Clique aqui para acessar o site da UFF
 
Formas de Ingresso na UFF
Informações Gerais Vestibular Transferência Reingresso Mudança de Curso Ensino a
Distância
Cursos


 
Informações Gerais

A Coordenação de Seleção Acadêmica (COSEAC), da Pró-Reitoria Graduação (PROGRAD), tem a atribuição de planejar, coordenar e executar os concursos de seleção para ingresso aos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense, estando incluídos, além do Vestibular (atualmente SiSU), as formas de ingresso por Transferência Facultativa, Reingresso e Mudança de Curso.

O modelo utilizado para o Vestibular, até a implantação do SISU como forma única de ingresso a partir do ano de 2013, era composto de duas etapas, onde a primeira era objetiva e eliminatória, e a segunda era discursiva e classificatória.

As modalidades de ingresso por Transferência Facultativa e Reingresso se dão através de concurso público, regulamentado por editais específicos e condicionado à existência de vagas.

A Mudança de Curso é um procedimento facultativo aos alunos de graduação da UFF, pelo qual, através de aprovação e classificação em concurso interno, lhes é permitido o ingresso em outro curso de graduação. Este procedimento também é regulamentado por edital específico e condicionado à existência de vagas.

As inscrições para os concursos de Transferência Facultativa, de Reingresso e Mudança de Curso são realizadas, normalmente, em novembro.

A UFF concentra a maioria de seus cursos no município de Niterói, mas, também, atua nos seguintes municípios do Estado do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Miracema, Quissamã, Nova Iguaçú, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, São João de Meriti e Volta Redonda.

As informações detalhadas sobre cada modalidade de ingresso e Mudança de Curso são divulgadas nos períodos de inscrição, através de Edital e Manual do Candidato.

[ início ]


Modalidades de Ingresso nos cursos de graduação da UFF

Vestibular

Modalidade de concurso público realizado por esta Universidade, ou por instituição por ela autorizada, que permite ao candidato com segundo grau completo, caso tenha sido aprovado e obtido classificação neste concurso, o ingresso em curso de graduação.
Atualmente a UFF utiliza o ENEM como avaliação e o SISU como seleção para ingresso na graduação.

Saiba tudo sobre o Vestibular da UFF / SiSU na UFF.

Transferência

Ingresso de aluno de outra Universidade ou estabelecimento de Ensino Superior no mesmo curso de origem, através de uma das seguintes formas:

a)Transferência Facultativa - é a vinculação a esta Universidade através de concurso público, que constará de prova de redação e de conteúdo específico das matérias do curso, condicionada à existência de vagas;
Saiba tudo sobre o último
Concurso de Seleção.

b) Transferência Interinstitucional - é a vinculação, dependente da existência de vagas, concedida ao aluno matriculado em Instituição Pública de Ensino Superior, onde tenha ingressado por concurso vestibular, em razão da mudança de domicílio para o município onde se situa esta Universidade ou localidade
próxima onde inexista Instituição de Ensino Superior Pública que ofereça o curso.
 
c) Transferência Obrigatória - é a vinculação do aluno por força da legislação federal, em qualquer época do ano, independente da existência de vagas, quando se tratar de Servidor Público Federal ou de membro das Forças Armadas, inclusive seus dependentes.

Reingresso

Retorno às atividades escolares concedido a portadores de diploma de curso superior, para obtenção de nova titulação ou habilitação, através de concurso público regulamentado por editais específicos e condicionado à existência de vagas.
Saiba tudo sobre o último
Concurso de Seleção.

[ início ]


Mudança de Curso

Após ter cursado com aproveitamento satisfatório no mínimo 20(vinte) créditos obrigatórios no curso de origem, o aluno pode requerer mudança de curso, caso atenda às exigências contidas nas normas regulamentares específicas. A mudança de curso só pode ocorrer uma vez e é permitida aos alunos que ingressaram através de Vestibular ou Transferência.

O Concurso de Seleção ocorre, geralmente, uma vez ao ano: o Edital é divulgado em outubro ou novembro; as inscrições ocorrem em outubro ou novembro e as provas em janeiro. Veja como foi o último concurso.

[ início ]


Educação Superior à Distância

A UFF é conveniada ao CEDERJ, consórcio das univesidades públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro.  Um  dos principais objetivos do CEDERJ é oferecer a oportunidade de acesso ao ensino de graduação gratuito e de qualidade, a distância, em todo o Estado do Rio de Janeiro, àqueles que não podem estudar nas modalidades tradicionais de ensino superior. O CEDERJ também tem como objetivo a formação continuada a distância, principalmente no processo de atualização de professores da rede estadual de ensino.

Clique aqui para mais informações sobre os concurso de seleção para os cursos da modalidade ensino à distância.

[ início ]

Cursos oferecidos pela Universidade

Clique aqui para informações sobre os cursos oferecidos

[ início ]

  

A COSEAC (Coordenação de Seleção Acadêmica), vinculada à PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação, é o órgão responsável pela organização, planejamento e execução dos
concursos de seleção para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense.

Pró-Reitoria de Graduação

Campus do Gragoatá - Bloco C - Térreo - São Domingos - Niterói - RJ - CEP: 24210-350
Tels.:(21)2629-2805/2629-2806 - Tel/Fax: (21) 2629-2804/2629-2820
Atendimento: Segunda a Sexta, das 9 às 18 horas

  Créditos

 

 Atualizada em 12/09/2017