História
Orientação
geral
A
História existe como conhecimento vivo do passado. A busca
incessante desse conhecimento funda o reconhecimento da identidade
individual em sua relação direta com os lugares de memória,
para que o homem possa compreender o seu lugar no mundo. Essa
condição de conhecimento deve partir do estudo dos processos de
desenvolvimento das sociedades modernas, suas origens e movimentos
de mudança. Neste aspecto, o estudo da História caracteriza-se
por ser aquele que, além de situar o homem nas dimensões
temporal e espacial, fornece-lhe elementos que permitem a
construção de uma visão crítica, fundadora da cidadania e
impulsionadora da ação. Para isso, entretanto, é necessário
que o conhecimento histórico possa dialogar com as outras áreas
das Ciências Humanas e Sociais, estabelecendo com elas parcerias
que aprimoram os modos de interpretação da história e, na sua
própria esfera, motive o candidato a estabelecer relações e
comparações entre a História Geral, a História das Américas e
a História do Brasil. Só assim será possível compreender os
processos históricos e as instituições sociais, políticas,
econômicas e culturais que deles derivam, tanto quanto as
práticas sociais e políticas de cada um dos segmentos sociais
envolvidos.
Assim,
os candidatos deverão identificar a história como um processo de
construção humana no qual o conjunto de transformações
sociais, que se verificam ao longo do tempo, em espaços
definidos, são o produto da ação e do pensamento de grupos
sociais e não de indivíduos isolados; entender o processo
histórico como articulações e combinações gerais e
particulares dos níveis econômico, político, social e cultural.
Espera-se, também, que os candidatos, a partir do processo de
aprender a conhecer, tenham sido estimulados ao desenvolvimento da
capacidade de formulação lógica e analítica do pensamento
através da interpretação de textos e documentos, tabelas,
mapas, gráficos e ilustrações, bem como de identificar, no
contemporâneo, as condições de correlação com o passado e o
presente históricos. Nesse movimento de compreensão e
conhecimento serão enfatizados o entendimento, reconhecimento e
uso crítico das tecnologias contemporâneas, lugares
privilegiados da informação.
Programa
Parte
I
- A Época Moderna (Século XV ao Século XVIII)
-
As críticas ao pensamento medieval; humanismos e renascimentos.
-
Expansão marítima e comercial: a crise do feudalismo e a
expansão marítima e comercial; as conquistas ibéricas
ultramarinas.
-
Estado Moderno e Absolutismo; estado moderno e mercantilismo:
práticas e teorias mercantilistas; mercantilismo e antigos
sistemas coloniais.
-
As colonizações portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e
holandesa.
-
Brasil-Colônia: a economia colonial e a escravidão (as formas de
dominação econômico-sociais); as formas de atuação do Estado
Português na Colônia; a ação da Igreja.
-
As reformas religiosas do século XVI; as revoluções
científicas do século XVII.
-
A crise do Antigo Regime: economia e pensamento ilustrado.
Parte
II
- O Mundo Ocidental de 1760/80 a 1870/80
-
As revoluções burguesas: a crítica ao mercantilismo;
fisiocracia e liberalismo; os exemplos francês, inglês e
americano.
-
Liberalismo e nacionalismo: as ondas revolucionárias européias
de 1820, 1830 e 1848; as unificações italiana e alemã; nação
e nacionalismo na Europa do século XIX.
-
Crise do antigo sistema colonial ibérico: o processo de
independência da América espanhola; a interiorização da
metrópole portuguesa: as conjurações brasileiras do século
XVIII e a corte portuguesa no Brasil; a revolução do Porto
(1820) e a independência do Brasil.
-
A Hispano-América: caudilhismo e a formação dos estados
nacionais; os EUA e a Guerra de Secessão.
-
Brasil: centralização e descentralização política no primeiro
reinado; o projeto centralizador e a economia escravista; o
processo abolicionista no primeiro reinado e a presença inglesa
na América.
Parte
III
- O Apogeu da Sociedade Liberal e sua Crise (1870/1880 a
1939/1945)
-
As transformações nas economias européias: do capitalismo
liberal ao monopolista; a política imperialista: América Latina,
África e Ásia.
-
A expansão norte-americana e sua política para a América
Latina.
-
Liberalismo e democracia: o debate das idéias (liberalismo,
conservadorismo, socialismo e anarquismo); política internacional
na segunda metade do século XIX.
-
A crise da sociedade liberal: guerras mundiais, revoluções
sociais e fascismos; a Grande Depressão de 1929 e a experiência
americana.
-
Da monarquia à república (1870 – 1939): a transição do
trabalho escravo para o trabalho livre; origens da indústria e da
classe operária; a crise da monarquia: república federalista e
coronelismo; literatura, política e pensamento social no Brasil.
-
A crise do estado oligárquico na Hispano-América: economia e
sociedade.
-
Brasil: a crise dos anos 20 e o movimento de 1930; estado e
capitalismo no Brasil: continuidades e rupturas (a implantação
das indústrias de base, a crise da economia agroexportadora e a
política trabalhista); ideologia autoritária e centralização
política: o Estado Novo e seus projetos. Classe operária e
corporativismo: leis trabalhistas e sindicalismo.
Parte
IV
– As Sociedades Atuais
-
A sociedade capitalista. Os anos 50: a guerra-fria e a
bipolaridade; as modernizações européias e asiáticas e o
modelo americano; sociedades afro-asiáticas contemporâneas:
imperalismo, descolonização e neocolonialismo; os movimentos
culturais dos anos 60 e 70.
-
A construção e crise do socialismo: o modelo soviético e as
experiências nacionais da Europa Ocidental; a construção do
socialismo na China: da Longa Marcha ao socialismo de mercado.
-
O mundo atual: as crises do Oriente Médio; as tensões raciais e
o apartheid; a intolerância religiosa e a questão
islâmica; neoliberalismo, globalização e novas estruturas
políticas; as novas ideologias: neonazistas e minorias.
-
O mundo hispano-americano: a dependência econômica na América
Latina; populismo, autoritarismo e socialismo; as experiências de
democratização; os movimentos de guerrilha na América desde
1960.
-
O Brasil: redemocratização e populismo; a república populista e
seus projetos econômicos e sociais; sindicalismo e movimentos
sociais no campo e na cidade; da economia brasileira da Segunda
Grande Guerra ao nacional-desenvolvimento; a crise econômica dos
anos 60 e as reformas de base; a crise do estado populista;
capitalismo e autoritarismo: a construção e a crise do milagre
econômico; o golpe de 1964 e suas interpretações; a
construção do estado autoritário e suas resistências: as
organizações de direita e de esquerda; a reemergência do
movimento social nos anos 70; cultura e arte no Brasil moderno.
-
O Brasil da Nova República: conciliação e resistências; a
Constituição de 1988: conquistas democráticas e continuidades
autoritárias; os movimentos sociais no campo e na cidade; a crise
econômica brasileira dos nos 80 e 90; os novos projetos
culturais.
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