticos e culturais, visando a uma explicação integrada da
complexidade do espaço geográfico;
- interpretar as diversas formas de representação
dos fenômenos geográficos, enfatizando a relação entre as diferentes
escalas de análise;
- avaliar as formas de apropriação e ordenação do
território pela sociedade e pelo Estado.
PROGRAMA
Parte I - ESPAÇO DA NATUREZA
- As inter-relações entre os diferentes componentes do quadro
natural: principais formas e estruturas do relevo terrestre (gênese
e evolução); grandes conjuntos climato-botânicos; águas
oceânicas e continentais e sua importância econômica.
- Quadro natural: recursos e aproveitamento econômico;
sensibilidade do meio ambiente à ação do homem e estratégias
para seu uso e conservação.
Parte II - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
- A transformação do espaço mundial: o espaço do capitalismo
industrial; as disputas interimperialistas e a divisão
internacional do trabalho; a transformação do espaço socialista e
a formação dos grandes blocos de poder; a ação do Estado na
economia e na sociedade dos países contemporâneos.
- A geopolítica mundial: noções gerais; caracterização geral
dos sistemas político-econômicos contemporâneos e suas áreas de
influência e disputa; o papel das grandes organizações
político-econômicas internacionais; os conflitos geopolíticos
recentes, suas inter-relações e especificidades; os conflitos
étnicos atuais e a questão das nacionalidades.
- O espaço das contradições socioeconômicas: o papel da
acumulação de capital e do Estado como agentes estruturadores do
espaço.
- Industrialização e acumulação: da produção manufatureira aos
grandes complexos industriais modernos; processo de
industrialização e repercussões na organização da economia e da
sociedade; fatores responsáveis pela localização industrial;
concentração espacial e concentração financeira da economia
industrial.
- Urbanização e estrutura interna das cidades: metropolização e
problemas urbanos; papel do setor de serviços; relação entre a
indústria e a agricultura.
- Espaço agrícola: diferentes formas de organização da
produção agrícola; importância do quadro natural na
estruturação do espaço agrário.
- Ação do Estado: planejamento socioeconômico e intervenção no
espaço; especificidades nos mundos capitalista e socialista.
- População: fatores condicionantes dos movimentos migratórios
internos e internacionais; estrutura da população; crescimento
demográfico (variações no tempo e no espaço); teorias
demográficas.
- Processo desenvolvimento/subdesenvolvimento: indicadores; origens;
divisão internacional do trabalho.
- Grandes conjuntos socioeconômicos do mundo atual: questões
regionais.
Parte III - ESPAÇO BRASILEIRO
- Integração ao processo de internacionalização da economia:
industrialização dependente e aprofundamento das desigualdades
sociais; fatores responsáveis pela localização das indústrias;
concentração espacial e financeira da economia industrial;
processo de industrialização e repercussões na organização do
espaço; recursos naturais (aproveitamento, desperdício e
políticas de conservação).
- Industrialização, urbanização e marginalização (um processo
combinado): redes urbanas e processo de metropolização; estrutura
interna das cidades brasileiras e problemas urbanos; poluição
ambiental das grandes cidades.
- Transporte e organização do espaço: conexão entre locais de
produção e de consumo, entre locais de moradia e de trabalho;
papel do setor dos serviços na urbanização e sua importância na
absorção de mão-de-obra.
- Relações entre indústria e agricultura: diferentes formas de
organização da produção agrícola; importância do quadro
natural na estruturação do espaço agrário; objetivos da
produção agrícola; desenvolvimento das relações de produção
capitalista no campo e suas conseqüências; evolução da estrutura
fundiária e relações de trabalho no campo; dinâmica das
fronteiras agrícolas.
- Crescimento populacional e políticas demográficas: processo de
ocupação do território e
- distribuição da população; movimentos migratórios (reflexos
espaciais e sociais).
- Ação do Estado e o planejamento socioeconômico: instituições,
medidas e políticas de intervenção no campo.
- Reprodução da dependência em nível nacional: divisão regional
do trabalho; relações inter e intra-regionais; questões
regionais.
HISTÓRIA
ORIENTAÇÃO GERAL
O estudo da História nos dias de hoje
visa a fornecer informações aos candidatos que lhes permitam
identificar a História como um processo de construção humana, no qual
o conjunto de transformações sociais, que se dão ao longo do tempo,
são o produto da ação de grupos sociais e não de indivíduos
isolados. Assim, deve-se dimensionar a totalidade do processo
histórico, articulando-se os níveis econômico, social, político e
ideológico.
O processo de aprendizagem deve estimular a
capacidade de formulação lógica e analítica do pensamento, através
da interpretação de textos e documentos, tabelas, mapas, gráficos e
ilustrações, bem como a de identificar, no contemporâneo, a base de
problematização do passado, estabelecendo a correlação entre o
passado e o presente históricos. Também é de vital importância a
capacidade de elaborar uma visão articulada entre a História Geral e a
História do Brasil.
PROGRAMA
Parte I - O MUNDO OCIDENTAL DURANTE A ÉPOCA MODERNA
(SÉCULO XV ao SÉCULO XVIII)
- Expansão marítima e comercial: a crise do feudalismo a partir do
século XIII e a expansão marítima e comercial; as conquistas
ibéricas ultramarinas e a crise do século XVI.
- Estado Moderno e Absolutismo: caracterização geral.
- Estado Moderno e Mercantilismo: práticas e teorias
mercantilistas; mercantilismo e o antigo sistema colonial.
- Colonização européia na América: colonizações espanhola,
inglesa e francesa.
- Brasil-Colônia: a economia (a grande lavoura, as atividades
extrativas, a pecuária); a sociedade (a escravidão negra, a
escravidão indígena, o homem livre pobre); a ação da Igreja (a
catequese, as missões jesuíticas, o Santo Ofício); a ação
político-administrativa (capitanias, governo-geral, municípios); a
expansão territorial e a fixação dos limites.
- As manifestações culturais: Humanismos e Renascimento; a
crítica do pensamento medieval; as Reformas Religiosas do século
XVI; a Revolução Científica do século XVII; a
"Ilustração".
Parte II - A FORMAÇÃO DO MUNDO OCIDENTAL
CONTEMPORÂNEO (1760/80 a 1870/80)
- Transformações econômicas: a Revolução Industrial inglesa e
suas pré-condições; a crítica do Mercantilismo; a Fisiocracia e
o Liberalismo; o capitalismo industrial na Europa (os exemplos da
França e da Alemanha).
- Revoluções liberais: a crítica do Absolutismo e a crise do
Antigo Regime; a independência das treze colônias; a Revolução
Francesa (suas diversas visões).
- Restauração e revolução: liberalismo e nacionalismo; os
movimentos revolucionários de 1820, 1830 e 1848.
- Realismo e Nacionalismo: de 1850 a 1870; as Unificações.
- Crise do antigo Sistema Colonial Ibérico: o processo de
independência da América Espanhola; os exemplos do Prata, da Nova
Espanha e do Peru; o processo de independência do Brasil: o
contexto sociocultural e as conjurações do século XVIII; a Corte
Portuguesa no Brasil ( o Reino Unido e a Revolução Republicana de
1817); a Revolução Liberal do Porto (1820) e a Independência do
Brasil.
- América após a Independência: a economia latino-americana e a
sua inserção no quadro internacional; a Hispano- América (o
Caudilhismo e a formação dos Estados Nacionais); os EUA (a
formação da economia capitalista, a expansão territorial e a
Guerra de Secessão).
- Brasil - da Independência ao apogeu do Sistema Monárquico: o
Primeiro Reinado, a Constituição de 1824 e a crise regencial; a
consolidação da monarquia e a unidade territorial; o Ato Adicional
de 1834; a economia primário-exportadora e escravista e suas
"modernizações"; o quadro cultural; as relações
internacionais; a Inglaterra e as questões platinas.
Parte III - O APOGEU E A CRISE DA SOCIEDADE LIBERAL
NO MUNDO OCIDENTAL CONTEMPORÂNEO (1870/80 a 1939/45)
- Auge da hegemonia européia e a expansão norte-americana: as
transformações econômicas; a concentração capitalista; a
expansão imperialista; a dominação da América Latina e da Ásia;
a partilha da África.
- Apogeu liberal: a democracia liberal (principais idéias e
instituições); a crítica ao liberalismo (o anarquismo, o
socialismo e a doutrina social da Igreja); as relações
internacionais: o equilíbrio europeu e sistemas de alianças.
- Brasil - da Crise Monárquica à República Oligárquica
(1870/1930): as transformações econômicas (o declínio da
escravidão e a expansão do trabalho livre, o setor exportador, a
política financeira e o setor industrial); a crise da monarquia (o
predomínio oligárquico e o coronelismo, a Constituição de 1891);
o quadro cultural; a política externa.
- Crise da sociedade liberal: as guerras mundiais e as relações
internacionais; a revolução de 1917; os movimentos e regimes
fascistas; a crise econômica de 1929 e a "Grande
Depressão".
- Hispano-América: a crise do Estado oligárquico, os exemplos do
México e da Argentina.
- Brasil - da crise da República Oligárquica ao Autoritarismo
Varguista (1930/1945): a crise dos anos vinte e a Reforma
Constitucional de 1926; a revolução da Aliança Liberal em 1930 e
a Constituição de 1934; o impacto da "Grande Depressão"
no setor exportador e a política de industrialização; a
implantação e a desagregação do Estado Autoritário (o Estado
Novo e a Constituição de 1937); a política externa; o quadro
cultural e as políticas educacionais.
Parte IV - O MUNDO CONTEMPORÂNEO: AS SOCIEDADES
ATUAIS (PÓS-1945)
- Crise da hegemonia européia: a "guerra-fria" e a
"bipolarização"; a reconstrução da Europa Ocidental;
os organismos internacionais.
- Sociedades capitalistas contemporâneas: EUA, Europa Ocidental e
Japão.
- Construção e crise do Socialismo: URSS, China e Europa Oriental.
- O novo equilíbrio nas relações internacionais: as relações
Norte-Sul e a questão do desenvolvimento sustentável.
- Sociedades afro-asiáticas contemporâneas: descolonização e
neocolonialismo; as crises do Oriente Médio; a questão islâmica;
o apartheid.
- Hispano-América: a economia latino-americana e as
transformações no capitalismo internacional; o Populismo e o
Autoritarismo (problemas da transição democrática); a
experiência chilena; as revoluções de Cuba e da Nicarágua.
- Brasil - da República Populista ao autoritarismo dos Governos
Militares: a redemocratização e a Constituição de 1946; as
alternativas políticas e econômicas da República Populista; o
movimento de março/abril de 1964 e o autoritarismo modernizador dos
Governos Militares; a Constituição de 1967 e suas emendas; a
legislação autoritária, a resistência e a repressão; a
distensão, a abertura e a "transição democrática"; a
política externa; o quadro cultural; as políticas educacionais.
- Brasil - dos Governos Militares aos tempos atuais: a "Nova
República" e a Constituição de 1988.
LÍNGUA ESTRANGEIRA
ORIENTAÇÃO GERAL
As provas serão inteiramente redigidas na língua
estrangeira. Para o caso de provas discursivas exigir-se-á que as
respostas sejam dadas, também, na língua estrangeira.
PROGRAMA
As línguas estrangeiras, no contexto de um Curso Superior, possuem
função específica: são ferramentas de estudo e elementos de
aprendizagem, facilitando ao aluno universitário a compreensão de
textos necessários a sua formação e o acesso a informações
atualizadas.
Espera-se do candidato o conhecimento de um
vocabulário fundamental, de aspectos gramaticais básicos e de
estratégias (ex: compreensão do sentido global do texto, localização
de determinada idéia no texto, palavras cognatas) verificados a partir
de textos de padrão contemporâneo, em diferentes registros e
provenientes de distintas fontes e níveis de dificuldade, selecionados
a partir de critérios que privilegiem o texto autêntico, não
traduzido nem adaptado.
A prova exigirá do candidato o desenvolvimento de
habilidades que mostrem uma competência de leitura em espanhol,
francês ou inglês, tanto em nível de competência lingüística
quanto em nível de competência discursiva, ou seja, reconhecendo os
tipos de textos e suas intenções comunicativas.
Em resumo, a prova de Língua Estrangeira
trabalhará, fundamentalmente, os seguintes itens:
- Compreensão de textos: textos de diversos tipos, de padrão
contemporâneo, em diferentes registros e provenientes de diversas
fontes e níveis de dificuldade, autênticos, não traduzidos nem
adaptados.
- Vocabulário fundamental.
- Aspectos gramaticais básicos.
- Estratégias de leitura: compreensão do sentido global do texto e
localização de determinada idéia no texto.
- Palavras cognatas.
- Competência da leitura (lingüística e discursiva):
reconhecimento de tipos de textos e suas intenções comunicativas.
LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURA BRASILEIRA
ORIENTAÇÃO GERAL
O domínio da língua e o convívio com o texto
literário constituem o embasamento indispensável à formação
integral da personalidade, à cultura geral e a um melhor grau de
atuação do indivíduo no campo profissional por ele escolhido.
Espera-se, portanto, que o candidato através deste programa possa:
- reconhecer no idioma nacional elemento de
produção, conservação e transmissão de cultura brasileira;
- inferir que, sob as variações pelas quais uma
língua se manifesta concretamente, há uma estrutura comum que permite
a intercompreensão de todos os falantes;
- reconhecer que há uma valorização social da
modalidade culta da língua, isto é, aquela empregada nas situações
formais de comunicação;
- identificar os padrões de desempenho verbal que
caracterizam a modalidade culta do idioma;
- utilizar-se do idioma com propriedade, clareza,
fluência e expressividade;
- classificar, descrever e relacionar adequadamente
as formas lingüísticas;
- ler e interpretar textos;
- reconhecer a Literatura como uma linguagem de características
formais específicas, que tem como matéria-prima o idioma, em sua
potencialidade expressiva;
- relacionar o fenômeno literário brasileiro com os quadros da
cultura nacional e internacional;
- ampliar seu horizonte cultural e sua experiência vital pelo
desenvolvimento do hábito da leitura e pelo aprofundamento dos
conhecimentos lingüísticos e literários.
O tratamento a ser dado às unidades do Programa
pressupõe o que acabamos de expor.
PROGRAMA
Parte I - COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- Leitura e análise de texto.
- Identificação do gênero do discurso: narração, descrição e
dissertação.
Parte II - LÍNGUA PORTUGUESA
- Língua falada e escrita; uso informal e formal da língua; o
nível culto da linguagem; adequação ao contexto; o sistema
ortográfico vigente.
- Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras; classes de
palavras; flexões de palavras; frase, oração, período; estrutura
da frase; classes de palavras e funções sintáticas; período
simples e período composto; coordenação e subordinação;
regência nominal e verbal; concordância nominal e verbal;
colocação dos termos na frase; pontuação.
- Teoria da comunicação: elementos da comunicação; noções de
ruído e de redundância; funções da linguagem.
- Semântica e estilística: sinônimos, antônimos, homônimos e
parônimos; denotação e conotação; figuras de linguagem.
Parte III - LITERATURA BRASILEIRA
- Teoria da literatura: criação estética; linguagem literária e
não literária; gêneros literários.
- Processo literário brasileiro: momentos do processo literário
brasileiro em conexão com a história e a cultura brasileira; o
fenômeno literário brasileiro no quadro da cultura e da literatura
internacional; a expressão literária das atitudes do homem em face
do mundo; tradição e modernidade dos procedimentos de expressão
literária cultos ou populares e do tratamento dado aos temas;
classificação de textos em dada época literária em função de
suas características temáticas e expressionais.
- Romantismo no Brasil: renovação e permanência de temas e de
meios de expressão da poesia romântica relativamente à do Barroco
e à do Arcadismo; características temáticas e expressionais da
poesia, da ficção e do teatro romântico.
- Realismo no Brasil: a questão do Realismo na ficção do final do
século XIX e início do século XX; o Naturalismo e o
Impressionismo na ficção; o Parnasianismo e o Simbolismo na
poesia.
- Modernismo no Brasil: o Modernismo brasileiro no contexto da
cultura do século XX; o Modernismo comparado às épocas
literárias passadas; elementos de permanência, oposição e
transformação; características renovadoras na ficção;
principais tendências da poesia brasileira modernista; a poesia de
1945; tendências pós-45.
MATEMÁTICA
ORIENTAÇÃO GERAL
As questões de matemática envolverão idéias,
métodos e técnicas desenvolvidos no aprendizado da disciplina, num
contexto que seja lógico, indutivo e analógico, demonstrando o
potencial criativo e a imaginação do candidato, sempre em nível
adequado aos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e médio.
Serão evitados a memorização e os cálculos e priorizadas as
questões que desenvolvam as capacidades de interpretação, análise e
dedução.
PROGRAMA
Parte I - ARITMÉTICA, ÁLGEBRA E ANÁLISE
- Noções de Lógica.
- Noção intuitiva de conjuntos: operações com conjuntos.
- Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais
(propriedades, operações, ordem, valor absoluto); complexos
(formas trigonométrica e algébrica, representação e
operações).
- Funções: gráficos e operações; inversa de uma função;
função do 1o grau, do 2o grau,
módulo, exponencial e logarítmica.
- Equações e inequações.
- Sistemas de equações e inequações.
- Polinômios: relações entre coeficientes e raízes; teorema
fundamental da Álgebra.
- Seqüências: noções; limite de uma seqüência; progressões
aritméticas e geométricas.
- Juros: simples e compostos.
- Análise Combinatória: noções; binômio de Newton;
probabilidade.
Parte II - GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA
- Geometria Plana: figuras planas (caracterização e propriedades);
teorema de Tales; semelhança; relações métricas.
- Geometria Espacial: posições relativas entre pontos, retas e
planos. Poliedros, sólidos de revolução (cilindros, cones e
esferas) e troncos: conceito, semelhança e relações métricas;
inscrição e circunscrição.
- Trigonometria: arcos e ângulos (medida, relações entre arcos);
funções trigonométricas.
Parte III - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA NO
PLANO E NO ESPAÇO
- Os espaços vetoriais R2 e R3.
- Operações com vetores: adição; multiplicação de um vetor por
um escalar real, entre dois vetores (produto escalar e vetorial) e
entre três vetores (produto misto).
- Reta e cônicas no R2.
- Reta, plano e esfera no R3.
- Matrizes: operações; inversa de uma matriz; determinantes de
matrizes 2x2 e 3x3.
- Transformações lineares simples do R2 e R3
.
- Sistemas de equações lineares em duas e três variáveis.
QUÍMICA
ORIENTAÇÃO GERAL
A Química é hoje, reconhecidamente, uma ciência de
apoio em diversas áreas de conhecimento. Sendo assim, o domínio de
seus princípios básicos é de fundamental importância não só para
aqueles que vão buscar formação na área específica de química, mas
também para uma variada gama de profissionais.
Os candidatos deverão conhecer a linguagem e
notação química e saber interpretar os fenômenos químicos
qualitativa e quantitativamente. Serão usados cálculos numéricos
sempre que fundamentais para a interpretação de fenômenos, ou para
aplicação dos princípios químicos aos fatos cotidianos.
PROGRAMA
Parte I - ESTRUTURA DA MATÉRIA.
- Aspectos macroscópicos; substâncias puras simples e compostas;
misturas homogêneas e heterogêneas; processos mecânicos de
separação; processos de separação de misturas.
- Teoria atômico-molecular: evolução do conceito atômico; modelo
de Rutherford-Bohr; número atômico e número de massa; elemento
químico; isotopia e isobaria; configuração eletrônica; massas
atômicas e massas moleculares; átomo-grama e molécula-grama;
número de Avogadro.
- Classificação periódica dos elementos: princípios de
ordenação; períodos, grupos e subgrupos; propriedades periódicas
dos elementos (raio atômico, energia de ionização,
eletroafinidade e eletronegatividade).
- Ligações químicas: ligações iônicas e covalentes; ligações
inter e intramoleculares; propriedades dos compostos iônicos e
covalentes; fórmulas molecular, mínima, estrutural e eletrônica;
número de oxidação.
- Funções químicas: conceitos, classificações e nomenclaturas
de ácidos, bases, sais e óxidos; teorias ácido-base.
- Estados da matéria: sólidos, líquidos e gases; ligações entre
as moléculas dos sólidos, líquidos e gases; gases ideais;
relação entre pressão, volume e temperatura (Kelvin); princípio
de Avogadro; volume molar.
- Soluções: conceitos (soluto, solvente, coeficiente de
solubilidade, solução saturada e insaturada); concentração,
diluição e mistura de soluções; unidades de concentração.
Parte II - TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA.
- Combinações químicas: reação química; equação química;
classificação das reações químicas; ajuste dos coeficientes.
- Leis das combinações químicas: leis ponderais; leis
volumétricas; equivalente-grama; cálculo estequiométrico;
balanceamento das equações químicas.
- Efeitos energéticos nas reações químicas: calores de reação,
de formação, de combustão e de decomposição; entalpia; energia
de ligação; lei de Hess.
- Noções de cinética química: energia de ativação; velocidade
de reação; lei da Ação das Massas; catalisadores.
- Equilíbrio químico: constante de equilíbrio em sistemas
homogêneos e heterogêneos; deslocamento do equilíbrio -
princípio de Le Chatelier; equilíbrio iônico (efeito do íon
comum; produto iônico da água; pH, pOH e solução tampão);
produto de solubilidade.
- Eletroquímica: reações de oxi-redução; espontaneidade;
células eletroquímicas e eletrolíticas; estudo qualitativo e
quantitativo da eletrólise.
- Radioatividade: leis da desintegração radioativa; radioatividade
natural e artificial; fissão e fusão nucleares; uso de
radioisótopos.
Parte III - QUÍMICA ORGÂNICA.
- Características gerais: átomo de carbono; cadeias carbônicas;
funções orgânicas (hidrocarbonetos, haletos orgânicos e
grupamentos funcionais para os compostos mono-funcionais saturados:
álcoois, fenóis, cetonas, éteres, ésteres, ácidos
carboxílicos, sais carboxilados, aldeídos, aminas e amidas); tipos
de fórmulas (molecular, estrutural e espacial); nomenclatura
oficial (regras IUPAC) dos compostos acima mencionados e de radicais
monovalentes; tipos de ligação (sigma e pi); tipos de reação
(adição, substituição e eliminação); acidez e basicidade
(álcool, fenol, ácido carboxílico, amina e amida).
- Isomeria: isomeria plana (cadeia, posição, função e
metameria); isomeria espacial (geométrica e óptica de substâncias
com 1 carbono assimétrico).
- Reações orgânicas: mecanismos; tipos de cisão, reagentes
eletrofílicos, nucleofílicos e radicais livres; classificação
das reações segundo a atuação desses reagentes; reações de
adição de H2, HX, H2O e X2 a
alcenos e alcinos; reações de adição de HCN e RMgX a aldeídos e
cetonas; reações de substituição de derivados halogenados e
ácidos carboxílicos e seus derivados; reações de X2,
RX e HNO3 com benzeno e tolueno; reações de
eliminação de álcoois e derivados halogenados; reações de
oxidação de hidrocarbonetos insaturados e álcoois (Obs.: X =
halogênios e R = radical orgânico).
- Produtos naturais: características estruturais; uso e
importância de glicídios, lipídios saponificáveis, aminoácidos,
peptídios, proteínas e ácidos nucléicos.
- Química do petróleo: origens; tipos, obtenção e uso dos
principais derivados; reações de craqueamento; octanagem da
gasolina.