Dúvidas mais frequentes

Vestibular UFF 2009

[ Cartão de Confirmação | Provas | Matrícula  | Bônus e Reserva de Vagas | Inscrições | Diversos ]   

Cartão de Confirmação de Inscrição

topo

P) Como saberei se a minha inscrição foi aceita?
R) Todos os candidatos inscritos no concurso receberão o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), que será enviado, via Correios, a partir da terceira ou quarta semana de outubro.   Se a sua inscrição tiver sido confirmada, no CCI constará o local onde realizará as provas da 1ª Etapa, além de dados cadastrais e opções.  Se a inscrição não tiver sido confirmada,  o candidato receberá notificação para satisfazer a exigências.
 
P) A partir de quando irei receber o meu Cartão de Confirmação de Inscrição?
R) O CCI será enviado a partir da 3ª ou 4ª semana de outubro.
 
P) Não recebi o meu Cartão de Confirmação de Inscrição.  O que devo fazer?
R) Você deverá
imprimir o CCI, acessando a página <http://www.vestibular.uff.br/2009>, utilizando seu número de inscrição e seu CPF ou dirigir-se ao Campus do Gragoatá – bloco C – térreo – São Domingos - Niterói – RJ, no período de 29 a 30 de outubro de 2008, somente em dias úteis, das 9 às 17 horas.
 
P) Recebi o meu Cartão de Confirmação de Inscrição e existem dados incorretos.  O que devo fazer?
R) Todos os candidatos deverão conferir as informações que constam do Cartão de Confirmação de Inscrição: nome do candidato; sexo, número do documento de identificação e respectivo órgão expedidor; opções de curso, turno e língua estrangeira; e opções relativas às políticas de ações afirmativas.
Caso alguma informação não esteja correta, o candidato deverá
dirigir-se ao Campus do Gragoatá – bloco C – térreo – São Domingos - Niterói – RJ, no período de 29 e 30 de outubro de 2008, somente em dias úteis, das 9 às 17 horas, a fim de regularizar sua situação.  
O candidato também poderá alterar o dado incorreto (exceto opções) via INTERNET, por meio de um
Serviço INTERNET disponível em nosso site.  Clique aqui para acessá-lo.
Não será possível alterar as opções de curso, língua estrangeira, turno,  local de prova e 2ª opção de curso, quando for o caso.
 
P) Como recuperar o número do Requerimento?
R) O nº do Requerimento está impresso em sua GRU ou, no caso de beneficiados com isenção, no Comprovante de Inscrição de Isento.  Você também poderá acessar o serviço Recuperar Nº do Requerimento (ou de inscrição) em nossa seção de serviços.
 
Provas

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P) Qual o horário das provas da 2ª Etapa?
R)
As provas a serem realizadas 14/12/2008 iniciar-se-ão às 9 horas e a prova a ser realizada em 16/12/2008 iniciar-se-á às 15 horas.
Para as provas com início às 9 horas, o candidato deverá estar no local de realização das mesmas às 8 horas, sendo sua entrada permitida até as 8h50min. Para a prova com início às 15 horas, o candidato deverá estar no local de realização da mesma às 14 horas, sendo sua entrada permitida até as 14h50min.
 
 
P) As provas estarão disponíveis na INTERNET após a sua aplicação?
R) Sim, após o término das mesmas, no endereço http://www.vestibular.uff.br/2009/provas.htm
 
P) Como faço para calcular a minha nota no concurso?
R) Veja o exemplo abaixo.
Para cada candidato, o número de pontos (E1) relativos às provas da 1ª ETAPA será calculado pela fórmula abaixo:

E1=

   onde:  

A1 é o numero de acertos registrados nas 66 questões, excetuando-se as de Língua Estrangeira;
A2
é o número de acertos registrados nas questões de Língua Estrangeira não passíveis de anulação; e
A3
é o número de questões de Língua Estrangeira não passíveis de anulação.


Por exemplo, se você acertou 50 questões na prova da 1ª Etapa,
excetuando-se as de Língua Estrangeira, e 6 acertos nas 9 questões válidas de Língua Estrangeira, o seu total de pontos será  7/15 x (50 + 6 (9/9)) = 7/15 X (56) = 26,133333. 

 

A nota em cada uma das provas da 2ª ETAPA irá variar entre zero e dez.

Para o candidato a curso do grupo A, B, C, D, E, F, G, I, J, K ou L, o número de pontos (E2) será calculado pela fórmula abaixo:

  onde: 

R representa a nota da prova de Redação;
C1 e C2 representam as notas das provas de Conhecimentos Específicos.

Por exemplo, caso suas notas tenham sido 9 em Redação, 8 na prova 1 e 6 na prova 2, o seu total de pontos será 13/6 x (9 + 8 + 6) = 13/6 x 23 = 49,833333.

 

Para o candidato a curso do grupo H (Arquitetura & Urbanismo), o número de pontos  (E2) será calculado pela fórmula abaixo:

   onde:  

R representa a nota da prova de Redação;
C1 e C2 representam as notas das provas de Conhecimentos Específicos; e
EP representa a nota da prova de Expressão Plástica.

Por exemplo, caso suas notas tenham sido 9 em Redação, 7 em Expressão Plástica, 8 na prova 1 e 6 na prova 2, o seu total de pontos será
(13/6 x (9 + 7)) + (13/12 x (8 + 6)) = (13/6 x 16) + (13/12 x 14) = 34,666666 + 15,166666 = 49,833333.
 

 

Total de Pontos Final:
O seu total de pontos no concurso será a soma dos pontos relativos às provas da 1ª ETAPA com os pontos obtidos nas provas da 2ª ETAPA.

Pelo exemplo, se você obteve 26,133333 e 49,833333, então o total de pontos seria 75,9666 em 100 pontos possíveis.

A nota final será apresentada com quatro casas decimais, desprezando-se as demais.

Os candidatos beneficiados com o Bônus referenciado no item 3.1.9.1 do Edital terão sua nota final acrescida de 10% (dez por cento).  Nesse exemplo, a nota final de candidato com direito ao Bônus seria 83,5632.
 

As fórmulas estão no item 8 do Edital do Concurso.
 

P) E se uma das questões da prova de múltipla escolha for anulada?
R) Se a questão não for referente a alguma das Línguas Estrangeiras, o ponto da mesma será considerado para todos os candidatos, independente de sua resposta assinalada na referida questão e de seu curso.  Se a questão anulada for referente a uma das Línguas Estrangeiras, o valor da questão será distribuído pela questões válidas, não passíveis de anulação, da referida língua estrangeira.  A fórmula para cálculo dos pontos é a mesma da pergunta anterior.

Para cada candidato, o número de pontos (E1) relativos às provas da 1ª ETAPA será calculado pela fórmula abaixo:

E1=

  onde:   

A1 é o numero de acertos registrados nas 66 questões, excetuando-se as de Língua Estrangeira;
A2
é o número de acertos registrados nas questões de Língua Estrangeira não passíveis de anulação; e
A3
é o número de questões de Língua Estrangeira não passíveis de anulação.


Veja os exemplos adiante.

Exemplo 1) uma questão da prova de Espanhol foi anulada.  Nesse caso, o número de questões não passíveis de anulação (A3) para Espanhol será 8 (oito), enquanto que para Inglês e Francês permanece 9 (nove), pois nenhuma questão dessas disciplinas foi anulada.
1.1) Por exemplo, você optou por Espanhol como Língua Estrangeira, tendo acertado 50 questões na prova da 1ª Etapa,
excetuando-se as de Espanhol, e 6 acertos nas 8 questões válidas de Espanhol, o seu total de pontos será  7/15 x (50 + 6 (9/8)) = 7/15 X (56,75) = 26,483333. 
1.2) Por exemplo, você optou por Espanhol como Língua Estrangeira, tendo acertado 50 questões na prova da 1ª Etapa, excetuando-se as de Espanhol, e 1 acerto nas 8 questões válidas de Espanhol, o seu total de pontos será  7/15 x (50 + 1 (9/8)) = 7/15 X (51,125) = 23,858333. 
1.3
) Por exemplo, você optou por Espanhol como Língua Estrangeira, tendo acertado 50 questões na prova da 1ª Etapa, excetuando-se as de Espanhol, e 0 acertos nas 8 questões válidas de Espanhol, o seu total de pontos será  7/15 x (50 + 0 (9/8)) = 7/15 X (50) = 23,333333. 
Comparando-se os exemplos, nota-se que o candidato do exemplo 1.3 não foi beneficiado, em relação aos outros candidatos ao seu curso, independentemente da opção de língua estrangeira, pelo fato de uma questão ter sido anulada, tendo em vista que o mesmo não acertou nenhuma das outras questões válidas.
 

P) Qual o horário das provas?
R) O horário de fechamento dos portões é as 08:50h, ou seja, 10 minutos antes do início das provas.  Procure chegar com pelo menos 1 (uma) hora de antecedência, ou seja, as 8 horas da manhã. A prova da 1ª ETAPA, a ser realizada no dia 16 de novembro de 2008, será constituída por setenta e cinco questões de múltipla escolha, abrangendo conhecimentos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia e História. 
As provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, História e Geografia poderão incluir questões relacionando conhecimentos dessas disciplinas com conhecimentos de Filosofia.

Fechamento dos portões de entrada nos locais de prova: 08:50 horas
Início das provas: 9 horas
Término das provas: 13:30 horas
O candidato que chegar após o fechamento dos portões não poderá realizar as provas, sendo eliminado do concurso.
 

P) Não conheço o local onde farei as provas.  Como proceder?
R) Para que não ocorram problemas, em função do seu desconhecimento quanto a localização de seu local de prova, visite-o com antecedência.  Veja qual a melhor forma, meio de transporte, para chegar ao local no dia da prova.
 
P) Farei as provas em Niterói, mas não conheço ninguém na cidade.  Existe algum hotel ou pousada onde poderei ficar?
R) Consulte a relação dos hotéis localizados no município de Niterói em http://www.vestibular.uff.br/cidades/nithoteis.htm.  A UFF não se responsabiliza por eventuais problemas que possam ocorrer relacionados à utilização desses estabelecimentos.  Em hipótese nenhuma, a UFF/COSEAC arcará com despesas de hospedagem ou transporte dos candidatos.
 

P) O que devo levar no dia da prova?
R) O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas munido, exclusivamente, de caneta esferográfica de corpo transparente e de ponta média com tinta azul ou preta e o original do documento de identificação informado no Requerimento de Inscrição. É conveniente levar o cartão de confirmação de inscrição (CCI), mas quem esquecer seu cartão não deve voltar para buscá-lo, e sim dirigir-se ao local de prova. 
Será eliminado do concurso o candidato que, durante as provas, comunicar-se com outros candidatos, usar de meios ilícitos para a realização do concurso, portar qualquer material que sirva para consulta, utilizar-se de instrumentos auxiliares para o cálculo e o desenho ou que for encontrado de posse, mesmo que desligado, de qualquer tipo de relógio, telefone celular, pager, beep, calculadora, lápis, borracha, controle remoto, alarme de carro, equipamentos eletrônicos ou aparelho auditivo (sem ter cumprido o item 3.2).

Também não será permitido a nenhum candidato o porte de quaisquer armas, bem como o uso de bonés, chapéus e similares. Para a devida verificação desses casos, poderão ser utilizados detectores de metais. O candidato, exceto o portador de marcapasso ou de prótese metálica identificado conforme o item 3.2 do Edital,  que se negar a ser submetido a essa verificação, terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do Concurso. Quem os levar terá de deixá-los com os fiscais.
 

P) Se eu contrair alguma doença contagiosa, ou me acidentar, como deverei proceder?
R) O candidato que estiver com doença infecto-contagiosa ou em situação que demande cuidados médicos especiais deverá comunicar sua condição à COSEAC até as 15h do dia anterior à realização da prova. A COSEAC avaliará a possibilidade de atender às especificidades, o que poderá alterar o local de realização da prova.
 
P) Posso preencher o Cartão-Resposta a caneta?
R) O preenchimento do cartão de respostas só poderá ser feito a caneta esferográfica de ponta média de corpo transparente e com tinta azul ou preta (tipo BIC).
 
P) Posso levar meu celular no dia da prova?
R) Não.  Também não será permitido a posse, mesmo que desligado, de qualquer tipo de relógio, pager, beep, calculadora, controle remoto, alarme de carro, equipamentos eletrônicos ou aparelho auditivo (sem ter cumprido o item 3.2). Quem os levar terá que deixá-los com os fiscais.
 
P) Qual o mínimo de pontos para ser aprovado no meu curso?
R) Não existe um mínimo de pontos pré-definido para aprovação.  Tudo dependerá do nível dos demais candidatos.  Porém,   para não ser eliminado, o candidato não poderá faltar a nenhum dos dias de prova e não poderá  tirar nota zero em qualquer uma das provas.  Consulte o mínimo de acertos dos concursos anteriores  em
http://www.coseac.uff.br/2009/estatisticas.htm.
 
P) Qual o mínimo de acertos por curso na 1ª Etapa no último concurso?
R) Consulte o mínimo de acertos em
http://www.coseac.uff.br/2009/estatisticas.htm
 
P) Qual a média das provas da 2ª Etapa no último concurso?
R) Consulte em
http://www.coseac.uff.br/2008/estatisticas.htm.
 
Matrícula

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P) Posso estar matriculado em mais de um curso de graduação da UFF?
R) Não. No ato da matrícula, você deve assinar documento cancelando uma das matrículas.
 
P) Posso estar matriculado em um curso de graduação da UFF e de outra Universidade pública?
Não há legislação superior que impeça, entretanto as instituições vêm conscientizando os estudantes para abrir mão de uma das vagas, possibilitando a outros estudantes a continuidade dos estudos.
 
P) Fiz minha matrícula em um curso que tem mais de uma habilitação. Posso mudar a escolha?
R) A mudança da escolha depende de critério estabelecido pelo colegiado de cada curso, após o 1º semestre de estudos.
 
Bônus e Reserva de Vagas

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P) Quem pode concorrer ao Bônus sobre a Nota Final?
R) Podem concorrer ao Bônus os candidatos que atendam às seguintes condições:
  • Ter concluído ou concluir em 2008 todo o Ensino Médio em escola pública estadual ou municipal de qualquer unidade da federação, excetuando-se os colégios federais, universitários, militares e de aplicação.
  • Não possuir formação superior.
P) Basta assinalar a opção pelo Bônus no Requerimento para ter direito ao mesmo?
R) Não. O candidato deverá apresentar, quando solicitado pela COSEAC, a documentação que comprovará sua condição de participante na política de Bônus: Histórico Escolar oficial (em papel timbrado, devidamente assinado e carimbado) de Ensino Médio ou de curso equivalente. O Histórico deverá ser apresentado em cópia autenticada ou original e cópia, caso em que a autenticação será feita pela própria COSEAC.   Após análise do mesmo, a COSEAC aplicará ou não o bônus à nota final do candidato.
 
P) Estudei uma das séries do Ensino Médio em escola particular.  Posso concorrer ao Bônus?
R) Não. O candidato deverá ter concluído ou concluir em 2008 todo o Ensino Médio em escola pública estadual ou municipal de qualquer unidade da federação, excetuando-se os colégios federais, universitários, militares e de aplicação.
 
P) Estudei em colégios federais, universitários, militares e/ou de aplicação.  Posso concorrer ao Bônus?
R) Não.
 
P) Atendo aos requisitos necessários para solicitar o Bônus.  A minha adesão é obrigatória?
R) Não. A participação em qualquer uma das políticas (Reserva ou Bônus) é facultativa.
 
P) Quais são os cursos com Reserva de Vagas?
R) Apenas as Licenciaturas Noturnas em Matemática (Niterói), Física e Química.
 
P) Quem pode concorrer à Reserva de Vagas nos cursos de Licenciatura Noturna em Matemática, Física e Química?
R)
Apenas os professores da rede pública de ensino dos estados e municípios de qualquer unidade da federação.
 
P) Posso concorrer à Reserva de Vagas e obter o Bônus da Nota Final?
R) Não. Os benefícios do bônus e da reserva de vagas não são cumulativos.
 
P) Basta assinalar,  no Requerimento, a opção pela Reserva para ter direito à mesma?
R) Não. O candidato deverá apresentar, quando solicitado pela COSEAC, a documentação que comprovará sua condição de participante na política de Reserva de Vagas: Declaração de vínculo (em papel timbrado, devidamente assinado e carimbado) da Secretaria de Educação a qual o candidato pertence e último contracheque. A documentação deverá ser apresentada em cópia autenticada ou original e cópia, caso em que a autenticação será feita pela própria COSEAC.  
 
P) Atendo aos requisitos necessários para inscrever-me na Reserva de Vagas.  A minha adesão é obrigatória?
R) Não. A participação em qualquer uma das políticas (Reserva ou Bônus) é facultativa.
 
Inscrições

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P) Quando e onde poderei me inscrever  no Vestibular UFF 2009?  Qual o valor da taxa de inscrição?
R) A inscrição no Concurso Vestibular UFF/2009 será realizada somente via INTERNET.  O período para inscrição será das 12 horas de 12 de agosto até as 12 horas do dia 9 de setembro de 2008
(prorrogada até as 12 horas do dia 16/09).  O valor da Taxa de Inscrição é de R$ 97,00 (noventa e sete reais), que deverá ser recolhido, somente em espécie, impreterivelmente, até o dia 9 de setembro de 2008(prorrogado até o dia 16/09).  Para candidatos contemplados com Redução da Taxa de Inscrição, o valor é de R$ 49,00 (quarenta e nove reais).
Se você não tiver meios de acesso à INTERNET poderá dirigir-se, somente em dias úteis, a um dos postos de atendimento do quadro seguinte, conforme datas e horários.

LOCAL e ENDEREÇO

DATA

HORÁRIO

Niterói

Instituto de Matemática da UFF – sala 100 – subsolo

Campus do Valonguinho – Centro

de 18 de agosto a 8 de setembro de 2008

das 10 às 16 horas

Campos dos Goytacazes

Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional

Rua José do Patrocínio, 71 - Centro

de 18 de agosto a 8 de setembro de 2008

das 10 às 16 horas

P) Como faço para me inscrever? Como deverei proceder?
R) Você deverá acessar, no período entre 12 horas de 12 de agosto até as 12 horas do dia 9 de setembro de 2008
(prorrogada até as 12 horas do dia 16/09), o site do concurso, consultar o Quadro de Vagas para verificar se a UFF oferece vagas no curso/turno desejado, ler atentamente o Edital do Concurso e os procedimentos de inscrição, preencher o Requerimento de Inscrição da INTERNET e o Questionário Sociocultural e imprimir a Guia de Recolhimento da União - GRU (Boleto de Pagamento).  Para efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 97,00 (noventa e sete reais), você deverá fazê-lo, exclusivamente, por meio da GRU previamente impressa, em qualquer agência bancária, somente em espécie, ou via INTERNET banking.  Você deverá guardar o comprovante de pagamento (nele constam as suas opções e senha).  Não será necessário enviá-lo para a COSEAC.  A inscrição será confirmada após a confirmação do pagamento da taxa pela rede bancária (em torno de 4 dias úteis após o pagamento).

Os procedimentos completos estão disponíveis no endereço http://www.vestibular.uff.br/2009/inscreve.htm.
 
P) Fui beneficiado com isenção de taxa de inscrição.  Posso fazer a minha inscrição via internet?
R)
A inscrição via internet é a única forma de inscrição no concurso.  A partir do dia 12 de agosto, os candidatos beneficiados com isenção ou redução deverão acessar a página de inscrição e informar o nº do requerimento de isenção e a senha de acesso (ambos constam na parte destacável inferior do Requerimento de Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição).
As informações completas sobre esta modalidade de inscrição estão disponíveis no endereço http://www.vestibular.uff.br/2009/inscreve.htm.
Observação importante:  a inscrição do beneficiado com isenção de taxa somente será efetivada após o completo preenchimento do Requerimento de Inscrição e do Questionário Sociocultural.  Ao final do processo de inscrição, o candidato deverá imprimir ou copiar os dados da página Comprovante de Inscrição de Isento que contém o código comprovante de que o mesmo realizou com sucesso a inscrição.

 
P) Qual a documentação necessária para fazer minha inscrição?
R) Para efeito de inscrição, é necessário apenas um documento de identificação (item 3.1.2 do Edital),
com foto e assinatura recentes, a fim de permitir fácil identificação, que poderá ser:  Carteira ou Cédula de Identidade expedida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas ou Polícias Militares, Passaporte, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação e carteira expedida por Ordens ou Conselhos criados por lei federal e controladores do exercício profissional, desde que contenha o número do documento de identificação que lhe deu origem, não sendo aceitos protocolos de quaisquer desses documentos. Para candidatos estrangeiros, serão considerados documentos de identificação a Carteira de Identidade de Estrangeiro, permanente ou temporária, atualizada, bem como o Passaporte com visto válido, quando for o caso, à época de realização das provas.
Além disso, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) é obrigatório para a inscrição.

Atenção: O documento de identificação utilizado para preenchimento do requerimento de inscrição deverá, obrigatoriamente, ser levado pelo candidato nos dias de prova.
 

P) Posso inscrever-me apenas com o protocolo da Carteira de Identidade?
R) Não serão aceitos protocolos de quaisquer documentos de identificação.   
 

P) Preciso apresentar meu Certificado de Conclusão do 2º grau no ato da minha inscrição?
R) Não.  O Certificado deverá ser apresentado no ato da matrícula.
 
P) Posso me inscrever em mais de um curso?
R) Sim, mas o
candidato que efetuar mais de uma inscrição terá, como válida, aquela que, por último, ele houver efetuado o recolhimento da Taxa de Inscrição.  
Em relação, exclusivamente, aos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Agronegócios, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica (ministrado em Niterói ou em Volta Redonda), Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção (ministrados em Niterói ou em Volta Redonda), Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e Engenharia de Telecomunicações o candidato poderá, no ato da inscrição no concurso, optar por dois deles.
 
P) Em quais cidades serão realizadas as provas?
R) As provas serão realizadas em 12 municípios do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, Macaé, Miracema, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Quissamã, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda.  Além desses municípios, as provas serão realizadas em Taubaté (SP), Brasília (DF), Vitória (ES) e em Juiz de Fora (MG).

Em Niterói as provas serão realizadas nas seguintes áreas/bairros: Centro, Icaraí, Santa Rosa, Ingá, Região Oceânica, São Domingos e São Francisco.   No Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Centro, Tijuca, Maracanã e Zona Sul.
 
P) Estou com problemas com as "Janelas Pop-Up". Como fazer?
R)  Acesse a página de solução desse problema
Se mesmo após a execução dos passos descritos na página, o Requerimento de Inscrição não foi exibido, é provável que o computador que você está utilizando possua outro programa bloqueador de pop-up (exemplos: Norton Internet Security, barra de ferramentas do Google, barra de ferramentas do Yahoo!, barra de ferramentas do UOL etc).  Desabilite-o (ou peça ajuda a alguém) e tente novamente.
 
P) Estou com problemas para imprimir o Extrato ou a GRU (Boleto Bancário), que extrapolam o tamanho da página. Como fazer?
R) No Explorer, acesse o menu "Arquivo" | "Configurar Página" e coloque margens mínimas (de 2 a 5 mm).  Acesse, também, o menu "Exibir" | "Tamanho do Texto" e selecione Média ou Menor ou Mínima.  Imprima o Extrato e/ou o Boleto.  Se o problema persistir, mande um e-mail informando seu nome completo e o número do Requerimento de Inscrição para coseac02@vm.uff.br
 

P) Como faço para imprimir uma segunda via da GRU?
R) Acesse o serviço Imprimir GRU nossa seção de serviços.
 

P) Gostaria de alterar as minhas opções.  Ainda não paguei a GRU.  Como fazer?
R) Acesse a
página de inscrição e preencha novo Requerimento de Inscrição.
 
P) Gostaria de alterar as minhas opções, mas já paguei a GRU.  Como fazer?
R) Não será possível alterar as opções informadas após o pagamento da taxa de inscrição.  Se você ainda não pagou a GRU deverá preencher novamente o Requerimento de Inscrição.
 
P) Fui beneficiados com redução da taxa de inscrição. Gostaria de alterar as minhas opções.  Como fazer?
R) Após o envio dos dados não será possível alterá-los.
 
P) Fui isento da taxa de inscrição e já concluí minha inscrição.  Porém, gostaria de alterar as minhas opções.  Como fazer?
R) Após o envio dos dados não será possível alterá-los.
 
P) Eu não possuo e-mail (endereço eletrônico).    Posso me inscrever via INTERNET?
R) Sim, não há restrição para inscrição de pessoas que não possuam e-mail.   Porém, caso queira receber nossos comunicados eletrônicos, providencie a criação de um e-mail pessoal em um dos serviços de correio-eletrônico gratuito como, por exemplo:
Zipmail; BOL; Hotmail; Geocities; Yahoo!; StarMedia; IG; GLOBO.COM; Click21; OI
 
P) Como ficarei sabendo se minha inscrição foi aceita?
R)  Assim que finalizar a inscrição, o sistema exibirá uma tela com as informações do candidato, suas opções, nº do Requerimento e Senha.   Isso indica que sua inscrição foi aceita.   Além disso, o candidato poderá consultar, a qualquer momento, a situação de sua inscrição acessando o serviço Situação do Pedido de Inscrição.  
O candidato que possuir e-mail poderá receber uma mensagem confirmando o recebimento da inscrição, em até dois úteis após enviar o requerimento. 
Em outubro, receberá o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), quando ficará sabendo o local onde fará as provas da 1ª Etapa.
Observações importantes sobre o recebimento de mensagens da COSEAC:
1 - verifique se a sua caixa postal ainda é válida ou se não está cheia;
2 - habilite o serviço anti-spam de sua caixa postal em seu provedor para receber e-mails de coseac@vm.uff.br;

3 - a COSEAC não envia arquivos contendo anexos de nenhum formato;
 
P) Assinalei no meu Requerimento de Inscrição que gostaria de fazer as minhas provas em determinada localidade. É certo que farei as provas nessa localidade?
R) A COSEAC permite ao candidato, por meio do correto preenchimento do campo LOCALIDADE do Requerimento de Inscrição, que este escolha, dentre as localidades disponíveis, a mais próxima de sua residência.   Nem sempre é possível atender todos os candidatos, principalmente os que optaram pelas áreas Rio-Barra da Tijuca, Rio-Zona Sul, Rio-Centro, Niterói-Icaraí e Niterói-Oceânica.  Dentro das possibilidades de organização do concurso, a COSEAC tentará viabilizar a sua escolha. O nosso índice de atendimento foi superior a 98% no último concurso.
 

P) O turno do curso que escolhi é "MT".  O que quer dizer isso?
R) Significa que o curso oferece disciplinas no turno da manhã e no turno da tarde.  O turno IN (integral) indica que o candidato poderá ter disciplinas ao longo do dia, inclusive no período noturno.  O turno TN significa que o aluno poderá ter aulas no turno da tarde e no turno da noite.  O turno NO significa que as disciplinas estão concentradas no turno da Noite.  Os turnos disponíveis são:

IN - Integral,
MA - Manhã,
MN - Manhã e Noite,
MS - Manhã (de segunda a sexta-feira) e manhã e tarde de sábado,
MT - Manhã e Tarde,
NN - Noite, podendo iniciar-se, no máximo dois dias por semana, a partir das 14 horas,
NO - Noite,
NS - Noite (de segunda a sexta-feira) e manhã de sábado,
TA - Tarde,
TN - Tarde e Noite,
TS - Tarde e noite (de segunda a sexta-feira) e manhã de sábado,
TT - Tarde, podendo prorrogar-se, no máximo dois dias por semana, até as 21 horas,
DS - Manhã e tarde (segunda-feira a sábado)

 

P) Qual a relação candidato/vaga dos últimos concursos?
R) Consulte em http://www.coseac.uff.br/2009/estatisticas/estat01.htm.
 
P) Para que serve a Senha Internet que foi informada ao final da inscrição?
R) A Senha Internet é a sua senha de acesso aos serviços "avançados" disponíveis no site, tais como o serviço de alteração/atualização dos seus dados cadastrais(endereço, telefone, email, etc.).  Com o seu CPF, a sua Senha Internet e o seu número de inscrição você poderá alterar informações que estejam incorretas em seu CCI.  Guarde bem a sua Senha Internet, já que ela é pessoal.
 
Diversos

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P) A UFF oferece hospedagem ou possui república para os alunos ou candidatos?
R) A UFF não oferece hospedagem. No entanto, o DAC - Departamento de Assuntos Comunitários tem um cadastro de moradia - pensões e pessoas que oferecem quartos para estudantes. Os locais são visitados pelas assistentes sociais da UFF.  O DAC está localizado no seguinte endereço:
DAC - Departamento de Assuntos Comunitários
Rua Miguel de Frias, 9 - Anexo - Icaraí
CEP: 24220-000 - Niterói/RJ
Telefone: (21) 2629-5312
dac@uff.br
 

COSEAC - Coordenadoria de Seleção.
Universidade Federal Fluminense
Av. Visconde de Rio Branco, s/n -
Campus do Gragoatá - Bloco C - Térreo - São Domingos
Niterói - RJ - CEP: 24210-350
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