OBJETIVOS DO CURSO
Formar profissionais com base humanística e técnica para
atuar no campo da comunicação social de modo responsável, crítico e
criativo.
Jornalismo
Oferecer ao estudante as informações técnicas e teóricas necessárias
para o exercício da profissão, em meios impressos ou audiovisuais, além de
inseri-lo na discussão sobre os rumos da comunicação diante das novas
tecnologias. Garantir-lhe a base para um olhar crítico sobre a realidade, bem
como proporcionar-lhe a oportunidade de exercer a prática jornalística em seus
variados aspectos (reportagem, redação, edição, editoração eletrônica),
refletindo sobre a técnica no momento mesmo da produção, permitindo-lhe
formular projetos alternativos de comunicação.
Publicidade e Propaganda
Capacitar o aluno no campo da comunicação em propaganda, tanto na área
comercial quanto na social: marketing, pesquisa, produção, criação, merchandising
e outros conhecimentos ligados aos modernos fenômenos de mercado. Embora
valorize as atividades práticas, o curso, mais do que um simples adestramento,
pretende desenvolver o conhecimento fundamental sobre esta área da
comunicação.
O currículo do Curso é composto de 8 períodos,
constituído de disciplinas de formação humanística e de disciplinas
técnico-profissionais, com estímulo e apoio às atividades de pesquisa e de
produção prática. O Curso oferece ao aluno experiência na área de
informática e de multimeios, hoje, indispensável em Comunicação Social.
Dispõe, atualmente, de laboratórios de vídeo, informática, fotografia e
cinema, criação visual e publicidade e de estudos para as aulas práticas e
projetos, e também faculta o acesso dos alunos a estágios em outras
instituições de comunicação e cultura através de convênios.
Para concluir o Curso, é obrigatória a elaboração, pelo aluno, de uma
monografia (Projeto Experimental) acerca de um tema de sua escolha, sob
orientação de um professor, a ser apresentada perante uma banca. Na
habilitação em Cinema é obrigatória, também, a participação do aluno em,
pelo menos, um projeto de realização de filme.
TITULAÇÃO
Bacharel em Comunicação Social
LABORATÓRIOS
Laboratórios de vídeo, informática, fotografia e cinema, criação visual e
publicidade.
DURAÇÃO
Mínima de 6 e máxima de 12 semestres
MERCADO DE TRABALHO
O Jornalista
Empresas jornalísticas tradicionais - jornal e revista impressos, rádio e
televisão, assessorias de imprensa de empresas, sindicatos, partidos
políticos, governos e organizações não governamentais, pequenas empresas
organizadas pelo próprio profissional e no chamado mercado alternativo, em
particular o das rádios ou TV comunitárias.
O Publicitário
Agências, institutos de pesquisa, organizações e empresas privadas ou
públicas, ou assessorias de comunicação, podendo atuar como editor de
publicações e planejar eventos culturais, dentre outras aplicações
profissionais.
Observação: Para propiciar uma formação mais ampla e
diversificada, é permitido ao aluno cursar disciplinas de outras
habilitações, complementando e enriquecendo seu currículo.
ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO
Instituto de Arte e Comunicação Social
Rua Prof. Lara Vilela, 126 – São Domingos – Niterói – RJ – CEP
24.210-590
Tel.: (21) 2629-9764 / 2629-9765 ggc@vm.uff.br
www.uff.br/coordenacom
|