UFF - Universidade Federal Fluminense
Concurso Público Técnico-Administrativo - UFF 2009

Início Edital Programas Vagas Provas Inscrições
   
 

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS DO CONCURSO DA UFF SOBRE O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

            Sobre o Novo Acordo Ortográfico, a Coordenação Acadêmica do Concurso da UFF tem a dar os esclarecimentos abaixo.

            O Acordo Ortográfico entrou em vigor este ano de 2009, mas as normas ortográficas anteriores estarão em vigor até 2012. Estamos, portanto, em período de transição dos dois sistemas.

            Os candidatos só farão questões de múltipla-escolha. O programa de Língua Portuguesa de ambos os níveis, superior e médio, prevê o conhecimento: “Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica”. A Banca terá todo o cuidado, em relação a esse assunto, de só argüir conhecimento que NÃO diga respeito às alterações ortográficas propostas no Acordo. Por conseguinte, NÃO se vai exigir nenhum conhecimento sobre as novas regras de ortografia.

            Podem ser propostas questões que tratem do emprego das letras e dígrafos S, Z, SS, C, Ç, SC, XC, J, G, X, CH, H, das letras vogais e outros problemas ortográficos. Quanto à acentuação gráfica, podem ser propostas questões que tratem da acentuação dos proparoxítonos, dos paroxítonos, dos oxítonos, e de outras normas de acentuação que NÃO foram abrangidas pelo Acordo.

 

Coordenação Acadêmica

   

A COSEAC (Coordenadoria de Seleção), vinculada à PROAC - Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, é o órgão responsável pela organização, planejamento e execução dos concursos de seleção para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense.
 Campus do Gragoatá - Bloco C - Térreo - São Domingos - Niterói - RJ - CEP: 24210-350
 Tels.:(21) 2629-2805/2629-2806 - Tel/Fax: (21) 2629-2804