Comunicação Social

Vestibular UFF 2009

OBJETIVOS DO CURSO
Formar profissionais com base humanística e técnica para atuar no campo da comunicação social de modo responsável, crítico e criativo.

Jornalismo
Oferecer ao estudante as informações técnicas e teóricas necessárias para o exercício da profissão, em meios impressos ou audiovisuais, além de inseri-lo na discussão sobre os rumos da comunicação diante das novas tecnologias. Garantir-lhe a base para um olhar crítico sobre a realidade, bem como proporcionar-lhe a oportunidade de exercer a prática jornalística em seus variados aspectos (reportagem, redação, edição, editoração eletrônica), refletindo sobre a técnica no momento mesmo da produção, permitindo-lhe formular projetos alternativos de comunicação.

Publicidade e Propaganda
Capacitar o aluno no campo da comunicação em propaganda, tanto na área comercial quanto na social: marketing, pesquisa, produção, criação, merchandising e outros conhecimentos ligados aos modernos fenômenos de mercado. Embora valorize as atividades práticas, o curso, mais do que um simples adestramento, pretende desenvolver o conhecimento fundamental sobre esta área da comunicação.

O currículo do Curso é composto de 8 períodos, constituído de disciplinas de formação humanística e de disciplinas técnico-profissionais, com estímulo e apoio às atividades de pesquisa e de produção prática. O Curso oferece ao aluno experiência na área de informática e de multimeios, hoje, indispensável em Comunicação Social.
Dispõe, atualmente, de laboratórios de vídeo, informática, fotografia e cinema, criação visual e publicidade e de estudos para as aulas práticas e projetos, e também faculta o acesso dos alunos a estágios em outras instituições de comunicação e cultura através de convênios.
Para concluir o Curso, é obrigatória a elaboração, pelo aluno, de uma monografia (Projeto Experimental) acerca de um tema de sua escolha, sob orientação de um professor, a ser apresentada perante uma banca. Na habilitação em Cinema é obrigatória, também, a participação do aluno em, pelo menos, um projeto de realização de filme.

TITULAÇÃO
Bacharel em Comunicação Social

LABORATÓRIOS
Laboratórios de vídeo, informática, fotografia e cinema, criação visual e publicidade.

DURAÇÃO
Mínima de 6 e máxima de 12 semestres

MERCADO DE TRABALHO
O Jornalista
Empresas jornalísticas tradicionais - jornal e revista impressos, rádio e televisão, assessorias de imprensa de empresas, sindicatos, partidos políticos, governos e organizações não governamentais, pequenas empresas organizadas pelo próprio profissional e no chamado mercado alternativo, em particular o das rádios ou TV comunitárias.

O Publicitário
Agências, institutos de pesquisa, organizações e empresas privadas ou públicas, ou assessorias de comunicação, podendo atuar como editor de publicações e planejar eventos culturais, dentre outras aplicações profissionais.

Observação: Para propiciar uma formação mais ampla e diversificada, é permitido ao aluno cursar disciplinas de outras habilitações, complementando e enriquecendo seu currículo.

ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO
Instituto de Arte e Comunicação Social
Rua Prof. Lara Vilela, 126 – São Domingos – Niterói – RJ – CEP 24.210-590
Tel.: (21) 2629-9764 / 2629-9765 ggc@vm.uff.br
www.uff.br/coordenacom


COSEAC - Coordenadoria de Seleção.
Universidade Federal Fluminense
Av. Visconde de Rio Branco, s/n -
Campus do Gragoatá - Bloco C - Térreo - São Domingos
Niterói - RJ - CEP: 24210-350
Tels.:(21)2629-2805/2629-2806 - Tel/Fax: (21) 2629-2804 / 2629-2820